Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma
necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos
alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre a origem do
homem.
- Iniciem o estudo da lição, através da dinâmica “Corpo,
Alma e Espírito”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição, não contemplados na
dinâmica.
- Para concluir, se houver condições, mostrem este vídeo,
com 5:27 minutos de duração: Corpo, Alma
e Espírito – Uma comparação didática, vocês encontram em:
http://www.youtube.com/AosJovens
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Corpo, Alma e Espírito
Objetivo: Estudar sobre a origem do homem e da mulher
Material:
Versículos para digitar: “E disse Deus: Façamos o homem à
nossa imagem, conforme a nossa semelhança... E criou Deus o homem à sua imagem;
à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” Gn 1. 26a e 27.
01 cartolina
02 pincéis atômicos
02 folhas de papel madeira
01 rolo de fita adesiva
02 envelopes
Nomes digitados: ALMA, ESPÍRITO
Características da alma(colocar num envelope): vejam na
lição
Características do Espírito(colocar num envelope): vejam na
lição
Procedimento:
- Coloquem no quadro ou numa cartolina os seguintes
versículos:
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a
nossa semelhança... E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o
criou; macho e fêmea os criou” Gn 1. 26a e 27.
- Leiam estes versículos e circulem com pincel atômico as
palavras: Deus, homem, imagem e semelhança.
- Peçam para que os alunos olhem para seus colegas e digam:
Deus criou o homem e a mulher. Você é imagem de Deus.
- Coloquem no piso da sala duas folhas de papel madeira e
peçam para que um aluno deite-se sobre uma folha e a menina na outra. Dois
alunos deverão fazer um contorno do corpo da menina e do menino.
- Depois, preguem as folhas no quadro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoQDysdVm_8S6E-RyZnQdhUUheL28evPZ7Yi956Ysq4YRegbC9OZjBqzTN7kcxyrMfeZ500x0rq8kYLEXSDsDIEhlZZsr5uV07TuoVzEynLbDZ1J7YZJcfid4IVs5-ywf8UEqcQupPWYwV/s1600/alma.jpg)
- Observem o que acabamos de ler, somos formados de corpo,
alma e espírito.
- Então, temos aqui o contorno do corpo de fulano e fulana,
representando os seres humanos.
Este corpo tem alma e espírito(neste momento coloquem no
corpo os 02 envelopes, um com o nome ALMA
e outro com o nome ESPÍRITO.
- Perguntem: Qual a diferença entre alma e espírito?
Aguardem as respostas.
- Agora, peçam para que 02 alunos, um de cada vez, retirem
um dos envelopes e leiam as características da alma e do espírito.
- Agora, trabalhem os outros pontos da lição, apresentando
outras ideias sobre a origem do homem, mas enfatizem que a Bíblia relata que
Deus criou o homem e a mulher.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2013/08/dinamica-da-licao-07-o-homem-e-sua.html#ixzz2cATXRxuT