sexta-feira, 12 de abril de 2013

LIÇÃO 02 – O CASAMENTO BÍBLICO



INTRODUÇÃO
Nesta lição veremos qual a definição da palavra casamento. Veremos também que ele é uma instituição divina e como tal é um dom de Deus e um estado honroso para o homem. Destacaremos ainda quais os propósitos de Deus quanto ao matrimônio e, por fim, elencaremos qual o plano original do casamento segundo a Bíblia Sagrada.

I – DEFINIÇÃO DE CASAMENTO

1.1 Dicionário Aurélio. “Ato solene de união entre duas pessoas de sexos diferentes, capazes e habilitadas, com legitimação religiosa e/ou civil”. O artigo 226, parágrafo 3º da Constituição Federal diz que para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento. Como podemos ver, tanto o dicionário como a Constituição Federal, conceitua o casamento como “união entre duas pessoas de sexos diferentes”, o que deixa claro que a união homossexual não pode ser caracterizada como casamento.
 
1.2 Dicionário Teológico. Instituição que tem por objetivo legalizar a união entre um homem e uma mulher (CLAUDIONOR, 2006, p. 91). Ainda pode-se dizer que o casamento é uma instituição social de origem divina, fundada no princípio da raça humana, para dar origem e sustentação à família (Gn 2.22-24; Mt 19.4-6). Quanto ao ato, o casamento é um concerto, ou aliança, feito entre pessoas de sexos opostos – diante de Deus, da família, da igreja – de serem marido e mulher enquanto viverem (Ml 2.14).

II – CASAMENTO, UMA INSTITUIÇÃO DIVINA
            O casamento não foi estabelecido por uma lei humana, nem inventado por alguma civilização. Ele antecede toda a cultura, tradição, povo ou nação. A história do primeiro casal, Adão e Eva, é apresentada no Antigo Testamento como a gênese do casamento (Gn 2.18-25). O texto bíblico deixa claro que Deus “formou uma mulher, e trouxe-a a Adão”               (Gn 2.22-b). Logo, o casamento é uma instituição divina (Mt 19.5,6). O Aurélio define a palavra “instituição” como: “ato de instituir; criação, estabelecimento”. Por isso, biblicamente podemos afirmar que estar casado é:

2.1 Um dom de Deus. mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra(I Co 7.7). Neste texto, o apóstolo Paulo não coloca o celibato como regra, mas como exceção, pois, esta abstinência deve ser voluntária (I Co 7.8,9). Logo, quem casa não é menos santo que o que não deseja casar (I Tm 4.2,3). Afinal de contas, tanto é dom de Deus desejar permanecer solteiro tanto quanto estar casado. A palavra “dom” no grego “charisma” significa: “presente” dando a entender que o homem é presenteado por Deus com o matrimônio (Pv 18.22; 19.14).

2.2 Um estado honroso. O escritor aos hebreus nos diz: “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula” (Hb 13.4-a). O Aurélio define a palavra veneração como: “reverência, respeito, admiração, consideração”. Está explícito que o casamento é uma condição de honra, pois nele o sexo é desfrutado de forma legal.

III - O PROPÓSITO DE DEUS PARA O CASAMENTO

3.1 Companhia. O relato bíblico nos mostra que o homem estava só, pois faltava-lhe uma companheira (Gn 2.20). Deus viu a necessidade de Adão e providenciou-lhe a mulher para suprir sua carênciaNão é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” (Gn 2.18). A mulher foi criada para ser a amável companheira do homem e sua ajudadora. Daí, ela ser participante da responsabilidade de Adão e com ele cooperar no plano de Deus para a vida dele e da família por meio do casamento.

3.2 Identificação. No casamento Deus criou uma pessoa para Adão com quem ele se identificasse. Por isso, fazendo-o dormir, tirou-lhe uma parte do corpo, para dela fazer uma mulher “E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão” (Gn 2.22). Deus estava criando não apenas um outro indivíduo, mas um indivíduo novo, totalmente diferente, com outro sexo. Adão identificou-se de tal maneira com a mulher que expressou a respeito dela da seguinte maneira: “Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada(Gn 2.23).

3.3 Relacionamento. Outro propósito pelo qual Deus instituiu o casamento foi para que o homem tivesse com quem se relacionar plenamente. O texto sagrado nos mostra que através do matrimônio Deus tinha em mente proporcionar ao homem e a mulher um relacionamento de forma: (1) Física:e apegar-se-á à sua mulher”; (2) Sexual:e serão ambos uma carne”; e (3) Emocional: o homem que “estava só” (Gn 2.1) agora tinha alguém para dirigir seu afeto (Gn 2.23).
IV  - O PLANO ORIGINAL DO CASAMENTO SEGUNDO A BÍBLIA
            A Bíblia declara ser um livro dotado de autoridade divina, resultante de um processo pelo qual homens movidos pelo Espírito Santo escreveram textos inspirados por Deus (II Tm 3.16,17; II Pe 1.19-21). Para nós, crentes em Jesus, o conceito de certo e do errado deve ter como base a Bíblia Sagrada, a nossa “regra de fé e prática”. A Bíblia nos mostra que, ao criar Adão e Eva, Deus estabeleceu seu plano para o casamento. Vejamos abaixo:

4.1 União heterossexual  (Heteros = diferente) + (sexual = sexo). O relacionamento conjugal só é possível entre um homem e uma mulher, ou seja, entre um macho e uma fêmea “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou(Gn 1.27). Qualquer união sexual fora desse padrão, como o homossexualismo, por exemplo, se constitui violência ao plano original divino (Lv 18.22; Dt 23.17). Visto que, o objetivo principal do casamento é a procriação e, biologicamente, a prática homossexual não pode cumprir esse propósito. Por isso, em                   (Rm 8.26-28), Paulo diz que tal comportamento é: (1) “contrário à natureza”; (2) “sentimento perverso” e (3) “coisas que não convêm”.

4.2 União Monossomática (mono = um) + (soma = corpo). Deus, de um ser humano, fez dois (Gn 2.21,22), e de dois “macho e fêmea” tinha em mente, com o casamento fazer um “e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” (Gn 2.24-c). Logo, Adão e Eva poderiam ser considerados não apenas um corpo, mas como duas almas e espíritos unidos pelos laços conjugais. Este é mais um mistério do casamento serão ambos uma carne (Gn 2.24). A expressão em destaque diz respeito a um nível de relacionamento  tão íntimo entre um casal, ao ponto de fazerem com que o marido e a esposa tornem-se uma só pessoa, de tal forma que  beneficiando ou afetando um logo se atingirá o outro. De modo que amar a esposa, na perspectiva paulina é amar o seu próprio corpo (Ef 5.28-b).

4.3 União indissolúvel. A Sagrada Escritura nos revela que no projeto de Deus, o casamento é indissolúvel “e apegar-se-á à sua mulher” (Gn 2.24-b). A expressão “apegar-se” no hebraico dãbaq significa: “apegar-se, grudar-se, esconder-se”. Usado no hebraico moderno no sentido de “colar, aderir”, dabaq traduz a forma substancial de “cola” e também as ideias mais abstratas de “lealdade e devoção”. O uso no texto de (Gn 2.24) reflete o significado de um objeto (pessoa) ser único a outro (VINE, 2002, p. 42). Três termos na Bíblia nos atestam a indissolubilidade do casamento. Vejamos:

·        Deus diz: “e apegar-se-á à sua mulher” (Gn 2.24-b);
·        Jesus diz: “Deus ajuntou” (Mt 19.6)
·        Paulo diz: “Porque a mulher... enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei” (Rm 7.2).

            Está claro em toda a Escritura que o casamento deve ser para toda a vida. No Antigo Testamento, por exemplo o profeta Malaquias repreende os judeus por tratarem de forma leviana o matrimônio. O Senhor deixa claro que DETESTA o divórcio (Ml 2.16), pois do marido e da mulher fez um só (Ml 2.15). No Novo Testamento, o  Senhor Jesus, falou explicitamente contra o divórcio (Mt 19.6). A perspectiva paulina segue o mesmo padrão (Rm 7.2,3; I Co 7.10,11,39). Portanto, a vontade de Deus para o casamento é que cada cônjuge seja único até que a morte os separe (Mc 10.7-9). A única exceção se dá em caso de traição (Mt 19.9).

4.4 União monogâmica (mono = um) + (gamós = casamento). Monogamia, é o sistema de constituição familiar pelo qual o homem tem uma só mulher e a mulher um só marido. A monogamia é o padrão divino para o casamento (Gn 2.18). O apóstolo Paulo foi enfático quanto ao casamento monógamo cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido  (I Co 7.2). Há muitos argumentos contra a poligamia, eis alguns deles: (1) A monogamia foi ensinada por precedência: Deus deu a Adão apenas uma mulher e a Eva apenas um homem (Gn 2.18); (2) A monogamia foi ensinada por mandamento (Dt 17.17); (3) A monogamia foi ensinada como um preceito moral contra o adultério “Não cobiçarás... a mulher do teu próximo (singular)”. Isso traz implícito que o próximo só poderia ter uma esposa legítima; e (4) A monogamia é ensinada através das severas consequências decorrentes da poligamia: Gênesis 26 nos mostra que: ela torna a vida amarga (v.35); Gênesis 29 afirma que ela causa rivalidade (v.30); e ódio (v.31). Gênesis 30 mostra que ela leva à inveja (v.1), à ira (v.2) e a desavença e brigas (v.8).

CONCLUSÃO
            Como pudemos ver, o casamento é uma instituição de origem divina, seu padrão encontra-se revelado nas Escrituras Sagradas e o mesmo possui propósitos específicos, como oferecer companhia ao homem, dando-lhe alguém com quem ele possa identificar-se e relacionar-se plenamente.

REFERÊNCIAS
·         Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. CPAD.
·         CHAMPLIN, R. N. Dicionário de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
·         LOPES, Hernandes Dias. Casamento, divórcio e novo casamento. HAGNOS
·         ANDRADE, Claudionor de. Dicionário Teológico. CPAD.
·         VINE, W.E, et al. Dicionário Vine. CPAD.

0 comentários:

Postar um comentário