João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte Daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono. E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados… Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”… Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer”.
Ap 1.3-5,8,19.
O mistério das Sete Igrejas foi dado por revelação divina ao apóstolo João, exilado pelos romanos, na Ilha de Patmos, localizada no Mar Egeu. O livro do Apocalipse foi escrito por volta do ano 96dC, época de intensa perseguição aos cristãos da Igreja Primitiva, orquestrada pelo imperador Domiciano.
AS SETE CIDADES-IGREJAS
ÉFESO
Abrangência/época: Primeiro século (Ap 2.1-7).
Significado: Desejável.
Fato crítico: Distanciou-se do primeiro amor – v4.
Elogio: Perseverança (trabalho incansável) e rejeição do mal – v2-3.
Exortação: Buscar a renovação espiritual – v5.
Galardão ao que vencer: Fruto da Árvore da Vida – v7.
Significado histórico: Época da Igreja Primitiva – até o fim da era apostólica.
Identificação
Éfeso é a igreja do primeiro século
(início do esfriamento). Essa igreja ainda se reunia nas casas dos
irmãos, como de Áquila e Priscila. Naquela época, a igreja não contava
com templos. Apóstolo Paulo faz menção de nomes e saudações pessoais,
demonstrando que havia muita aproximação, comunhão, amor e alegria entre
os crentes. O cristão viajante tinha hospedagem familiar no mundo de
então, “entre os da casa”, conforme indica a linguagem cristã: “Para que
os recebais no Senhor…”, Rm 16.2.
ESMIRNA
Abrangência/época: De100 a 312 (Ap 2.8-11).
Significado: Anestésico (Sofrimento).
Fato crítico: Não há.
Elogio: Suporta a perseguição.
Exortação: Sê fiel até a morte.
Galardão ao que vencer: Não morrerá.
Significado histórico: Auge da perseguição romana.
Identificação
Esmirna localizava-se a cerca de 40
quilômetrosao norte de Éfeso. Possuía um famoso porto voltado para o
comércio do Mar Egeu. Nela, segundo comentários da Bíblia de Estudo – Aplicação pessoal
(CPAD), havia uma luta interna entre judeus, que se opunham aos
cristãos, e cidadãos que eram simpáticos ao domínio romano e à adoração
ao imperador. Dado essa identidade peculiar, as perseguições eram
frequentes.
Por outro lado judeus, ao se ajuntaram à
adoração em suas sinagogas, serviam aos propósitos de Satanás e não aos
de Deus, e acabavam por formar a “sinagoga de Satanás”, conforme a mesma
fonte acima, que afirma ainda ter sido uma cidade famosa por suas
competições esportivas, mas a coroa final que o Senhor oferece – a coroa
da vida (v10) – está acima do laurel que os competidores ganhavam – a
coroa corruptível.
PÉRGAMO
Abrangência/época: De312 a 600 (Ap 2.12-17).
Significado: Casamento.
Fato crítico: Segue as doutrinas de Balaão e dos Nicolaítas – v14-15.
Elogio: Honra o nome de Cristo – v13.
Exortação: Buscar o arrependimento – v16.
Galardão ao que vencer: Maná escondido e uma pedra branca com um novo nome – v17.
Significado histórico: Casamento com o Estado.
Identificação
Pérgamo era uma cidade localizada em cima
de uma colina com cerca de 300m acima do nível do mar. Uma fortaleza
natural. A moderna cidade contava ainda com uma boa cultura
predominantemente grega e, portanto, avançada, e uma biblioteca com
cerca de 200 mil volumes, segundo comentários da Bíblia de Estudo – Aplicação pessoal (CPAD).
O deus principal de Pérgamo possuía a forma de serpente. Era o deus da
saúde, talvez o Esculápio – o deus da Medicina, representado também por
serpentes. Mas, além desse deus Pérgamo possuía três outras seitas que
veneravam Dionísio, Zeus e Atenas. Em 29aC um templo ao imperador chegou
a ser erguido na cidade, corroborando para a fama de cidade onde estava
o “trono de Satanás” (v13).
TIATIRA
Abrangência/época: De600 a 1517 (Ap 2.18-29).
Significado: Relaxada (Mulher opressora).
Fato crítico: Líder feminina que ensina a tolerância ao pecado – v20.
Elogio: Crescimento nas obras – v19.
Exortação: Reter o que tem – v25.
Galardão ao que vencer: 1) Poder sobre as nações; 2) a Estrela da Manhã – a Luz Eterna (Cristo) – v26-28.
Significado histórico: Decadência da Igreja.
Identificação
Na época de Tiatira a Igreja viveu a
escuridão do conhecimento. Isso ocorreu durante o período da Idade
Média. Triunfou em Tiatira a doutrina baloanista, nicolaitista e
jezabelista, a ponto de constituírem a “profundeza de Satanás” (v24).
Jezabel é a mulher que fundamentou certa
doutrina herege. É o nome que se dá a quem está no meio, no sistema, mas
não faz parte originalmente dele. E por meio de sua doutrina são
introduzidos todos os deuses regionais, como a própria esposa de Acabe
fez em Israel.
SARDES
Abrangência/época: De1517 a 1750 (Ap 3.1-6).
Significado: Pedra que brilha.
Fato crítico: Tem fama de igreja avivada, mas está morta – v1.
Elogio: Pessoas que não se contaminaram – v4.
Exortação: Vigiai – v5.
Galardão ao que vencer: Andarão de branco com o Senhor – v5.
Significado histórico: Igreja Remanescente.
Identificação
Essa igreja se encaixa dentro da época da
Reforma Protestante, que tem como data histórica 31 de outubro de 1517.
Sardes ou Sardo é uma pedra que brilha em contato com o corpo. É uma
figura que deixa claro a necessidade de o crente estar unido ao Corpo de
Cristo, por meio da comunhão.
Embora indique uma igreja surrada por
tudo quanto veio antes dela, culminando com a prática idolátrica, que
grassava em seu meio e já bastante distante dos preceitos
bíblicos-cristãos, nela são contadas algumas pessoas que não
contaminaram suas vestes.
Estes remanescentes que dariam vazão à
Reforma Protestante, pois recebem a promessa gloriosa do Senhor: “…e
comigo andarão de branco”, v4. Este é o contraste das vestes brancas
(3.18) oferecidas pelo Senhor com o psicodelismo comercial (Ap 17.4),
que fazia da indústria de lã e de tintura, o orgulho de Sardes.
FILADELFIA
Abrangência/época: A partir de 1750 (Ap 3.7-13).
Significado: Igreja do amor fraternal.
Fato crítico: Não tem.
Elogio: Guardaste a minha Palavra e não negaste o meu nome – v10.
Exortação: Venho em breve, guarda o que tens para ninguém tome – v11.
Galardão ao que vencer: Coluna do Templo divino terá o nome de Deus e de sua cidade, e o novo nome de Cristo – v12.
Significado histórico: Igreja do Arrebatamento.
Identificação
O nome dessa igreja vem de phileo
(grego) que significa amor fraterno. É o amor de fraternidade entre as
pessoas, amor recíproco. Esse amor contrasta com as orgias sexuais,
centradas no amor sensual (grego heros). Filadélfia, além de
não ter reprovação, tem elogios. Nela o Todo-Poderoso tem a chave da
porta que abre e ninguém fecha; que fecha e ninguém abre e a proposta da
bênção de pôr diante do crente uma porta aberta.
LAODICEIA
Abrangência/época: Pós-arrebatamento (Ap 3.14-22).
Significado: Justiça do Povo.
Fato crítico: Igreja morna (da atualidade).
Elogio: Não tem.
Exortação: Adquirir os valores espirituais.
Galardão ao que vencer: Assentará com o Senhor em seu trono.
Significa histórico: Igreja que congrega tudo e todos (democrática).
Identificação
O nome Laodicéia deriva-se do grego laos, que significa povo, mais dikaios
que quer dizer justiça. Portanto é a igreja da justiça do povo. É a
igreja da democracia, justamente o direito do povo de participar de
decisões, fazendo frente à Teocracia (domínio divino). Paulo fala dessa
igreja em Colossences 4.13,16. Ele cita também os irmãos de Hierápolis
(v13), uma das cidades que forneciam água a Laodicéia. Esta cidade
orgulhava-se de seu progresso industrial e riqueza que lhe dava a pompa
de independência econômica.
Alguns historiadores dizem que Laodicéia
possuía um forte sistema financeiro, destacados laboratórios de
remédios, com produção especial de um famoso colírio, completando-se com
uma escola de medicina, e ainda indústrias têxteis. Era próspera e se
orgulhava de não necessitar de ajuda externa. A cidade era progressiva e
rica.
(Resumo extraído do livro FRONTEIRA FINAL, CPAD, Antônio Mesquita)
Fonte: Fronteira Final
2 comentários:
amém do senhor pra todos,
estou acistindo
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