sexta-feira, 2 de agosto de 2013

LIÇÃO 5 – UM REI SEM TRONO?

Ao Mestre
Prezado (a), na lição de hoje, veremos que Deus no tempo certo cumpriu o que havia dito a Davi por intermédio do profeta Samuel, ungindo-o rei sobre todo o povo de Israel. Davi obteve vitória pó sua obediência e fidelidade a Deus.
Atividades:
A COROA DO REI DAVI

Material: papel cartão, papel laminado de varias cores e gliter

Preparação: desenhe coroas no papel cartão de acordo com o numero de alunos, faça de reservas segundo o nº de possíveis visitantes, recorte as coroas e enfeite com detalhes com o papel laminado e o gliter.
No final da aula distribua aos pequenos.

Deus procura servos que como Davi sejam fiéis e tementes a Sua Palavra e que sabem esperar em Deus, crendo que ELE sempre cumpre suas promessas.

Deus abençoe grandemente sua aula!


Texto Bíblico:2 Samuel 2.1-4; 5.1-5; 6.12-19.


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que Deus é o SENHOR do tempo e da história, por isso ELE sabe o tempo certo para cada coisa acontecer. Devemos confiar e esperar NELE.


Exercitando a memória
“Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.” (Ec 3.1 – NTLH).

Davi apesar de ter sido ungido como rei da nação israelita, ele sabia que Deus está no controle de todas as coisas. Davi confia no SENHOR e sabia que no tempo certo, tudo seria encaixado. O segredo para ter paz com Deus é descobrir, aceitar e apreciar o tempo perfeito de Deus para todas as coisas. Não devemos nos afligir, apenas aguardar e confiar que ELE é o SENHOR do tempo.


Crescendo no conhecimento
Vocês se lembram crianças, que na lição da semana passada vimos que Assim, que Davi voltou para o acampamento, depois de matar Golias, Abner o levou a Saul e o  rei ficou admirado com Davi e o nomeou como um capitão de seus soldados ?
E Davi se tornou o melhor amigo de Jônatas, filho de Saul.

Sendo Davi bem sucedido em todas suas missões e ganhando fama entre o povo, o rei Saul passou a invejá-lo e temeu perder o trono para Davi. Ele nem sabia que deus já havia ungido Davi como rei em seu lugar. Porém, Davi era leal a Saul e sempre permanecia fiel a Deus, não havia maldade em seu coração.

Certo dia, umas mulheres vieram saldar o exercicito que havia ganho uma batalha e cantaram :”Saul matou mil mas Davi matou dez mil” – isso irritou muito a Saul. A partir daí Saul tentou por inúmeras vezes matar Davi, o qual fugiu para salvar-se. Davi sempre respeitou a unção de Saul como rei.

Davi fugiu para o deserto, e começaram a reunir em torno de sí, todos os indesejáveis da época, a Bíblia fala que pessoas individadas que tinham sua casas tomadas, começaram a procurá-lo, formando um pequeno exercito bélico, o qual o ajudava a se defender das investidas tanto do rei Saul, quanto de outros povos.
Alguns anos depois, Saul enfrentou novamente o exercicito filisteu e morreu.
Quando rei Saul morreu David os homens da tribo de Judá procurama Davi e o coroaram como rei. Assim Davi passou a governar a tribo de Judá. Passado, algum tempo todo o Israel vieram até Davi, e disseram que sabiam que ele era o escolhido de Deus para governar toda a nação e David foi coroado  para governar a toda Israel. Ele foi um homem usado por Deus e fez muitas mudanças a Israel.

O rei Davi conseguiu controlar completamente o seu reino, e o SENHOR Deus o livrou de todos os seus inimigos. Um dia Davi disse ao profeta Natã:
— Veja só! Aqui estou eu, morando numa casa revestida de madeira de cedro, enquanto a arca da aliança está guardada numa barraca!

Natã respondeu:
 — Faça tudo o que quiser porque o SENHOR Deus está com você.

Mas naquela noite o SENHOR disse a Natã:
 —Vá e diga ao meu servo Davi que eu mandei dizer o seguinte: “Não é você a pessoa que deve construir um templo para eu morar nele. Desde que tirei do Egito o povo de Israel e até hoje, eu não tenho morado em nenhum templo. Tenho viajado morando numa barraca. Em todas as minhas viagens com o povo de Israel, nunca perguntei aos líderes que escolhi por que razão eles não construíram para mim um templo revestido de cedro.” Portanto, diga ao meu servo Davi que eu, o SENHOR Todo-Poderoso, digo o seguinte: “Eu tirei você do trabalho de cuidar de ovelhas nos campos e o fiz governador do meu povo de Israel. Estive com você em todos os lugares por onde tem ido e, conforme você foi avançando, eu o defendi de todos os seus inimigos. Eu farei com que você seja famoso, tão famoso quanto os maiores líderes do mundo. Escolhi um lugar para o meu povo de Israel e o fiz morar ali, onde eles viverão em paz. Desde que entraram nesta terra, eles têm sido atacados por povos violentos, mas isso não acontecerá mais. Eu prometo que livrarei você de todos os seus inimigos e que lhe darei descendentes. E, quando você morrer e for sepultado ao lado dos seus antepassados, eu colocarei um dos seus filhos como rei e tornarei forte o reino dele. Será ele quem construirá um templo para mim, e eu farei com que os seus descendentes governem para sempre.”                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

E Natã contou a Davi tudo o que Deus lhe havia revelado. O rei Davi entrou na Tenda Sagrada, sentou-se e orou assim:
— Ó SENHOR, meu Deus, eu não mereço tudo o que fizeste por mim no passado, e a minha família também não merece. E, como se as bênçãos do passado ainda fossem poucas, agora estás fazendo promessas a respeito dos meus descendentes no futuro. E deixaste um homem ver isso, ó SENHOR, meu Deus! O que mais posso te dizer? Tu me conheces, pois sou teu servo. Era o teu desejo e propósito fazer isso; e tu me deixaste saber de todas essas grandes coisas. Como és grande, ó SENHOR, nosso Deus! Não há ninguém igual a ti; como temos ouvido dizer, somente tu és Deus; não existe outro. Não há nenhuma outra nação na terra como o teu povo de Israel, que libertaste para ser o teu próprio povo. Tu te tornaste famoso e fizeste grandes e maravilhosas coisas por eles. Tu libertaste o teu povo do Egito e expulsaste as outras nações e os seus deuses conforme o teu povo ia avançando. Ó SENHOR, tu fizeste com que o teu povo de Israel fosse teu para sempre e te tornaste o seu Deus. E agora, ó SENHOR, nosso Deus, confirma a promessa que fizeste a meu respeito e a respeito da minha família e cumpre o que disseste que ia acontecer. A tua fama será grande, e para sempre as pessoas dirão: “O SENHOR Todo-Poderoso é o Deus de Israel.” E tu farás com que sempre haja reis entre os meus descendentes. SENHOR Todo-Poderoso, Deus de Israel! Eu tenho coragem para te fazer esta oração porque revelaste a mim, teu servo, que farás com que os meus descendentes sejam reis. E mais. Tu, ó SENHOR, me fizeste esta maravilhosa promessa, e as tuas promessas sempre se cumprem porque tu és Deus. Eu te peço agora que abençoes os meus descendentes para que eles continuem a ter sempre a tua proteção. Tu, ó SENHOR, meu Deus, prometeste isso. Que a tua bênção esteja com os meus descendentes para sempre!

Algum tempo depois, Davi atacou os filisteus, derrotou-os e acabou com o poder deles naquela região. Ele também derrotou os moabitas. Deus abençoava sempre a Davi, devido a ser fiel para com Deus e aos seus mandamentos.

Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que não importa as situações ou problemas que enfrentamos, sempre devemos confiar em Deus que tudo pode fazer, e que a Palavra DELE sempre se cumprirá. ELE é fiel, jamais nos deixa perecer e jamais falha em Suas promessas.

Se confiarmos como Davi e esperarmos em Deus seremos vitoriosos sempre em todas as situações.



Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças –  Editora Hagnos – Edição 2009.
·         Bíblia de Estudio de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – São Paulo, 2004.
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário