quarta-feira, 18 de abril de 2012

LIÇÃO 4 – UM TEMPLO PARA ADORAR A DEUS

Texto bíblico   2 Samuel  7.2-13
                         2 Crônicas 3.1-7, 7.1-10
 
Objetivo
Após a aula seu aluno deverá compreender que o principal objetivos de virmos a casa de Deus é adorá-lo.
 
A palavra é:      Adorar

A lição de hoje tem como base a palavra adorar, mas afinal o que é realmente adorar?
O dicionário Aurélio define adoração como culto a uma divindade; culto, reverência e veneração. O mesmo dicionário define o verbo adorar como render culto a (divindade); reverenciar, venerar .
As palavras que definem adoração, no Velho Testamento, significam ajoelhar-se, prostrar-se como em Exodo 20.5
As palavras que definem adoração, no Novo Testamento, significam beijar a mão de alguém, para mostrar reverência; ajoelhar ou prostrar-se para mostrar culto ou submissão, respeito ou súplica , como em  Mt 4.10 e Jo 4.24
Adoração então é uma atitude de extremo respeito, que se expressa com ações singulares de reverência e culto.

Aprendendo a Bíblia
  • Erroneamente muitos cristãos imaginam que adorar a Deus é algo essencialmente ligado ao louvor, eles pensam que cantar em grupos, ou louvar juntamente com a igreja seja adorar a Deus.
  • Embora a definição do dicionário nos leve a pensar assim, adorar a Deus vai muito alem de apenas cânticos e louvores.
  • Instrua seus pequenos alunos que tudo que fazemos na casa de Deus , desde o momento que entremos, são atos que adoram a Deus ou não, nisto destaque a importância de prestar atenção ao culto, não ficar brincando com o coleguinha, não ficar tirando atenção de outras pessoas.
No passado (Antigo Testamento) havia formas pré determinadas de adoração a Deusa qual era realizada no templo, já no Novo Testamento,  Jesus declarou de uma forma mais abrangente a verdadeira adoração a Deus:
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade."  (Jo 4:23,24)
Assim se verifica que é muito mais profundo o termo adorar, do que simplesmente cantar, ou falar frases de efeito na igreja.
 
Historia Bíblica
O Rei Davi, da tribo de Judá, desejava construir uma casa para Deus, onde a Arca da Aliança ficasse definitivamente guardada, ao invés de permanecer na tenda provisória ou tabernáculo, existente desde os dias de Moisés.
Segundo a Bíblia, este desejo foi-lhe negado por Deus em virtude de ter derramado muito sangue em guerras. No entanto, isso seria permitido ao seu filho Salomão, cujo nome significa "paz". Isto enfatizava a vontade divina de que a Casa de Deus fosse edificada em paz, por um homem pacífico. (2 Samuel 7:1-16; 1 Reis 5:3-5; 8:17; 1 Crónicas 17:1-14; 22:6-10).
Davi comprou a eira de Ornã ou Araúna, um jebuseu, que se localizava monte Moriah ou Moriá, para que ali viesse a ser construído o templo. (2 Samuel 24:24, 25; 1 Crónicas 21:24, 25) Ele juntou 100.000 talentos de ouro, 1.000.000 de talentos de prata, e cobre e ferro em grande quantidade, além de contribuir com 3.000 talentos de ouro e 7.000 talentos de prata, da sua fortuna pessoal. Recebeu também como contribuições dos príncipes, ouro no valor de 5.000 talentos, 10.000 daricos e prata no valor de 10.000 talentos, bem como muito ferro e cobre. (1 Crónicas 22:14; 29:3-7) Salomão não chegou a gastar a totalidade desta quantia na construção do templo, depositando o excedente no tesouro do templo (1 Reis 7:51; 2 Crónicas 5:1).
Jd_2trim2011_L4_ fig 1.jpg
Atividade:
Pode-se fazer um quebra-cabeça com esta maquete do Templo de Salomão; Imprima o desenho, cole-o em um papel duro, corte em pedaços; em aula peça para que os alunos montem o templo.
 
O Rei Salomão começou a construir o templo no quarto ano de seu reinado seguindo o plano arquitectónico transmitido por Davi, seu pai (1 Reis 6:1; 1 Crónicas 28:11-19). O trabalho prosseguiu por sete anos. (1 Reis 6:37, 38) Em troca de trigo, cevada, azeite e vinho, Hiram ou Hirão, o rei de Tiro, forneceu madeira do Líbano e operários especializados em madeira e em pedra. Ao organizar o trabalho, Salomão convocou 30.000 homens de Israel, enviando-os ao Líbano em equipas de 10.000 a cada mês. Convocou 70.000 dentre os habitantes do país que não eram israelitas, para trabalharem como carregadores, e 80.000 como cortadores (1 Reis 5:15; 9:20, 21; 2 Crónicas 2:2). Como responsáveis pelo serviço, Salomão nomeou 550 homens e, ao que parece, 3.300 como ajudantes. (1 Reis 5:16; 9:22, 23)
O templo tinha uma planta muito similar à tenda ou tabernáculo que anteriormente servia de centro da adoração ao Deus de Israel. A diferença residia nas dimensões internas do Santo e do Santo dos Santos ou Santíssimo, sendo maiores do que as do tabernáculo. O Santo tinha 60 côvados (27 m) de comprimento, 20 côvados (8,9 m) de largura e, evidentemente, 30 côvados (13,4 m) de altura. (1 Reis 6:2) O Santo dos Santos, ou Santíssimo, era um cubo de 20 côvados de lado. (1 Reis 6:20; 2 Crónicas 3:8)
Os materiais aplicados foram essencialmente a pedra e a madeira. Os pisos foram revestidos a madeira de junípero (ou de cipreste segundo algumas traduções da Bíblia) e as paredes interiores eram de cedro entalhado com gravuras de querubins, palmeiras e flores. As paredes e o teto eram inteiramente revestidos de ouro. (1 Reis 6:15, 18, 21, 22, 29)
 
 
Conclusão
Conforme o texto bíblico em estudo, após Salomão construir o templo,  O Senhor aceitou a adoração realizada naquele lugar.
Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa.
E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a sua casa.
E todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, prostraram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, adoraram ao Senhor e lhe deram graças, dizendo: Porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre. (2 Cr 7.1-3)
 
Fontes consultadas:
http://www.palavraprudente.com.br/estudos
http://pt.wikipedia.org/wiki
 
Colaboração para Portal Escola Dominical - Jair César S. Oliveira

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário