quinta-feira, 18 de abril de 2013

LIÇÃO 3 – SABE TUDO!!!

Texto Bíblico:Juízes caps. 4 e 5


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que a verdadeira sabedoria vem de Deus, que se formos obedientes à Sua Palavra, seremos sábios.


Exercitando a memória
“A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras.” (Pv 3.16 – NTLH).

É comum que se confunda conhecimento com sabedoria, mas essas são coisas bem distintas. Se prestarmos atenção, podemos verificar que a diferença é clara e visível.
O conhecimento é o somatório das informações que adquirimos, é a base daquilo que chamamos de cultura. Podemos adquirir conhecimento sem sequer vivermos uma só experiência fora dos livros e das aulas teóricas. Podemos nos tornar cultos sem sairmos da reclusão de uma biblioteca.

Já a sabedoria, por outro lado, é o reflexo da vivência, na prática, quer pela experimentação, quer pela observação, da utilização dos conhecimentos previamente adquiridos. Ou seja, uma pessoa culta não é necessariamente sábia, mas uma pessoa sábia é relativamente culta em sua área de sabedoria. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida.
É preciso buscar a Deus, sim, Deus é a fonte de toda sabedoria. Então, sejamos sábios: sirvamos a Deus com todo nosso ser.



Crescendo no conhecimento
Vocês se lembram que na ultima lição falamos acerca do povo de Israel servir a Deus ou a muitos ídolos? Pois bem, após a morte de Otniel eles começaram tudo de novo, deixaram de servir a Deus e começaram a adorar a ídolos. E assim novamente foram atacados por outra nação, os cananeus. O povo de Israel estava com medo.

Havia em Israel uma mulher chamada Débora, mulher de Lapidote, era profetisa. Deus a chamou para ser juíza dos israelitas naquele tempo. Era uma serva de Deus, humilde e obediente, assim deus concedeu a ela sabedoria para julgar as questões e aconselhar o povo.

Havia uma palmeira entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim. Débora sentava-se debaixo dela, e os israelitas vinham até ali para que ela julgasse as questões que eles traziam.

Certo dia Deus falou a Débora que iria derrotar o exercito de Jabim que estava atacando seu povo. Ela mandou chamar Baraque, e lhe disse:
 — O SENHOR, o Deus de Israel, está lhe dando esta ordem: Escolha dez mil homens das tribos de Naftali e Zebulom e os leve ao monte Tabor. Deus vai trazer Sísera, o comandante do exército de Jabim, até o rio Quisom para lutar contra você. Ele virá com seus carros de ferro e soldados, mas Deus fará com que você o vença.

Então Baraque disse a Débora:
 — Só irei se você for comigo. Se você não for, eu também não irei.
Ela respondeu:
 —Está bem! Eu vou com você. Mas você não ficará com as honras da vitória, pois o SENHOR Deus entregará Sísera nas mãos de uma mulher.

E Débora foi com Baraque para Quedes. Baraque convocou as tribos de Zebulom e Naftali para a cidade de Quedes, e dez mil homens o seguiram.. E Débora foi com ele. e com a sabedoria que Deus lhe dava ela aconselha Baraque e o exercito israelita..

 Assim começaram a subir ao rio Quisom como Deus havia dito.  Avisaram Sísera que Baraque, havia subido ao monte Tabor. Então ele mandou vir os seus novecentos carros de ferro e todos os seus homens e os fez ir de Harosete-Hagojim até o rio Quisom.

 Então Débora disse a Baraque:
 — Vá agora porque é hoje que o SENHOR lhe dará a vitória sobre Sísera. O SENHOR está com você!
Então Baraque desceu do monte Tabor com os seus dez mil homens. Quando Baraque apareceu com o seu exército, o SENHOR fez com que houvesse uma grande confusão no meio dos soldados e dos carros de Sísera. Aí Sísera desceu do seu carro e fugiu a pé. Mas Baraque perseguiu os carros e o exército até Harosete-Hagojim. Todo o exército de Sísera foi destruído; ninguém escapou.

Porém Sísera fugiu para a barraca de Jael, mulher de Héber, o queneu.  Jael saiu da barraca para encontrar Sísera e lhe disse:
 — Entre, meu senhor. Entre na minha barraca. Não tenha medo. Então ele entrou, e Jael o cobriu com um tapete.

E Sísera pediu a ela:
—Por favor, me dê um pouco de água porque estou com muita sede. Ela abriu um odre de leite e lhe deu de beber. Depois cobriu Sísera de novo.

 E ele disse:
— Fique na porta da barraca e, se alguma pessoa vier e perguntar se há alguém aqui, diga que não.

Sísera estava muito cansado e caiu num sono profundo. Aí Jael pegou um martelo e uma estaca da barraca, entrou de mansinho e fincou a estaca na cabeça dele, na fonte. A estaca atravessou a cabeça e entrou na terra. E ele morreu.

Quando Baraque chegou, perseguindo Sísera, Jael saiu para encontrá-lo e disse:
 —Venha cá, e eu lhe mostro o homem que você está procurando. Então Baraque foi com ela e encontrou Sísera no chão, morto, com a estaca atravessada na cabeça.

Naquele dia Deus fez com que os israelitas derrotassem Jabim, o rei cananeu.


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que Deus escolheu uma mulher para que através dela, seu povo fosse aconselhado e vencesse uma guerra. Deus hoje também escolhe as crianças para grandes feitos. Na escola podemos aconselhar uma amiguinho (a) que precise de ajuda. Se em nosso coração desejarmos servir ao SENHOR, Ele nos dará sabedoria como deu a Débora.

Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
 
 
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário