(Fp 2.19-29)
INTRODUÇÃO
Zeloso pela santidade, doutrina e administração da igreja em Filipos, o
apóstolo Paulo em (Fp 2.19-29) intenta enviar dois destacáveis obreiros
de sua extrema confiança, a saber: Timóteo seu filho na fé, e também, o
irmão e cooperador Epafrodito, que fôra enviado pela igreja de Filipos
para assistir Paulo em suas necessidades. Nesta lição, apontaremos as
virtudes de Timóteo, como também o perfil do obreiro Epafrodito, e por
fim, pontuaremos duas importantes características que, na perspectiva
paulina, aquele que coopera na obra do Senhor deve possuir.
I - DEFINIÇÕES
1.1 Fidelidade. O Aurélio diz que esta palavra significa: “qualidade
de fiel; lealdade. Constância, firmeza nas afeições, nos sentimentos;
perseverança. Observância rigorosa da verdade; exatidão”. O termo em hebraico é 'emunah cujo significado básico é “certeza” e “fidelidade”.
O homem pode mostrar-se “fiel” em suas relações com os membros da raça
humana (I Sm 26.23). Mas, geralmente, a Pessoa a quem se é “fiel” é o
próprio “Senhor (II Cr 19.9). As traduções da Septuaginta (Tradução
grega do Antigo Testamento) são: aletheia “veracidade, confiança, probidade; verdade, realidade” e pistos “fidedignidade, fidelidade, confiabilidade, descanso, confiança, fé” (VINE, 2002, p. 128).
1.2 Obreiro. O Aurélio diz que significa: “obrador, operário”. Esta palavra pode ser definida também como “aquele que coopera no desenvolvimento de uma empresa ou de uma ideia” (BOYER, 1966, p. 547). No grego o termo é ergates, “trabalhador”, “obreiro” deriva-se do termo ergon que denota “trabalho, ação, ato”. Em Fp 2.25; Fm 1.24, é usado o termo sunergos, “cooperador”; em Fp 4.3, o plural “cooperadores”; em I Co 3.9, “cooperadores (de Deus)”, ou seja, trabalhadores pertencentes e servindo a Deus; em I Jo 3.8, “cooperadores (da verdade)” (VINE, 2002, pp. 827,1029).
II – O ZELO PASTORAL DE PAULO PELA IGREJA DE FILIPOS
“E espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei
Timóteo, para que também eu esteja de bom ânimo, sabendo dos vossos
negócios” (Fp 2.19). Nesse texto, Paulo deixa transparecer o interesse de um zeloso pastor pela igreja. A expressão “zeloso” no grego zeloõ significa: “ser zeloso, ter ciúmes”.
O apóstolo zelava pela Igreja com zelo de Deus, como ele mesmo afirma
aos coríntios (II Co 11.2). Vejamos algumas coisas pelas quais Paulo
ardia em zelo:
2.1 Pela santidade da Igreja. O apóstolo Paulo
procurava sempre se informar acerca das igrejas que já haviam se
estabelecido. Baseado nestas informações, ele escrevia cartas com o
objetivo ensinar e corrigir os cristãos quanto a sua conduta como servos
de Deus. Sendo informado dos últimos acontecimentos na comunidade
cristã em Filipos, que lhe trouxe preocupações, o apóstolo lhes escreve a
fim de tratar de alguns problemas que haviam nesta igreja, tais como:
“orgulho” (Fp 2.5-11); “murmurações e contendas” (Fp 2.14); a fim de que “permanecessem firmes” (Fp 2.16).
2.2 Pela doutrina. Na igreja de Filipos estavam surgindo heresias que vinham sendo pregadas por gentios a quem o apóstolo chama de “cães” (Fp 3.2-a); de “maus obreiros” (Fp 3.2-b); e também pelos judaizantes, a quem ele se refere como “circuncisão” (Fp 3.2-c). O apóstolo lhes fala verdades já conhecidas para que eles tivessem segurança no que haviam crido, os exortando a “guardar-se” daqueles que tentavam perverter a verdade do evangelho (Fp 3.1).
2.3 Pela administração do trabalho. Em Fp 2.19-30 o
apóstolo dá início a uma nova e importante etapa na Carta aos
Filipenses, enquanto Paulo deixa de enfocar a si mesmo e aos cristãos
filipenses, e passa a dar destaque as duas pessoas chave que se unem a
ele em Roma: Timóteo e Epafrodito. Após pregar o evangelho nas cidades, o
apóstolo Paulo costumava deixar obreiros para cuidar do rebanho (I Tm
1.3; Tt 1.5). Para a igreja em Filipos, o apóstolo tinha a intenção de
enviar Timóteo e Epafrodito, dois obreiros de sua confiança, a fim de
saber a real situação daquela igreja e para que, sob a sua autoridade,
corrigissem alguma coisa anormal que estivesse acontecendo (Fp 2.19,25).
III – VIRTUDES DO OBREIRO TIMÓTEO
Era desejo de Paulo enviar o obreiro Timóteo para dar assistência no
trabalho em Filipos, porém ele o faria assim se o Senhor permitisse “espero no Senhor Jesus” (I Tm 2.19-a). A cerca de Timóteo, a Bíblia nos informa que ele era um bom exemplo do que um um obreiro deve ser: (1) Era um estudante zeloso e obediente a Palavra de Deus (II Tm 3.15);
(2) um servo perseverante e digno de Cristo (I Ts 3.2); (3) um homem de boa reputação (At 16.2); (4) amado e fiel (I Co 4.17); e (5) companheiro
dedicado a Paulo e ao evangelho (2 Tm 4.9,21-22; Rm 16.21). Vejamos
algumas outras considerações de Paulo acerca de Timóteo:
3.1 “Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado” (Fp 2.20).
Podemos observar claramente neste versículo a alta estima e
consideração que o apóstolo nutria pelo obreiro Timóteo. Ele chega a
dizer que não havia ninguém mais que compartilhasse um espírito familiar
com ele (ou “como ele”), cujo termo utilizado é isapsychos; literalmente, “de mesmo sentimento” ou “com o mesmo sentimento na alma”.
Ou seja, ambos tinham a mesma perspectiva e visão quanto se tratava da
igreja de Filipos. Em (Fp 2.21) Paulo contrasta a atitude de Timóteo com
a de outros cristãos que, provavelmente seja aqueles a quem o apóstolo
se refere que pregavam a Cristo com porfia (Fp 1.15,16). Dos que estavam
com Paulo, somente Timóteo e Epafrodito se mostraram capazes e
dispostos a atender a obra do Senhor (Fp 2.19,25).
3.2 “Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai” (Fp 2.22) .
O apóstolo lembra aos crentes filipenses que Timóteo era um obreiro que
tinha “experiência”, ou seja, ele foi provado e resistiu ao teste.
Timóteo “serviu comigo no evangelho” diz Paulo. A palavra “serviu” usada
neste texto está relacionada ao termo grego “doulos” (se lê dulos),
fazendo alusão ao próprio caráter que Jesus assumiu em sua encarnação
(Fp 2.7).
Ainda há de se ressaltar que o comprometimento de Timóteo não foi somente com Cristo e com o evangelho, mas também com Paulo “e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai”. É dessa forma que Paulo trata Timóteo nas epístolas que lhe foram dirigidas (I Tm 1.2; II Tm 1.2).
IV – O PERFIL DO OBREIRO EPAFRODITO
4.1 “Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador” (Fp 2.25-a).
Epafrodito era um cristão da cidade de Filipos, mencionado apenas em
(Fp 2.25-30; 4.18). Não se sabe ao certo se este homem era um dos
líderes da igreja em Filipos ou simplesmente um discípulo comprometido
com Cristo. Sabemos apenas que Paulo sente fortemente que deveria
enviá-lo de volta como portador desta carta, pois assim como a Timóteo,
também nutria muita consideração por este homem de Deus a quem chama de “meu irmão e cooperador”.
4.2 “e companheiro nos combates” (Fp 2.25-b). A referida expressão quer dizer também “companheiro de armas”,
que era um dos títulos favoritos dos cristãos primitivos, o qual
envolve a ideia de estar em conflito espiritual contra as trevas e o
mal, correndo o risco de perder a vida (CHAMPLIN, 2002, p. 40).
Epafrodito manteve-se ao lado de Paulo defendendo a causa do Seu grande
Capitão, o Senhor Jesus. Epafrodito ficou gravemente enfermo talvez
durante o percurso da viagem de Filipos a Roma para trazer a oferta para
Paulo (Fp 2.26,27). No entanto, este fiel cooperador obteve melhora
pela graça de Deus “mas Deus se apiedou dele” (Fp
2.27-b). Paulo enviou-o novamente a Filipos a fim de proporcionar
alegria aos cristãos filipenses por sua recuperação (Fp 2.28-30).
4.3 “e vosso enviado para prover às minhas necessidades” (Fp 2.25-c). Esse nobre cooperador foi enviado pela igreja de Filipos “vosso enviado”, para levar uma oferta em apoio a Paulo “para prover às minhas necessidades”.
Como tal, fez todo o possível por Paulo, sem dúvida, aquilo que os
próprios filipenses tinham feito se o apóstolo estivesse em Filipos. Em
relação a Paulo, Epafrodito foi aquele que prestou um serviço
sacrificial para suprir as necessidades do apóstolo (Fp 2.30).
V - PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO OBREIRO NA PERSPECTIVA PAULINA
5.1 Bom caráter. A expressão “caráter” significa: “o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que lhe determina a conduta – como a pessoa age” .
Paulo escreve a Timóteo dizendo que aquele que almeja cooperar na obra
do Senhor, excelente obra almeja (I Tm 3.1). No entanto, estará apto
para esse serviço se além de ter a chamada divina, seja irrepreensível
no seu caráter “Convém, pois, que...seja irrepreensível” (I
Tm 3.2-a). Portanto, é imprescindível para aquele que coopera na obra
de Deus possuir as qualificações morais que ela exige (At 6.3; I Tm
3.1-16; Tt 1.5-9).
5.2 Responsável. O Aurélio define a palavra “responsável” como: “que tem noção exata de responsabilidade; que se responsabiliza pelos seus atos; que não é irresponsável”.
O serviço ao Senhor precisa ser feito com muita responsabilidade, visto
que aquilo que fazemos e a maneira como realizamos será submetido a
análise no Tribunal de Cristo, onde as obras dos salvos serão julgadas
(Rm 14.10; I Co 3.13-15; II Co 5.10).
CONCLUSÃO
O apóstolo Paulo tinha em sua companhia homens de Deus sinceros, com os
quais ele podia contar na administração do trabalho do Senhor em
Filipos. Timóteo e Epafrodito cujas virtudes são louváveis constituem-se
para nós hoje verdadeiros exemplos de como devemos agir no serviço de
Deus.
REFERÊNCIAS
· CHAMPLIN, R. N. Dicionário de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
· STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
· ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.
COMENTÁRIOS - SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM RECIFE/PE
Fonte: http://www.rbc1.com.br/licoes-biblicas/index/ Acesso em 05 ago. 2013.