Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma
necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem
que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos
alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Nova Criatura”.
- Introduzam o estudo do tema com a dinâmica “Milho de
Pipoca”.
- Depois, trabalhem outros pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Milho de Pipoca
Objetivo: Refletir sobre a transformação que ocorre na vida
daquele que recebe a salvação.
Material:
01 porção de milho de pipoca
01 porção de pipoca
Alguns piruás(grãos que não estouraram)
01 porção de óleo
01 cópia do texto “Milho de pipoca”(ver no procedimento)
01 saco de pipoca para cada aluno
Procedimento:
- Trabalhem sobre o tema da transformação que ocorre na vida
da pessoa que passa pelo Novo Nascimento.
- Apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e
outra de pipoca.
- Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho
para que ele se transforme em pipoca?
Aguardem as respostas. Certamente os alunos vão falar que
após colocar o milho numa panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.
- Falem: Este processo de transformação do grão duro em
pipoca macia pode ser comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem
goza da salvação, libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para
uma vida de alegria na presença de Deus.
- Distribuam o texto “Milho de Pipoca” para cada aluno e
leiam.
Milho de Pipoca
Milho de
pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece
com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.
Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de
uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que
seu jeito de ser é melhor. Mas, de repente, vem o fogo.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o
sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.
Imagino que a pobre pipoca, dentro da panela fechada, cada vez mais quente,
pense que chegou a sua hora: vai morrer.
Dentro da
sua casca dura, fechada em si mesma, não pode imaginar um destino diferente
para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A
pipoca não imagina aquilo do que é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande
transformação acontece: BUM! E ela aparece como outra coisa completamente
diferente, algo que nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos
o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas
pessoas que, por mais que o fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o
medo são a casa dura do milho que não estoura.
No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida
inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar
alegria a ninguém.
Autor: Rubem Alves.
- Depois, apresentem o piruá, aquele grão que não estourou.
- Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a
salvação e, dessa forma, não passam pelo processo de transformação.
- Agora, falem sobre:
O óleo e o fogo, símbolos do Espírito Santo, podem
representar a atuação dEle na vida da pessoa que recebe a salvação.
O barulho pode representar a alegria da transformação.
- Para concluir, entreguem para cada aluno um saco de
pipoca.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2013/08/dinamica-da-licao-07-nova-criatura-pre.html#ixzz2cARhr9RW