sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

LIÇÃO 6- SOB INFLUENCIA

Texto bíblico    2 Rs 18.3,5-7; 22.1,2
 E sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.
Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.
E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.
No SENHOR, Deus de Israel, confiou, de maneira que, depois dele, não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
Porque se chegou ao SENHOR, não se apartou de após ele e guardou os mandamentos que o SENHOR tinha dado a Moisés.
Assim, foi o SENHOR com ele; para onde quer que saía, se conduzia com prudência; e se revoltou contra o rei da Assíria e não o serviu.
Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe, Jedida, filha de Adaías, de Bozcate.
E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda.

Os textos mencionados acima fazem referencia, ao nome de dois reis de Israel que foram considerados justos porque fizeram o que era certo diante de Deus. O povo de Israel durante muitos anos foram liderados por reis que nem sempre eram justos, ao contrario disto, alguns se afastaram completamente de Deus.

Invés de terem uma liderança justa, se tornaram homens de má influencia, pois não somente pecavam, mas induziam o povo a seguir o mesmo erro. Exemplo disto eram os reis que traziam o culto de outros deuses para Israel, o povo se tornava idolatra.
Os reis mencionados acima, Ezequias e Josias, foram homens de boa influencia, pois conduziram o povo a voltar a Deus, o interessante é que e eles mesmo foram filhos de reis ímpios, porém não se deixaram levar pela má influencia de seus pais,

Introdução
A lição que estudaremos hoje é uma espécie de resumo das anteriores, em especial a lição 4 e 5, as quais vimos, primeiro, a necessidade que controlarmos a nossa vida, para não termos problemas, já na 5 vimos que alem desse controle, temos de controlar aqueles defeitos que já fazem parte da nossa vida, e agora a lição 6 trata sobre a “influencia”, não no sentido de sermos influenciados, mas a influência que exercemos quanto a outra pessoas.
Na sociedade humana é natural que alguns tenham a tendência a ser influenciado por outros, são pessoas que tem uma tendência a ser liderado, porem algumas pessoas possui um instinto natural de liderar, são essas pessoas que exercem sobre os outros uma influência.

Mas o que é influencia?
Segundo o dicionário significa: Ação que uma pessoa ou coisa exerce sobre outra.
Entusiasmo, animação: Prestígio, crédito: Ascendência, predomínio, poder:
Dentro do contexto da vida do adolescente  se entende que logo mais o adolescente vai se tornar uma pessoa adulta a qual exercerá alguma espécie de influência sobre os outros, quer seja boa ou ruim. 
O objetivo de estudarmos essa matéria é para que o adolescente se decida a ser uma boa influência, em casa quanto os seus irmão mais novos, na escola entre os colegas de classe; em toda a sua maneira de viver. Observe o que o apostolo Paulo aconselha ao jovem Timóteo:

Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza. (1Tm 4:12)

Quando Paulo diz pra ser o exemplo, também estava dizendo que ele deveria ser um ponto de referencia aos demais irmãos.
Quando se trata de influência sempre há pessoas que seguem o exemplo, mesmo os ruis.

I- A escolha das amizades
É evidente que antes que o adolescente se torne uma pessoa de influencia, por vezes é influenciado, e sem duvida alguma que o que mais pode influenciar é um amigo.
Isto porque o ser humano se relaciona por meios de amizades, amizades  muitas
vezes se tornam fortíssimas, as quais tem um grande poder de influenciar, mas é ai
justamente que podem começar os problemas para o pré-adolescente;
A escolha do amigo é algo muito importante, porque existem pessoas que se passam por amigos, mas a intenção é má, e sua amizade só trás más influencias. Alguns são o chamados “amigo urso” e outros

Segundo o dicionário é o mesmo que amigo falso, hipócrita, infiel, mais conhecido como amigo da onça. Não é difícil encontrarmos pessoas no mundo que fingem ser amigos umas das outras apenas por interesse pessoal, ou para alcançar algumas vantagens. Essa amizade é falsa e prejudicial. Neste sentido o trecho bíblico é certo.
Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. (1Co 15.33)

Quando temos, sem saber, um amigo urso, ate as suas palavras podem fazer  mal, pois não há bons conselhos, mas sim palavras e conselhos que levam a ruína.
Em contraste a este tipo de amigo, temos o “amigo irmão”.
Este tipifica o amigo sincero, leal, honesto, que esta sempre pronto a dar apoio, dar bons
conselhos e influenciar para o que for bom e correto.

II- Um pouco da historia
Após a morte de Josué  e dos anciãos, veio uma situação anárquica, em que não havia obediência aos mandamentos divinos (Jz 2.12-15). E em conseqüência disso certas pessoas foram escolhidas por intervenção divina, para governarem a nação como juízes ou libertadores. Não tinham poder de fazer novas leis, mas somente o de julgarem em conformidade com a lei de Moisés.
Havia neles, também o poder executivo, embora a sua jurisdição se estendesse somente algumas vezes a certa parte do país,esta forma de governo durou desde a morte de Josué até à escolha de Saul para ser rei, compreendendo um espaço de 460 anos.

Na história dos israelitas sucedeu o governo teocrático (Juizes). A monarquia, foi uma concessão de Deus (1Sm 8.7;12.12), correspondendo a um desejo da parte do povo.
Esse desejo, que já havia sido manifestado numa proposta a Gideão (Jz 8.22,23), e na escolha de Abimeleque para rei de Siquém (Jz 9.6), equivale à rejeição da teocracia (1Sm 8.7), visto como o Senhor era o verdadeiro rei da nação (1Sm 8.7; Is 33.22).

A própria terra era conservada, como sendo propriedade divina (Lv 25.23). A monarquia constituída era hereditária, embora a sucessão não fosse necessariamente pela linha dos primogênitos. Quando a coroa era colocada na cabeça do rei, ele formava então um pacto com os seus súditos no sentido de governá-los com justiça (2Sm 5.3; 1Cr 11.3), comprometendo-se os nobres a prestar obediência; e confirmavam a sua palavra com um beijo de homenagem (1Sm 10.1). No total o povo israelita foi governado por cerca de 46 reis, que exerceram influência direta sobre o povo, muitos se tornaram ímpios e pecadores, poucos foram justos e portadores de boa influência. Entre os justos temos como exemplos os reis Josias e Ezequias.
III- Reis bons e reis maus
Como mencionamos no tópico anterior, o povo de Israel era governado por juízes, porem o povo pediu para que eles também tivessem um rei como as demais nações, quando o povo diz isso ao ultimo juiz Samuel, este fica triste porem o Senhor lhe diz que eles não estavam rejeitando a Samuel, mas sim a Ele, pois os juízes eram guiados pelo Senhor, de fato o Senhor era o rei, porem pedindo um rei, o povo passaria a ter um governo humano.

A partir daí , durante muitos anos se viu um sucessão de fracassos e problemas, pois estes reis deveriam exercer  uma boa influência sob o povo de Deus, porem o que ocorreu foi que muitos se desviaram do Senhor e exerceram um péssima influencia entre o povo.
Por fim o resultado foi a destruição do povo, sempre que havia um rei justo, Deus consentia que houvesse paz e prosperidade. Abaixo descreverei a listagem dos reis:

Os reis antes da divisão:
1- Saul -  1Sm 10.1
2- Davi  -2Sm 2.1
3- Salomão - 1Rs 1.39

Depois da divisão

Reis de Judá:
1- Reoboão -1Rs 11.43
2- Abias -1Rs 14.31
3- Asa -1Rs 15.8
4- Josafá -1Rs 15.24
5- Jeorão -2Cr 21.1
6- Acazias  -2Rs 8.25
7- Atalias (rainha)  -2Rs 8.26
8- Joás- 2Rs 11.2
9- Amazias -2Rs 14.1
10- Uzias ou Azarias - 2Rs 14.21
11- Jotão  -2Rs 15.5
12- Acaz  -2Rs 15.38
13- Ezequias  -2Rs 16.20
14- Manasses - 2Rs 21.1
15- Amon- 2Rs 21.19
16- Josias -1Rs 13.2
17- Joacaz ou Salum -2Rs 23.30
18- Joaquim-  2Rs 23.34
19- Jeoaquim ou Jeconias  -2Rs 24.6
20- Zedequias ou Matanias -2 Rs 24.17
 
 Reis de Israel:
1- Jeroboão I -  1Rs 11.28
2- Nadabe  - 1Rs 14.20
3- Baasa  -1Rs 15.16
4- Elá -1Rs 16.8
5- Zinri - 1Rs 16.15
6- Onri  -1Rs 16.16
7- Acabe -1Rs 16.29
8- Acazias- 1Rs 22.40
9- Jeorão ou Jorão -2Rs 1.17
10- Jeú  - 1Rs 19.16
11- Joacaz -2Rs 10.35
12- Joás  --2Rs 13.10
13- Jeroboão II - 2Rs 14.23
14- Zacarias -2Rs 14.29
15- Salum -2Rs 15.10
16- Manaém -2Rs 15.14
17- Pelias - 2Rs 15.23
18- Peca -2Rs 15.25
19- Oséias- 2Rs 15.30

De todos esses reis podemos ter como exemplo de boa influência sobre o povo, Josias e Ezequias:

a) Josias
Amou a Deus de todo o seu coração; restaurou o Templo; encontrou o rolo perdido da Lei, prometeu obedecê-lo; supervisionou pessoalmente a destruição dos altares aos ídolos, reinstalou os sacerdotes de Deus; celebrou a Páscoa com muito zelo, mas do que qualquer outro rei.
Em conseqüência destas atitudes, ele foi amado pelo povo.

b) Ezequias
Foi dedicado seguidor de Deus, limpou o Templo e reabriu as sua portas; reinstalou os sacerdotes e seus deveres, organizou uma orquestra para ajudar na adoração a Deus; destruiu os ídolos.


Conclusão
Que cada adolescente tenha consciência de que quando adulto as suas ações e atitudes vão ser seguidas por alguém, e essas atitudes se tornaram uma influência ,que pode ser boa ou ruim.
 Que sejamos como os reis justo de Israel, que suas atitudes foram seguidas pelo povo, pois viam neles dedicação e zelo pela obra do Senhor.

Que Deus abençoe a todos.
  
Colaboração para o Portal Escola Dominical- Profº  Jair César Silva Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário