quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

LIÇÃO 9 – APRENDA A PERDOAR


palavra-chave: Perdão

definição: palavra “perdão” significa, segundo o Dicionário Aurélio, remissão de pena; desculpa; indulto. Na ética: Renúncia de pessoa ou instituição à adesão às conseqüências punitivas que seriam justificáveis em face de uma ação que, em níveis diversos, transgride preceitos jurídicos, religiosos, morais ou afetivos vigentes.

Origem: Perdoar vem do latim tardio ‘perdonare’, que é usado ainda hoje em italiano.
Perdonare é composto por "per" + 'donare'. Significa dar por completo. "donare"=doar=dar
levando isto em consideração, literalmente significaria doar tudo em completo mesmo imerecidamente.

No grego, algumas traduções de perdão:

1)Aphiemi: meios "para enviar para trás", e foi traduzida como "perdoar" em Mateus 6:12: "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores." Isso foi em referência às relações entre as pessoas.

2)Aphesis significa "liberdade" (ou "perdão"). Os tradutores usados quatro palavras para transmitir o seu significado: "perdão", "liberdade", "Libertação" e "remissão". Independentemente dos últimos palavras que usamos, a intenção é descrever o dom de Jesus, desde, pelo seu sangue derramado. Por exemplo, ele concedeu "perdão" para todos - não precisamos perguntar para ele. Como ele disse, "Está consumado." (João 19:30) A definição da palavra grega para "terminar" é "ao fim, isto é, completo, executar, concluir, a quitação (a dívida)." Jesus, desde a "liberdade" de carne e sua pena de morte, e agora o homem deve renunciar à sua própria vida - a carne de vida - para a regeneração pelo Espírito Santo. O perdão fornecida através do sangue de Jesus cancelou a sentença de morte sobre a carne de todos os que recebem a vida no unigênito Filho de Deus. Este versículo seguinte usa dois dos sinônimos de "perdão": "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar boas novas aos pobres, enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos ".) (Lucas 4:18)

3)
Charizomai significa "a concessão como um favor, ou seja, gratuito, a bondade, o perdão ou de emergência."
"E ser gentil com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como Deus vos perdoou em Cristo". (Efésios 4:32 )

- " "Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, e dos na terra, e daqueles que estão sob a terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. (Filipenses 2:9-11 NVI)

O perdão está inteiramente ligdo a outra palavra: desculpa, isto é: ato ou efeito de desculpar(-se); clemência para com falta cometida; razão ou motivo alegado por alguém para desculpar a si mesmo ou a outrem; justificativa». Além disso, ainda significa «motivo invocado como subterfúgio; pretexto» ou «arrependimento de quem julga ter ofendido, contrariado ou aborrecido outrem. Ou seja, para o perdão, na maioria das vezes( mas nem sempre), torna-se necessário um pedido de desculpas pelo ofensor ao ofendido! Em poucos casos se perdoa sem tal pedido.

Ilustração: “Como derrotar um inimigo”

Mateus 5: 43-48 – Perdoar a quem nos perdoa é fácil, mas para ser um cristão devemos perdoar aos nossos inimigos.
Mat. 18:21 - 22 Quantas vezes?

Significado atual de perdão: perdão é esquecer algo de mal que alguém te fez.

- itens que poderão ajudá-lo a conceituar o perdão.

1- Perdão não é esquecimento

- Se algum dia você foi traído em um relacionamento, ou se envolveu em uma briga familliar, ou até mesmo um amigo o deixou na mão, é impossível que tais fatos marcantes estejam esquecidos na memória do leitor, não é verdade?

- Perdoar não é como se escrever em um quadro-negro e depois passar um apagador, e logo tudo está do mesmo modo que antes;

- ou depois de redigir um longo texto no computador, simplesmente “deletar”.

2-Perdão não é viver com mágoas

- Não sendo esquecimento, o perdão também não se codifica no que diz respeito a mágoas. Do mesmo modo não adianta fingir que está “tudo bem”. Você pode tentar, mas uma hora a “bomba explode”.

- Imaginemos uma calça. Você sem querer rasga um pedacinho, então com um pedaço de pano simplesmente remenda-a. Não muito tempo depois outro rasgo; outro remendo. Irá chegar um momento que não será mais possível remendar, você “explode”e joga a calça no lixo.

- Assim é tentar reter mágoas e fingir que está tudo bem. Somente em um Ser você poderá superar esse vil sentimento, é buscar naquELE que “perdoa-me segundo o Seu grande amor”.Ne.13:22

ORA,O QUE É PERDÃO?

Perdão é a capacidade de você lembrar de uma ofensa, e mesmo assim não ter afetado o seu
relacionamento mútuo.
Para que isso aconteça, você deve observar as seguintes sugestões.

1-Nunca use do assunto passado como arma de discussão

- Acontece isso quando você guarda uma mágoa e finge tudo bem e quando você se vê apertado e sem nenhum argumento em uma discussão, “perde a cabeça”, e usa do assunto ( que você tinha esquecido) como arma.

- discuta somente sobre o acontecimento atual.

- não deixe de esclarecer todos os detalhes.

- Para controlar seus impulsos emocionais, busque sempre a comunhão no doce e santo Espírito de Deus

2-Não desconfiar que irá acontecer novamente

- não é fácil, mas é o ideal a buscar.

- Depois de perdoar, você não deve ficar desconfiado que ele(a) permanecerá no erro, e a qualquer momento o fará novamente. Essa desconfiança será um obstáculo no “processo do perdão”.

- Dê à pessoa nova chance, dê voto de confiança.

- Jesus deu o exemplo com Pedro.

- Ele pode te ajudar.

3-Não esperar que tudo se resolva de uma vez

- Perdão é um ato instantâneo e ao mesmo tempo um processo.

- instantâneo no sentido de consideração, mas exige tempo para a restauração.

- Entenda melhor: Um ônibus desgovernado atinge um muro de concreto. É possível levantá-lo de uma só vez? Será necessário repor tijolo, quebrar algumas pontas e pedaços que sobraram, e construir gradualmente tudo de novo. Do mesmo modo, se preciso for, teremos que quebrar “alguns pedaços” do relacionamento para reconstrui-lo novamente.

- Deus perdoou Adão e Eva no momento, mas a culminação só se dará no juízo final. Deus teve que quebrar até uns “tijolos” (não falaria mais face a face e até os expulsou do Jardim), mas para dar o perdão final.

Em síntese, perdoar é:

- Mediante ao arrependimento, você abrir um campo de relacionamento expontâneo, de liberdade e confiança no presente. Incluindo a possibilidade de um novo erro.

- É como uma passada morte de um ente querido, que após algum tempo você conversa sobre o assunto com naturalidade, que outrora foi tão delicado e comovente.


Aurélio conceitua perdão assim: “remissão de pena “.

Logo “ao Senhor, nosso Deus, pertence o perdão...”Dn 9:9
Somente ligado na “Fonte do Perdão” seremos capazes de perdoar. Converse com Jesus sobre esse assunto, Ele é Doutor na matéria perdão.

Fonte: escoladominical.net

0 comentários:

Postar um comentário