quinta-feira, 26 de abril de 2012

LIÇÃO 5 - PREPARE-SE É HORA DE ESCOLHER!

ENFOQUE BIBLICO
“Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.”
 (Sl 32.8)
 
OBJETIVOS.
Conscientizaros alunos de que a oração é o caminho para se fazer boas escolhas.
Explicarque Deus tem um plano admirável para nós.
Enfatizarque precisamos ter um projeto de vida e que Cristo deve estar no centro deste.
 
 
INTRODUÇÃO
O salmo citado no enfoque discerne todo esse assunto, os três verbos estão no imperativo – “Instruir-te-ei e ensinar-te-ei... guiar-te-ei”. Ficam apenas três coisas para nós fazermos: Orar, pedindo a direção de Deus, para descobrirmos qual é o seu plano para nós e deixarmos que ele mesmo tome conta de tudo, esteja no centro de todo o projeto dado por ele a nós. Segundo procurar ajustar-nos em seu plano e em terceiro aceitar a sua direção.

É ORANDO QUE FAZEMOS BOAS ESCOLHAS
Tudo o que vamos fazer deve ser com oração, na Bíblia os homens bem sucedidos não abandonaram a oração, pelo contrario, oraram sempre para alcançar seus objetivos. Eliezer orou por um bom encontro na busca da esposa de Isaque e trouxe a moça certa (Gn 24.12-66), Jacó orou ao acordar para que Deus fosse com ele, Deus honrou o seu pedido e o abençoou em sua trajetória na casa de Labão (Gn28.16-20).
Sem a oração e obediência a Deus nossas escolhas podem ter final desastroso. Quando Abraão pediu a Ló que escolhesse ele nem sequer orou, terminou numa caverna toda a beleza escolhida por ele. Então antes de fazer suas escolhas, não esqueça a oração. A oração ajudara o jovem a ter um futuro promissor, visto que muitas profissões hoje ser o carro chefe de muitos jovens, o cristão deve esperar em Deus. Algumas dessas profissões promissoras hoje, daqui a alguns anos não mais existira.
O jovem deve fazer uma escolha consciente como já falamos em outra lição, não fazer a escolha baseado na maioria, pode assim correr o risco de cursar durante anos algo que não ira trazer benefícios. Escolher a coisa certa, mas como? Orando e esperando em Deus, pode ser que o caminho a ser percorrido não seja agradável, mas se Deus estiver no controle o futuro será maravilhoso.
Jacó quando foi Padâ Arã, durante anos ele trabalhou sem salários. Primeiro são catorze anos pelas mulheres, teve o salário dez vezes mudado, não para melhor, sempre havia redução salarial. É a única historia que conheço de alguém que ficou riquíssimo tendo o salário reduzido ao invés de aumentar. Mas a resposta, temos na própria Bíblia, Jacó orou antes de tomar a decisão.
 
 
O PLANO DE DEUS PARA NÓS
Quem pode conhecê-los? Deus é soberano em tomar decisões, não é louvável tentar alterar seus planos. Os personagens bíblicos que vamos tomar, por exemplo, é prova que não é fácil compreender no presente a vontade divina a não ser pela oração. Você já imaginou a trajetória de Jose? Moço cheio de sonhos, que no primeiro momento pensava que todos aqueles sonhos eram para a terra em que estava derrepente uma mudança brusca. Aquele moço cheio de sonhos esta em uma cova vazia e sem água (Gn 37.23,24). Vendido a um povo estranho e levado a uma feira de escravos (Gn 37.28,38). E os sonhos?
É interessante que o Potifar ao comprar aquele escravo sem saber quem era, comprou um moço que não reunia em si qualidades de escravos trabalhadores. Jose, criado nos melindres de seu pai, um moço delicado que esperava ser uma pessoa importante devido aos sonhos, derrepente se vê fazendo serviços domésticos na casa de Potifar (Gn 39.1,2). E quando começou a prosperar  é alvo de ciúmes e acusado de um crime que jamais cometeu e se acha preso numa masmorra. A pergunta nessa hora é sempre a mesma porque tanto esforço para chegar aqui?
 Humanamente falando os esforços de Jose não valeram nada, mas não era isso que estava acontecendo, Deus estava no controle de tudo. O plano de Deus na vida de Jose ia muito alem dos acontecimentos presentes, Jose não estava entendendo nada. Chegou o dia de ser exaltado, ao falar com seus irmãos ele usou a seguinte expressão: “Deus me enviou adiante de vós”
Podemos lembrar também de Daniel e seus companheiros, jovens que foram levados para o Império da Babilônia e lá alcançaram êxito. Deus sempre quis ter alguém no meio do furacão vamos assim dizer, e esse alguém precisa ser de oração e obediente. Um crente no poderoso governo de Nabucodonozor? Jamais poderia estar lá caso Deus não o colocasse, como era o plano de Deus colocar alguém lá, esse precisaria ser de oração e obediente.
Adolescentes e jovens de modo geral saibam que Deus tem um plano para cada um de nós. Pode ser que os caminhos traçados por ele não seja como queríamos, alguns são surpreendidos como Ester, uma moça simples escolhida para ser a rainha do império. Todas as moças gostariam de alcançar aquele posto, parece que não houve nenhum tipo de sofrimento ou constrangimento, mas era para um determinado tempo que ela estava lá (Et 4.14 -17). Essa moça tinha tudo para viver uma vida desmotivada era órfã e sabe se la o que aconteceu aos seus pais, certamente ela vestia-se bem era preparada para tal, mesmo não sabendo o futuro. Mas, quem ora e espera em Deus alcança as bênçãos divinas.
 
 
CRISTO NO CENTRO DE NOSSOS PROJETOS
A coisa mais importante não é ter uma profissão, ser um técnico ou ter cursado direito, medicina ou outra de grande importância nas melhores instituições de ensino do mundo. Se Cristo não estiver no controle será como um barco sem os remos, fica sem direção e a qualquer momento pode alcançar uma catarata e terminar todo um sonho. Jesus disse: “sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5), sem ele nossas ações não tem sentido.
Quando Cristo esta no centro de tudo o que vamos fazer, as coisas saem diferentes, pode ser que não entendamos muito bem ou não compreendemos nada no momento, mas depois vemos que as poderosas mãos de Deus nos ajudaram. O diploma tem muito valor e é necessário hoje, mas confiar nele sem que Deus tenha a primazia é como entrar num barco furado. Na verdade Deus pode e tem feito milagres como colocar pessoas leigas em posição de destaque, não vai ficar esperando que aconteça com todos, temos sim que ir aos cursos e nos preparar, sempre colocando Deus em tudo.
Daniel conseguiu aposentar-se trabalhando em um lugar hostil. A perseguição foi ferrenha não deram espaço para ele, no entanto Daniel não deixou um momento de Deus. Ele nunca se apresentou ao rei para um serviço falando de si, como a gente ouve até no meio dos crentes “eu sou o melhor na função tal”, Daniel sempre dizia: “O Deus dos céus ou o Deus a quem eu sirvo ele o fará saber”. Daniel não dizia nunca “eu fiz, eu faço”. Ore a Deus pode ser que ele demore muito mais que você possa imaginar, mas quando ele agir será a hora certa e na sua vontade tudo dará certo. Tenho um amigo pastor Jeremias, já ouvi por varias vezes ele dizer que quando veio do nordeste imaginava trabalhar em uma grande multinacional em São Paulo. No entanto ao chegar se empregou em uma pequena empresa e se aposentou feliz como se estivesse em uma grande empresa.
Bem é hora de escolher! Primeiro fale com Deus, peça a ele para tomar o primeiro lugar em sua vida, os jornais estão mostrando pessoas sofrendo em pises da Europa, na Ásia e nos EUA, alguns são crentes. A pergunta é: eles oraram? A gente na sabe, não da para julgar, mas em tempos de crise (2Cr 7.13,14).
 
 
CONCLUSÃO
Bem há ai uma grande lista de profissões, algumas delas vão desaparecer, outras irão se aprimorar, muitas outras vão surgir ainda. Conheço algumas pessoas que tem três quatro cursos em funções diferentes e trabalham em outro serviço que nada tem a ver com seus cursos. Fica aquela impressão de se tratar de uma pessoa não resolvida, que não orou não se encaixou no plano de Deus e ele próprio é o centro de seus projetos.
É hora de escolher! Esta é a hora de muita tensão, interrogações vão surgir, opiniões dos pais, amigos. Mas tenha o seu coração voltado para Deus em oração e sua decisão será respeitada por todos. Eles verão Deus em sua vida. Amem
 
 
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Pr Jair Rodrigues

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário