sexta-feira, 9 de agosto de 2013

LIÇÃO 6 - A FÉ QUE NOS SALVA + DINÂMICA

Objetivo da lição
Esta lição tem como propósito explicar aos alunos o que é fé, e sua capacidade de restaurar
o homem das conseqüências do pecado.
Conscientizar os alunos a agradecer a Deus pelo relacionamento que a fé salvadora produz em suas vidas

Texto em Estudo       Marcos5.25-30,33,34
E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue,
e que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior,
ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua vestimenta.
Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.
E logo se lhe secou a fonte do seu sangue, e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.
E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão e disse: Quem tocou nas minhas vestes?

Então, a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.
E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal.




Introdução
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. (Ef  2.8)
A Salvação é um dom de Deus e não um mérito humano, por nossos próprios meios jamais poderemos ser salvos, mas é mediante a graça divina que alcançamos esta benção.
Contudo isto se realiza por meio da fé, a Bíblia é clara:
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6)

Assim sendo, temos de crer no Senhor, para que o recebemos então sua graça que nos salva, não por merecimento, mas pela graça de Deus. A graça de Deus é o seu favor imerecido a nós.
Na lição passada estudamos sobre o arrependimento, algo essencial para todos quanto desejam se aproximar de Deus, o arrependimento é uma atitude que a pessoa deve tomar de livre e espontânea vontade; O Senhor cumpriu a sua parte no Plano da Salvação quando se entregou por nós, a nós cabe se arrepender.

Mas no arrependimento vemos um elemento agindo, algo que nos impulsiona a tomar a decisão de se aproximar de Deus, este elemento é a fé, quando João Batista veio primeiramente anunciando o Reino de Deus, clamava para todos se arrependerem, e logicamente somente fariam se cressem na mensagem de João, deste modo é imprescindível a Fé.

O comentário da revista utiliza um exemplo de Fé, a mulher do fluxo de sangue, porem vamos definir o que é Fé


a) O que é Fé?
O significado de fé segundo o dicionário não é de fato muito esclarecedor, pois apenas define a fé como uma crença religiosa, confiança em algo; Asseveração de algum fato, ou Testemunho autêntico que determinados funcionários dão por escrito acerca de certos atos, e que tem força em juízo.
O que significa que o dicionário apenas define a fé no aspecto puramente humano, ou seja, no “crer”

Por exemplo se alguém afirmar “a água do mar é salgada” logicamente mesmo não estando na praia se crer que isto seja verdade, isto é fé, porem uma fé natural; a qual todas as pessoas possuem. O mesmo se da a um agricultor que semeia uma semente no campo; ele crer que ao seu tempo colherá os frutos do seu trabalho, e assim é.
Esta é a que chamamos de fé natural, a qual todo ser humano possui.

Porém quando tratamos da “Fé que nos salva”, não estamos nos referindo a fé natural, mas a salvivica, esta a qual somente é devidamente definida pela Escrituras.
Na carta aos Hebreus temos a definição bíblica da fé:
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. (Hb 11.1)
Esta definição vai muito além do “acreditar”. A fé é a certeza das coisas esperamos, e prova que elas existem, mesmo que não a vemos. A exemplo disto: pela fé esperamos a volta de Cristo, cremos no Senhor , mesmo que nunca o vemos, a fé age em nosso coração dando a certeza que tudo quanto cremos é verdade, por isso é um firme fundamento, ou seja, é a base, um alicerce a qual todas as coisas se sustentam.

Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.(Hb 11.3)

Neste versículo vemos a fé agindo, muitas vezes encontramos fatos difíceis de entender, mas pela fé encontramos a resposta.
Mediante a fé salvivica cremos no Senhor e na sua salvação. Na carta de hebreus encontramos uma galeria dos heróis da fé, homens e mulheres de Deus que venceram todos os obstáculos e sofrimentos mediante a fé em seus corações. (Hb 11.1-9)

b) Como adquirir fé?
A fé natural é intrínseca no homem, todos nascem com ela, mas a fé sobrenatural devemos adquirir. O apostolo Paulo na sua carta aos romanos nos mostra como podemos a obter:
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.(Rm 10.17)

O primeiro passo é ouvir , mas não é qualquer coisa, ou qualquer ensinamento, é ouvir a Palavra de Deus, a propria Palavra se encarrega de encher nosso coração de fé, pois o Espírito Santo age por meio da Palavra. Na carta aos hebreus esta escrito:
Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.(Hb  4.12)

Por meio do poder de Deus somos convencidos de tudo quanto ouvimos é a verdade, assim é gerado em nós a fé, passamos a crer naquilo que não vemos.
Na bíblia encontramos muitas pessoas que tiveram uma fé tal que suas vidas se tornaram exemplo para nós, a mulher do fluxo de sangue é uma delas, nós iremos estudar sobre a sua fé nesta lição.


I- Desligados
Como vimos na lição passada, o homem para se chegar a Deus tem primeiramente de se arrepender do seus pecados, todavia não são todos que tem essa disposição, porém é uma necessidade, pois o homem se encontra “desligado” de Deus.

Os fatos ocorridos no Jardim do Éden, quanto a Adão e Eva foram literais e transmitidos a raça humana, todos os seu descendentes sofreram as conseqüências do seu erro. Ao pecar forma expulsos do paraíso, assim passaram a viver longe de Deus.

Alias, a palavra desligado define bem a situação do homem, pois desligado significa: Separado, desunido, desprendido. Afastado, longe, distante: Voltado para si mesmo ou para suas ocupações; que se abstrai, que se alheia.
Fato este que concorda com as palavras do apostolo Paulo:
:12  qs palavras do apostolo Paulo:
 humana, todos os sesu descendentes so freram as consequencias Que naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.(Ef 2.12) 

Por esta razão compreendemos o significado da palavra religião, pois dentro outras definições ela significa “religar” tornar a ligar o homem a Deus, mas como dissemos antes, isto só é possível mediante a fé.


II- Uma mulher desprezada
Um exemplo de Fé a qual iremos estudar é a mulher do fluxo de sangue.
E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada. Chegando por detrás dele, tocou na orla de seus vestidos, e logo estancou o fluxo do seu sangue.” (Lc. 8.43-44.)


Pela Lei Mosaica, a mulher nos dias de fluxo (menstruação) era excluída da sociedade, pois era considerada imunda nesse período. Em Levítico 15.25, diz:
“Se uma mulher tiver um fluxo de sangue por muitos dias fora do tempo da sua impureza, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua impureza, por todos os dias do fluxo da sua imundícia será como nos dias da sua impureza: imunda será.”

A mulher mencionada acima padecia há doze anos, vitima de uma hemorragia, não havia esperança alguma, pois já havia gastado todos os seus recursos com os médicos, mas ele não puderam a curar, é o que chamamos hoje de desenganada dos médicos, sua doença era incurável.

Contudo ela não desistiu de buscar pela cura, por fim se tornou um exemplo maravilhoso de fé, ousadia e perseverança pode-se observar por meio da vida desta mulher. Pois não houve obstáculos que a impedisse de chegar até Jesus, nem mesmo a própria humilhação perante toda àquela multidão que corria para onde Jesus estava, a fim de serem também curados de suas enfermidades.


III- A fé que nos liga a Deus
Mas, quando tudo parecia perdido para aquela mulher eis que surge uma esperança, pois ela ouvi a respeito do Senhor. Ao saber que o Senhor Jesus expulsava demônios, curava enfermos, ressuscitava mortos e prometia vida eterna a todos os que se arrependessem de seus pecados e se convertessem de seus maus caminhos, o seu coração se encheu de esperança.

Ela encheu-se de fé, passou a enxergar espiritualmente, e não mais naturalmente; passou a ver com os olhos do coração e não teve dúvida que o Senhor Jesus Cristo era o único que poderia reverter aquela    drástica situação em que se encontrava, que era o único que tinha poder para lhe curar sua enfermidade.

Ela creu, procurou chegar à presença do Senhor Jesus Cristo, e, apesar das dificuldades ocasionadas pela sua debilidade e pelo grande número de pessoas que estavam em volta do nosso Salvador, ela   tocou nas suas vestes e pela fé obteve vitória, ficando imediatamente curado o seu corpo daquele mal. O milagre aconteceu imediatamente. Do Senhor Jesus saiu o poder curador, porque a mulher creu no Senhor, a sua fé foi a razão pela qual alcançou a vitória.


O benefício da fé no Senhor Jesus não limita apenas ao aspecto material ou físico. Não se restringe à cura, à prosperidade, à paz no meio da guerra. Mais do que tudo isso, o benefício maior é a salvação da alma e a vida eterna com Deus. Pois vemos que o Senhor Jesus disse a mulher:

“Filha, a tua fé te salvou”, o principal objetivo do Senhor é curar o homem interiormente, desta forma a salvação da alma é primordial.neste caso o Senhor não somente a livrou da morte física por causa de sua doença, mas a salvou, pois ela fez tudo isto porque creu no Senhor, depositou sua fé  em Jesus. A sua fé era salvivica, pois apenas ouviu falar de Jesus , pela fé foi a procura do mestre.

Um exemplo semelhante a este é o centurião que pediu ao Senhor pela vida de seu criado, que estava enfermo.o centurião cria que apenas uma palavra do Senhor era suficiente para que o servo melhora-se, como ele mesmo disse; sabia o que era autoridade, pois ele mesmo era centurião, assim sabia que Jesus tinha autoridade para curar seu servo, isto é fé.
A esta mesma fé o Senhor se referiu que não havia encontrado em Israel uma fé como daquele homem.
E, ouvindo isso, Jesus maravilhou-se dele e, voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé. (Lc 7.9)
No evangelho de São João está escrito:
Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome, (Jo 1.12)

Certamente aquela mulher passou a crer muito mais no Senhor, não somente como um profeta mas como filho de Deus, por esta razão certamente passou a fazer parte da família de Deus, lembramos que o Senhor afirmou: “Vai filha, a tua fé te salvou”
Agora ela não viveria mais sozinha no mundo sem Deus, a sua fé a religou a Deus


Conclusão
Concluímos mais uma etapa do plano da salvação, desta vez falamos sobre a fé, um elemento essencial, sem a qual o plano da salvação não tem efeito e sentido.
Portanto guardemos a fé em nossos corações, ainda mais nesses últimos dias, a qual tem se caracterizado pela apostasia, ou seja pelo abandono da fé.

A apostasia não é apenas abandonar a fé, mas substituir por outra coisa, assim muitos cristãos tem feito, deixando de ter fé no Deus invisível e passando a crer nas vista de seus olhos.

Que cada professor possa incentivar seus alunos a manterem a fé no Senhor Jesus, crer em Jesus não é apenas crer numa “imagem divina” é crer em sua palavras, em suas promessas, em sua obra, por fim, na salvação que somente Ele pode nos conceder.

Que Deus os abençoe.

Colaboração para Escola Dominical  - Profº Jair César S. Oliveira

Fonte: PortalEBD

Dinâmica da Lição 06: A Fé que nos salva

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “A Fé que nos salva”.
- Introduzam o estudo do tema com a dinâmica “Fé Salvadora”.
- Depois, trabalhem outros pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Fé Salvadora
Objetivo: Ilustrar a fé salvadora.
Material:
01 figura de um prédio em chamas
Procedimento:
- Apresentem uma figura de um prédio em chamas.
- Falem: Vamos supor que vocês estivessem em um prédio que está em chamas, semelhante ao desta figura.
Vocês tentaram descer pelas escadas, mas havia muita fumaça e fogo e não conseguiram sair.
De repente aparece um bombeiro que orienta que vocês pulem, pois haverá uma rede mais embaixo que amortecerá a queda de vocês.
- Perguntem: O que vocês fariam? Pulariam?
Aguardem as respostas.

- Depois, falem: Podemos tomar esta situação para ilustrar, de forma simples, a fé que nos salva, pois vocês estavam sem saída para uma situação de vida ou morte, a escolha era sua de se jogar e ser salvo ou permanecer e morrer.
Assim é a fé salvadora. O ser humano está em pecado, morto espiritualmente, não tem saída para se libertar, mas Jesus aparece e lhe dar uma boa notícia que pode lhe salvar, é necessário confiar, crer e ter fé nEle que pode lhe tirar desta situação.
Quem aceita Jesus como seu salvador, toma esta atitude pela fé, libertando-se do reino das trevas para entrar no reino da luz, passando a ter uma vida espiritual abundante.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2013/08/dinamica-da-licao-licao-06-fe-que-nos.html#ixzz2bUwOcnSM

 


 

0 comentários:

Postar um comentário