sexta-feira, 30 de agosto de 2013

LIÇÃO 9 – O REI QUE MAIS PECOU

Ao Mestre
Prezado (a), nesta lição abordaremos a história do rei Acabe, como o próprio título da lição nos diz, Acabe foi o rei que mais pecou, ou seja, foi o rei mais ímpio de Israel. É importante enfatizar que, os reis sempre tiveram profetas para lhes dizer as palavras de Deus, e apontar os seus erros e dizer a eles acerca da vontade de Deus aconselhando-os. O rei Davi, ouvia os profetas e mesmo quando estava errado ele se arrependia e voltasse a Deus e fazia o que era correto.

Mas o rei Acabe era prepotente, egoísta e desobediente. Nos dias dele havia em Israel um grande profeta chamado Elias, o qual por várias vezes, falou a Acabe sobre sua desobediência, maldades e idolatria, mas Acabe não lhe dava ouvido, pelo contrário teve o profeta Elias como inimigo querendo até matá-lo.

Ao invés de ouvir os conselhos do profeta de Deus, Acabe ouvia os conselhos de sua má e idolatra esposa

Vejamos alguns detalhes sobre o rei Acabe:
o   Foi o oitavo rei de Israel
o   Era líder estrategista de grande capacidade militar
o   Foi o rei mais ímpio de Israel
o   Casou-se som uma princesa estrangeira por nome de Jezabel, mulher cruel e idólatra que promoveu a idolatria ao ídolo Baal
o   Era egoísta
o   Era acostumado a fazer sempre sua vontade e quando não fazia se deprimia até conseguir.


Veja na Galeria de Imagens Jn9 fig 1 um mapa da época dos Reinos de Israel (Norte) e de Judá (Sul)

Fonte: w.w.w.blog.cancaonova.com

Boa aula, na graça de Deus!


Texto Bíblico:1 Reis 16.29-33; 21.1-29.


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizarem-se de que o Senhor DEUS é o único a quem devemos prestar adoração. ELE é o Criador de todas as coisas, inclusive de nós mesmos, e como um Pai Amoroso sempre cuida de nós. Devemos ser gratos a ELE, adorando-O e louvando o seu Nome.
Exercitando a memória
“As outras nações adoram e obedecem aos seus deuses; mas quanto a nós, o SENHOR é o nosso Deus, e nós O adoraremos e lhe obedeceremos para sempre.” (Mq 4.5 – NTLH).

O profeta Miquéias queria que o povo se conscientizasse de que os outros povos adoravam e obedeciam a meros ídolos, que nada podem fazer e que não são deuses. E Israel que conhecia o Deus Único e verdadeiro deveria adorá-LO e obedecê-LO sempre.


Crescendo no conhecimento
Na lição de hoje crianças, veremos a história de um rei que desagradou muito a Deus com suas atitudes más e egoístas – seu nome era Acabe.

Acabe foi um rei politicamente forte e muito poderoso, mas muito fraco na moralidade pessoal. Não amava a Deus, nem lia a Sua Palavra. Gostava de fazer amizades com pessoas más e desobedientes a Deus. Ele fez alianças com Fenícia, Judá e Síria e levantou Israel como uma nação

Ele se casou com uma princesa que era uma mulher muito cruel, chamada Jezabel, e permitiu que sua esposa e rainha, que era uma mulher estranha para Israel, tanto na nacionalidade quanto na prática religiosa, promovesse idolatria em Israel. Ele mandou edificar um altar ao ídolo Baal, e induziu várias pessoas em Israel à adorar ao ídolo também, pois tem muitas pessoas que são assim, é só ver um jogador de futebol, ou um ator ou atriz fazer algo que já começa a imitar, é nas roupas, corte de cabelos etc. não devemos ser assim, devemos ser nós mesmos e procurar sempre agradar a Deus através de nossas atitudes e vestes.

Então o povo viu a rainha adorando o ídolo e começou a fazer também, esquecendo-se do Deus verdadeiro. Isso provocou a ira de Deus e levou à queda de Acabe, pois ele juntou-se a sua rainha na prática de idolatria.

Além de ser idolatra,o reiAcabe também era cheio de vontades, parecia uma criança mimada, quando queria algo tinha de ser do jeito dele e logo. Já pensou crianças que coisa feia!?
Deus não se agrada dessas atitudes, não é sempre que a nossa vontade é a certa.
Mas vamos ver o que o rei Acabe queria.

Certo dia passeando em Israel ele viu uma linda e bem cuidada vinha (plantação de uvas) e pensou; “Que lindo, esta terra é muito boa e perto do meu palácio! Ah, eu quero ela para mim.”

Mas a vinha tinha dono, era de um homem bom e obediente a Deus e aos seus pais chamado Nabote. Acabe foi falar com Nabote para vender a vinha para ele, pois ele desejava a vinha de Nabote em Jezreel para usar como horta, e fez uma oferta para trocar terrenos.
— Dê-me a sua plantação de uvas. Ela fica perto do meu palácio, e eu quero aproveitar o terreno para fazer uma horta. Em troca, eu lhe darei uma plantação de uvas melhor do que a sua ou, se você preferir, eu pagarei um preço justo por ela.
— Esta plantação de uvas é uma herança dos meus pais! - respondeu Nabote. — Deus me livre de entregá-la ao senhor!

Acabe foi para casa aborrecido e com raiva por causa do que Nabote tinha dito. Ele se deitou na cama, virado para a parede, e não quis comer nada.
Então a sua esposa Jezabel foi falar com ele e perguntou:
— Por que você está assim aborrecido? Por que não quer comer?

Ele respondeu:
— É por causa do que Nabote me falou. Eu lhe disse que queria comprar a sua plantação de uvas ou então, se ele preferisse, eu lhe daria outra em troca. Mas Nabote me disse que não me daria a sua plantação.

Então Jezabel disse a Acabe, o seu marido:
— Afinal de contas, você é o rei ou não é? Levante-se, anime-se e coma! Eu darei a você a plantação de uvas de Nabote, o homem de Jezreel!

Então ela escreveu algumas cartas em nome de Acabe e carimbou-as com o anel-sinete dele (que naquele tempo era como os carimbos de hoje)  e as mandou para as autoridades e para os líderes de Jezreel. As cartas diziam o seguinte: “Mandem avisar que vai haver um dia de jejum, reúnam todo o povo e ponham Nabote no lugar de honra. Ponham sentados na frente dele dois homens de mau caráter para acusarem Nabote de ter amaldiçoado a Deus e ao rei. Depois levem Nabote para fora da cidade e o matem a pedradas.”

As autoridades e os líderes de Jezreel fizeram o que Jezabel havia ordenado. Eles mandaram avisar que ia haver um dia de jejum, reuniram o povo e puseram Nabote no lugar de honra. Então, diante do povo, os dois homens de mau caráter, mentirosos,  acusaram Nabote de haver amaldiçoado a Deus e ao rei. E assim ele foi levado para fora da cidade e morto a pedradas.

Depois mandaram dizer a Jezabel:
— Nabote foi morto a pedradas.

Logo que Jezabel recebeu o recado, disse a Acabe:
— Nabote morreu. Agora vá e tome posse da plantação de uvas que ele não quis vender a você.

Logo que soube que Nabote estava morto, Acabe foi até a plantação de uvas e tomou posse dela.

Então o SENHOR Deus disse a Elias, o profeta:
— Vá falar com Acabe, rei de Israel, que mora na cidade de Samaria. Você o achará em Jezreel, na plantação de uvas de Nabote. Ele foi até lá para tomar posse dela. Diga a Acabe que eu, o SENHOR, ESTOU dizendo a ele: “Você mata o homem e ainda fica com a propriedade dele?” Diga a Acabe que o que EU ESTOU dizendo é isto: “No mesmo lugar onde os cachorros lamberam o sangue de Nabote, eles lamberão o seu próprio sangue.”

Quando Acabe viu Elias, perguntou:
— Você já me achou meu inimigo?
Elias respondeu:
— Achei, sim, porque você se entregou completamente a fazer o que o SENHOR Deus considera errado. Por isso, ELE lhe diz: “Eu vou fazer com que a desgraça caia sobre você. Vou acabar com você e vou me livrar de todos os homens da sua família, tanto os jovens como os velhos. Pois você levou o povo de Israel a pecar, e isso me provocou e me fez ficar irado.”

Acabe arrependeu-se e Deus adiou a destruição de sua casa até após a sua morte (1 Re 21.27-29). A história desse rei nos ensina que não devemos ser tão fracos moralmente (como Acabe foi) que se torna fácil para os injustos nos manipularem (como Jezabel fez)(1 Re 21.25-26). Dá para entender que Acabe nunca ficou confortável com as concessões que fez, mas não estava disposto a tomar uma posição moral corajosa (Mt 6.24), e parar de fazer o que era mal aos olhos de Deus.

Passados algum tempo, devido as constantes guerras com a Siria, Acabe decidiu que se unissem os soldados Israel com os de Judá para invadem o território sírio seriam vitoriosos.
Então Acabe pediu que o rei Josafá de Judá os ajudasse em recapturar Ramote-Gileade. Josafá concordou em ajudar Acabe, mas pediu orientação profética de Deus. Quatrocentos falsos profetas profetizaram sucesso. Micaías, um verdadeiro profeta de Deus, predisse derrota e Acabe mandou prendê-lo (1 Re 22.5-8,27-28). Mas, Acabe achou por bem disfarçar-se para ir para a guerra, assim ninguém saberia que ele era o rei e não o mataria. E assim ele fez.

Na batalha resultante, os sírios foram vitoriosos. Apesar de estar disfarçado, Acabe foi morto por uma flecha perdida (1 Re 22.34-37). Acabe morreu na batalha. Os cães lamberam o sangue dele em sua carruagem no poço de Samaria, assim cumprindo uma parte da profecia de Elias. A profecia inteira seria cumprida em breve.

Devemos sempre nos lembrar de que Deus irá retribuir mal que fizermos a outros por mal. No final das contas, nenhum mal fica sem pagar. Para homens e mulheres de fé, o preço foi pago por Jesus e aceito por nós através da nossa obediência fiel. O preço foi o sangue de Cristo. Para os sem fé, o preço será cobrado no julgamento final (Rm 12.17,19)


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que de certas maneiras Acabe teve muito êxito. Ele ganhou algumas batalhas. Sua nação prosperou durante seu reinado; ele é conhecido por construir cidades em Samaria. Mas sua vida acabou tragicamente, e ele entrou na eternidade afastado de Deus. Ele ouviu Jezabel demais e não ouviu Deus o suficiente. Ele foi um rebelde orgulhoso em vida, mas agora o orgulho se foi. É um sucesso vazio nesta vida que é seguido por derrota eterna! Deus foi paciente com Acabe. Não precisava acabar daquele jeito. Devemos ouvir a Palavra de Deus, e procurar agradá-LO. Não devemos ser egoístas e invejosos, nem praticar o mal contra nosso próximo, pois Deus é justo. Obedecê-Lo é sempre a melhor escolha e com certeza seremos vitoriosos e viveremos mais felizes.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estuda da Mulher – Editora Mundo Cristão e SBB – Edição 2003.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição.
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças –  Editora Hagnos – Edição 2009.
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – São Paulo, 2004.
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário