sexta-feira, 26 de abril de 2013

LIÇÃO 4 - EU & A TERCEIRA IDADE

TEXTO BÍBLICO  1 Tm 1.17-19; 4.12-16

ENFOQUE BIBLICO

“Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho, e terás temor do teu Deus. Eu sou o Senhor.” (Lv 19.32)
OBJETIVOS

Analisar a convivência do jovem cristão como os mais velhos, dentro e fora da igreja.
Registrarhistórias bíblicas que trazem histórias de idosos que envelheceram na presença de Deus.
 Identificar, à luz da Bíblia, as características do relacionamento cristão adequado entre jovens e velhos.

INTRODUÇÃO

Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias: mas, quando já fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde tu não queiras” (ARC).  Todo velho já foi moço, mas nem todos os moços chegarão à velhice, aos que chegarem entenderão que deveria ter sido melhores com os idosos de sua época de jovem adolescentes.


O JOVEM CRISTÃO E SEU RELACIONAMENTO COM OS MAIS VELHOS DENTRO E FORA DA IGREJA.

Você já pensou na velhice? Pois é! Chegará o tempo que toda esta juventude passará, na Bíblia entendemos que aquilo que plantamos é o que colhemos (Gl 6.7,8,9). Pergunte a um idoso que esta sofrendo desprezo, qual foi o tratamento que ele deu a seus pais, seu sogro ou até a sua sogra, apesar da brincadeira que existe em torno da sogra. Enfim que tratamento ele deu aos mais velhos? Pode ter certeza que não foi dos melhores.

O Brasil segundo as pesquisas em 2020 terá 32milhões de pessoas com mais de 60 anos, que tipo de tratamento os mais jovens dão aos mais velhos hoje? Tenho visto uma grande rejeição para com os idosos, apesar das leis que os protegem. A começar de nossas construções, tanto dos templos quanto de nossas casas. Intermináveis escadas, quando se chega à velhice, eis o problema, as pernas não conseguem mais subir os degraus, às vezes feitos por ele mesmo quando na juventude.

Mas enfim, uma geração pode ensinar a outra, os idosos ensinam as novas gerações com:
- Memória cultural e valores éticos fundamentais – Além dos conhecimentos práticos e habilidades aplicadas ao cotidiano. A transmissão de sua historia pessoal e a história da comunidade, faz com que os jovens conheçam as suas origens e se enraízam em sua própria cultura. Quem conhece seu passado, entende melhor o seu presente e projeta melhor o seu futuro (Ecléa BOsr 1979)
- Educa para o envelhecimento – O idoso aparece como modelo a ser seguido ou evitado, dependendo de sua vida atual se com sucesso, qual caminho ele trilhou para se chegar ao sucesso? Se insucesso, como ele chegou ao insucesso?

Os jovens também ensinam aos mais velhos:
- Com o conhecimento das novas tecnologias – A linguagem eletrônica, por exemplo, os idosos se valem dos netos para operar computadores, celulares, há alguns que até jogam vídeo game, tem Orkut, enviam emails e tc.,
- Educam para os novos tempos – Valores e conhecimentos do mundo atual, os novos valores morais, ou seja, uma educação para os novos tempos.

Esta cumpricidade deve ser harmônica entre uma classe e outra. Tanto na igreja quanto fora da igreja. Ambos precisam entender seus limites como, por exemplo, as musicas são diferentes, as roupas, as atitudes e comportamentos não podem ser comparados. (WWW.usp.br/eet/xipolops.2006/19.Anais.67.pdf, disponível 21/04/2010)


ENVELHECENDO NA PRESENÇA DE DEUS

“Fui moço e agora sou velho”, esta expressão é do salmista Davi, que conhecia Deus desde sua mocidade e na sua velhice ainda podia relembrar dos cuidados de Deus para como seu povo. Moises no Salmo 90, também orou para que Deus os ensinasse a contar os dias de sua existência, ou seja, que o povo aprendesse com Deus a entrar na velhice com sabedoria.

Alem de Davi podemos também pensar em Samuel filho de Ana, quem não conhece a sua história? A expressão “Por este menino chorava eu”, ele envelheceu fazendo a vontade de Deus exerceu funções espirituais de alta relevância. Foi profeta, sacerdote e juiz em Israel, não há sequer um registro que venha desmoralizá-lo, mesmo exercendo uma função política que era muito complicada em Israel. Ele ficou velhinho na presença de Deus. E Daniel? Foi para a Babilônia com aproximadamente 16 anos, o cativeiro durou 70 anos, isto significa dizer que Daniel tenha envelhecido naquele cativeiro, porem sempre amigo de Deus. Quando foi jogado na cova dos leões tinha por volta de uns 90 anos, ele estava firme na mesma fé de sua adolescência.

A passagem mais bonita a meu ver está em Josué  Cap.14, que registra a passagem de um velho crente e não um crente velho. O crente velho é fundador da igreja, é o comprador do terreno, foi ele quem deu a maior oferta para a construção, vive sempre procurando encrenca. Já o velho crente é como Calebe, que aos 85 anos, podia dizer: “E, ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moises me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força, para a guerra, e para sair, e para entrar.”

Calebe tinha 40 anos quando Moisés lhe prometeu por herança Hebron, uma terra de gigantes e montanhas. A dificuldade durante os quarenta e cinco anos que se passaram não tirou Calebe da presença de Deus, pelo contrario ele envelheceu no temor do Senhor. Muitos outros que eram seus amigos não perseveraram a servir o Senhor e morreram no deserto. A vitória é sempre daquele que persevera que luta que vai até o fim. Aqueles que na mocidade não tem uma vida brilhante na presença do Senhor, terá sofrimento e passará por maus bocados na velhice. Jacó é um exemplo disto, passou vários anos de sua vida sendo um crente, apenas seguro pelas promessas. Tem sido muito perigoso a falta de liberalidade para servir a Deus, não se pode servi-lo apenas por alguma coisa a nós prometida ou ser seguro apenas por isto.

Jacó veio a ter um encontro real com Deus, já com seus mais de cem anos, lá no vale de Jabóque. Até então ele levou uma vida de enganar os outros, quando ele tem um encontro com Deus, que é possível ainda que seja na velhice, tudo mudou. Mas o que eu quero dizer aqui  que levar uma vida de engano trás complicações futuras, Jacó disse a Faraó, “os dias de minhas peregrinações são cento e trinta anos”. Porem segundo o próprio Jacó, seus dias foram “poucos e maus”. Porque ele disse isto? Porque enganou seu pai, seu sogro, embora com o sogro houvesse certa sintonia, o velho Labão também era um enganador e trapaceou Jacó por dez vezes (Gn 47. 8,9) . Um exemplo de pessoa que está na casa de Deus, mas não leva a serio as coisas celestiais, envelhecem sem ter grandes experiências com Deus.


BIBLICAMENTE COMO DEVE SER O RELACIONAMENTO ENTRE JOVENS E VELHOS.

A Bíblia ensina a honrar o idosos (Lv 19.32), tratá-los com respeito (1Tm 5.1) e apreciar as suas experiências (Pv 20.29).  Honrar respeitar e aprender com os idosos é o mínimo que se faz com os idosos. Tenho ouvido muitas criticas aos idosos, principalmente na ala mais jovem. O desrespeito com os nossos obreiros idosos são imprescindíveis, alguns chega até saírem da igreja quando eles vão falar. Biblicamente isto está errado, é uma grande falta de respeito.

Muitos dos adolescentes têm seus pais ainda jovens, não nos referimos apenas ao tratamento que se deve dar aos pais. Mas os seus avos, os idosos da igreja de modo geral todos devem ser honrados.  A velhice não é sinônima de inutilidade, esclerosado, solidão, muito pelo contrario a Bíblia em nenhum texto despreza a velhice, antes o ampara.

Há alguns problemas que o idoso enfrenta como, por exemplo, cegueira, surdez, falta de apetite, reumatismo, falta de vigor, dependência etc., mas isto não significa em nenhum momento que eles mereçam o desprezo. A Bíblia fala da idade de alguns homens, uns nós conhecemos sua historia e outros não. Berzalai 80 anos, a profetiza Ana 84 anos, Jose e Josué 110 anos, Moises 120 anos e o mais idoso de toda a historia humanidade 969 anos, que foi Matusalém. Todos eles foram respeitados em seus dias, alguns foram moços de confiança de um idoso, Josué, por exemplo, era auxiliar de Moises, sempre o respeitou. Jose era respeitador e admirado por Jacó seu pai.

Temos ciência que há muitos idosos internados nas casas de repousos, alguns se aventuraram abandonando suas famílias. Mas há um grande numero de idosos abandonados pelos filhos, genros e noras, conseqüentemente alguns netos fazem parte desta triste historia de abandono aos idosos. Idosos que depende da aposentadoria que eles nunca vêem os valores, devido às senhas estar com seus parentes, que nunca lhes prestam contas. Isto é observado pelo Senhor nosso Deus, que não aceita este tratamento aos de cãs embranquecidas pelo tempo. As injustiças são de vez em quando denunciadas, esperamos que nós os crentes em Cristo Jesus, não tenhamos os mesmos procedimentos com os nossos idosos. Não esqueça: “Aquilo que o homem semear isto também ceifará”

CONCLUSÃO

Meu pai quando eu tinha...
Ann Landers.

4 anos: Meu pai pode fazer tudo.
5 anos: Meu pai sabe muitas coisas.
6 anos: Meu pai é mais esperto do que o seu pai.
8 anos: Meu pai não sabe exatamente tudo.
10 anos: No tempo antigo, quando o meu pai foi criado, as coisas
eram muito diferentes.
12 anos: Ah, é claro que o papai não sabe nada sobre isso. É muito
velho para se lembrar da sua infância.
14 anos: Não ligue para o que meu pai diz. Ele é tão antiquado!
21 anos: Ele? Meu Deus, ele está totalmente desatualizado!
25 anos: Meu pai entende um pouco disso, mas pudera! É tão velho!
30 anos: Talvez devêssemos pedir a opinião do papai. Afinal de
contas, ele tem muita experiência.
35 anos: Não vou fazer coisa alguma antes de falar com o papai.
40 anos: Eu me pergunto como o papai teria lidado com isso. Ele tem
tanto bom senso, e tanta experiência!
50 anos: Eu daria tudo para que o papai estivesse aqui agora e eu
pudesse falar com ele sobre isso. É uma pena que eu não
tivesse percebido o quanto era inteligente. Teria aprendido
muito com ele.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário