sexta-feira, 26 de abril de 2013

LIÇÃO 4 – MAS, LOGO EU?

Texto Bíblico:Juízes cap. 6 e 7


Ao Mestre
Prezado (a) nesta lição procure enfatizar aos pequenos que apesar de não conhecermos o que nos espera, qual será o nosso futuro, devemos estar cientes de que Deus tem algo muito importante para que desempenhamos, devemos pedir direção a ELE em, todos os aspectos de nossa vida.

Na lição de hoje, Gideão se achava o menor e menos importante de todos os seus irmãos, foi até se esconder no lagar de uva, para malhar seu trigo. Mas era ele quem Deus havia escolhido para libertar seu povo das mãos dos midianitas. Mesmo confuso Gideão perguntou e aguardou a resposta de Deus e ao ouvi-la, obedeceu prontamente. Sigamos o exemplo de Gideão.
Deus continue a abençoar seu ministério.




Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se é de deus que vem a verdadeira coragem e força, não para brigar com amiguinhos ou ser desobedientes aos nossos pais, mas para fazer o que é bom e correto. Deus é nosso auxilio e nosso ajudador, não devemos ter medo


Exercitando a memória
“O SENHOR está comigo, e eu não tenho medo; que mal alguém pode me fazer? (Sl 118.6 – NTLH).

Vemos repetidas vezes nas Escrituras Sagradas um conselho divino: “Não temas”, ou seja, “Não tenha medo”. O medo é descrito como escravidão (Rm 8.15), tormento (1 Jo 4.18 - ARA), cilada (Pv 29.25).
A frase “Não te espante” literalmente é “não se desespere”. Temos de ter em mente que somos filhos de Deus, e ELE luta pelos seus. Se estamos fazendo Sua Vontade, obedecendo aos seus preceitos, que força ou coisa pode nos ferir se estamos debaixo da Sombra Daquele que tudo pode (Sl 91.1)


Crescendo no conhecimento
Crianças vocês se lembram que na semana passada Deus levantou uma juíza para julgar e aconselhar o povo de Israel. Lembra que houve uma guerra e Deus fez com que Israel vencesse? Pois então, cada vez que eles ficavam cativos de algum povo, eles oravam e Deus os libertava e eles voltavam a servir a Deus, mas com o tempo quando aquele juiz ou juíza morriam, eles começavam de novo a adorar os ídolos cananeus.

E assim foi de novo, Débora morreu e lá se foi o povo novamente desobedecer a Deus. Então os midianitas, nação muito numerosa, vieram para conquistar o território de Israel para si. Vinham e saqueavam as casas, os campos e levavam tudo o que o povo tinha. Os israelitas ficavam sem ter até o que comer. O povo de Midiã os dominava já durante sete anos. Os israelitas se escondiam dos midianitas em cavernas e em outros lugares seguros nas montanhas porque os midianitas eram mais fortes do que eles.

Todas as vezes que os israelitas semeavam, os midianitas vinham com os amalequitas e os povos do deserto e os atacavam. Acampavam na terra e destruíam as suas colheitas até o sul, perto de Gaza. Não deixavam nada para os israelitas viverem, nem ao menos uma ovelha, uma vaca ou um jumento. Chegavam com o seu gado e as suas barracas e eram tão numerosos como gafanhotos. Eles e os seus camelos eram tantos, que nem dava para contar. Vinham para destruir a terra, e o povo de Israel não podia com eles. Então os israelitas pediram socorro a Deus, o SENHOR.

Quando eles oraram ao SENHOR por causa dos midianitas, Deus  mandou um profeta, que lhes disse:
 — Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: “Eu tirei vocês da escravidão do Egito.Eu os livrei dos egípcios e dos que lutaram contra vocês aqui, nesta terra. Expulsei os seus inimigos e dei a vocês a terra deles. Eu disse que sou o SENHOR, o Deus de vocês, e que vocês não deviam adorar os deuses dos amorreus, que viviam nesta terra. Mas vocês não quiseram me ouvir.”

Estão ouvindo crianças, não devemos desobedecer aos ensinos que Deus nos deixou escrito na Bíblia Sagrada. Pois se assim fizermos traremos mal sobre nossas vidas e de outras pessoas também.

Havia em Israel um rapaz que as pessoas não prestavam muita atenção nele, seu nome era Gideão.
Então o SENHOR enviou um Anjo veio e sentou-se debaixo de um carvalho que havia perto do povoado de Ofra. Esse carvalho pertencia a Joás, lá seu filho, Gideão, estava malhando trigo no tanque de pisar uvas, escondido, para que os midianitas não o encontrassem.

Então o Anjo do SENHOR apareceu a ele e disse:
 — Você é corajoso, e o SENHOR está com você!
Gideão respondeu:
 — Se o SENHOR Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o SENHOR costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas.

Então o SENHOR Deus ordenou a Gideão:
— Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá.

Gideão respondeu:
— Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família.

Mas o SENHOR disse:
— Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem.

Gideão respondeu:
 — Se tu estás contente comigo, então dá-me uma prova de que és tu mesmo que estás falando. Ó Deus, tu disseste que queres me usar para libertar o povo de Israel.Pois bem. Vou pôr um pouco de lã no lugar onde malhamos o trigo. Se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que tu realmente me usarás para libertar Israel.

O que ele disse aconteceu. Na manhã seguinte Gideão se levantou, espremeu a lã, e dela saiu água que deu para encher uma tigela.

Então ele pediu a Deus:
 — Não fiques zangado comigo. Mas deixa que eu fale só mais uma vez. Deixa, por favor, que eu faça mais uma prova com a lã. Que desta vez a lã fique seca, e que haja orvalho somente no chão em volta dela!

E Deus fez isso naquela noite. A lã ficou seca, e o chão em volta ficou coberto de orvalho.
Então todos os midianitas, os amalequitas e os povos do deserto se juntaram, e atravessaram o rio Jordão, e acamparam no vale de Jezreel. E o Espírito do SENHORhabitou no coração de  Gideão e lhe deu forças. Ele tocou uma corneta feita de chifre de carneiro, e os homens do grupo de famílias de Abiezer foram juntar-se a ele. Gideão enviou também mensageiros para chamar os homens das tribos de Manassés, de Aser, de Zebulom e de Naftali. E eles também foram se juntar a ele. Gideão, e todos os homens que estavam com ele se levantaram de madrugada e foram acampar perto da fonte de Harode. O acampamento dos midianitas ficava no vale, no lado norte, perto do monte Moré.

E o SENHOR disse a Gideão:
 — É gente demais. Leve todos até as águas, e ali eu separarei os que irão com você. Se eu disser que um homem deve ir com você, ele irá. Se disser que outro não deve ir, ele não irá.

Aí Gideão fez com que os homens descessem até as águas. E o SENHOR Deus lhe disse:
— Todos os homens que lamberem a água com a língua, como fazem os cachorros, devem ser separados dos que se ajoelharem para beber.

Trezentos homens juntaram água nas mãos e lamberam. Todos os outros se ajoelharam para beber.
Aí o SENHOR disse a Gideão:
 — Com estes trezentos homens que lamberam a água, eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas. Diga aos outros que voltem para casa.

Então Gideão mandou todos os outros israelitas para casa, menos aqueles trezentos. Mas estes ficaram com toda a comida e todas as cornetas. O acampamento dos midianitas estava abaixo deles, no vale. Gideão separou os trezentos em três grupos e deu a cada homem uma corneta de chifre de carneiro e um jarro com uma tocha dentro. E disse:
— Olhem para mim! E, quando eu chegar perto do acampamento inimigo, façam o que eu fizer. Quando eu e o meu grupo tocarmos as cornetas, então vocês, que estarão cercando o acampamento, toquem as cornetas e gritem: “Pelo SENHOR e por Gideão!”

 Um pouco antes da meia-noite, na hora de ser trocada a guarda, Gideão e os seus cem homens chegaram bem perto do acampamento. Então tocaram as cornetas e quebraram os jarros que levavam. Os três grupos tocaram as cornetas e quebraram os jarros. Eles seguravam a tocha na mão esquerda e a corneta na direita e gritavam: “Uma espada pelo SENHOR e por Gideão!”

E cada um ficou parado no seu lugar em volta do acampamento. Então todo o exército inimigo fugiu, gritando. Enquanto os trezentos homens tocavam as cornetas, o SENHOR Deus fez com que os homens do acampamento atacassem uns aos outros com as suas espadas. Eles fugiram na direção de Zererá e foram a Bete-Sita e até a divisa de Abel-Meolá, perto de Tabate.

Então os homens das tribos de Naftali, de Aser e das duas metades da tribo de Manassés foram chamados e perseguiram os midianitas.
Gideão enviou mensageiros para dizerem a todos os que moravam na região montanhosa de Efraim: —Desçam e lutem contra os midianitas. Defendam o rio Jordão e os seus riachos até Bete-Bara e não deixem os midianitas atravessarem. Então os homens de Efraim foram e defenderam o rio Jordão e os seus riachos até Bete-Bara.
Os midianitas foram derrotados pelos israelitas. O povo ficou muito feliz, e queriam fazer de Gideão seu rei, mas Gideão respondeu:
— Eu não serei rei de vocês, e o meu filho também não. O SENHOR Deus é quem é o rei de vocês e de mim.


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que Deus procura hoje pessoas que como Gideão mesmo que tenham medo deixem ELE usar. Quem hoje quer ser um Gideão de Deus? (Ore com eles, se dispondo a ser soldados de Jesus).

Atividades
Faça tochas que lembre as que Gideão colocou no jarro.

Material:
- tubos de toalhas de paple, ou então, pode fazer tubos de papel cartão.
- papel seda nas cores vermelho, amarelo e laranja
- canetas hidrográficas


Modo de fazer:

Escreva o nome de cada criança individualmente nos tubos e distribua-os. Diga as crianças para enfeitarem os tubos com as canetas hidrográficas.

Depois devem encherem os tubos com várias folhas de papel seda, de cores diferentes, diga para amassarem as pontas dos papéis como se fossem chamas.

Depois de prontos, mande que levantem suas tochas e diga a frase que os 300 soldados de Gideão gritaram.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         Enciclopédia de Trabalhos Manuais – Shedd Publicações – 2ª Reimpressão setembro/2010
 
 
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário