quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

LIÇÃO 9 – NÃO SOU REBELDE

Texto bíblico   Jn 1.1-7
E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.
E Jonas se levantou para fugir de diante da face do SENHOR para Társis; e, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, de diante da face do SENHOR.
Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava para quebrar-se.
Então, temeram os marinheiros, e clamava cada um ao seu deus, e lançavam no mar as fazendas que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu aos lugares do porão, e se deitou, e dormia um profundo sono.

E o mestre do navio chegou-se a ele e disse-lhe: Que tens, dormente? Levanta-te, invoca o teu Deus; talvez assim Deus se lembre de nós para que não pereçamos.
E dizia cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.

O texto descrito acima, nos fala acerca de Jonas, um profeta comissionado por Deus para realizar uma importante obra, levar uma mensagem de Deus.
Porem tomando razões pessoais o profeta não obedece a Deus, ou seja, é rebelde ao mandado do Senhor.

Porem Deus tinha urgência de que a sua mensagem fosse entregue, por isso providenciou um meio que levasse Jonas a cumprir a sua vontade.

A historia do profeta nos deixa uma serie de lições, no que diz respeito ao amor ao próximo, mesmo que sejam nossos inimigos, de igual modo nos mostra as conseqüências de quando não obedecemos a Deus.

Introdução
Estaremos estudando nesta lição o tema rebelião e suas conseqüências. Embora sejamos servos de Deus, temos o livre arbítrio de escolher fazermos ou não a sua vontade.
A lição nos fala acerca de Jonas, um profeta que não obedeceu a Deus, ao contrario, foi rebelde ao mandado do Senhor.

O resultado foi desastroso para ele e para os que estavam a sua volta, pois embora não tivessem parte na sua desobediência; as conseqüências negativas os atingiram.
A historia de Jonas nos deixa uma série de lições.

I- Confiando uma missão especial
A nossa lição trata do tema rebelião, mas o que é rebelião?
Segundo dicionário o rebelde é uma é uma pessoa que:
Que se rebela contra a autoridade constituída; insurgente, revoltoso.
Teimoso, obstinado; indisciplinado: Indomável, indomesticável, bravo, bravio: Difícil, árduo, rebarbativo.
Logo podemos concluir que rebelião é o ato do  rebelde, revolta, oposição, resistência. Teimosia, obstinação, birra. 

A bíblia nos mostra vários exemplos de pessoas que foram rebeldes a vontade de Deus, Jonas é um exemplo disto.

Mas quem era Jonas?
O nome de Jonas significa “pomba” ou “pombo”. Quanto ao caráter, ele é representado como obstinado, irritado, mal-humorado, impaciente e por seu hábito de viver somente com seu clã. Politicamente, é obvio que ele era um amante leal de Israel e um patriota comprometido. Religiosamente, ele professava um temor ao Senhor como Deus do céu, o Criador do mar e da terra. Mas sua primeira desobediência intencional, sua posterior re relutante obediência e a sua ira sobre a extensão de misericórdia aos ninivitas revelam óbvias incoerência na aplicação da sua fé.

Como indicado em 2Rs 14.25, Jonas era filho de Amitai e um nativo de Gate-Hefer, um vilarejo situado a 5 Km em direção ao nordeste de Nazaré, dentro das fronteiras tribais de Zebulom. Profetizando durante o reinado de Jeroboão II e precedendo imediatamente Amós, ele foi um forte nacionalista que estava completamente consciente da destruição que os assírios haviam feito em Israel através dos anos. Jonas achou difícil aceitar o fato de que Deus pudesse oferecer misericórdia a Nínive da Assíria, uma vez que seus habitantes mereciam um julgamento severo.
Ele foi o único profeta mandado para pregar aos gentios. Elias foi mandado para Sarepta para morar lá durante uma temporada (1Rs 17.8-10), e Eliseu viajou a Damasco (2Rs 8.7), mas somente a Jonas é que foi dada uma mensagem de arrependimento e misericórdia, para pregar diretamente a uma cidade gentia. Sua relutância em ir pregar estava baseada num desejo de ver seu declínio culminar numa completa perda de poder. Também ele temeu que Deus pudesse mostrar misericórdia , deste modo oferecendo aos assírios a oportunidade de molestar Israel.

O livro de Jonas, embora tenha sido colocado entre os profetas no cânon, é diferente do outros livros proféticos, pois ele não tem uma profecia que não contenha uma mensagem; a história é a mensagem. A história recorda um dos mais profundo conceitos teológicos encontrados no AT. Deus ama todas as pessoas e deseja compartilhar seu perdão e misericórdia com elas.
Os assírios pagãos, inimigos de Israel de longa data, eram uma força dominante entre os antigos de aproximadamente 885 a 665 aC. Relatos do AT descrevem seus saques contra Israel e Judá, onde eles destruíram a zona rural e levaram muitos cativos.

II- Fugindo do compromisso

"E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.

Esta era a vontade de Deus para Jonas, porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis.

E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR"

Deus comissionou Jonas para que levasse uma mensagem de arrependimento a Nínive
A cidade de Nínive era a capital do império assírio e, naquele tempo, seus exércitos ameaçavam Israel. Os guerreiros assírios eram considerados os mais sanguinários e brutais e gostavam de inventar novas formas de torturar os prisioneiros.
Freqüentemente, arrancavam a pele das pessoas ou as erguiam no ar espetadas no peito por uma grande lança. Talvez, pelo fato de conhecer a crueldade dos assírios, Jonas tenha relutado, pois seu próprio povo já tinha sofrido muito nas mãos deles.

Jonas fez o que muitos homens fizeram, discordando do chamado de Deus.  Assim, Jonas tentou fugir de Deus! Observe que ele desceu até a cidade portuária de Jope, para dali fugir para Tarsis - o destino mais remoto para onde ele poderia ir.
Naqueles dias a viagem para Tarsis durava meses.

É interessante observar quantas vezes encontramos na Bíblia a expressão que "alguém desceu para algum lugar" - quando está vivendo fora da vontade de Deus, ou seja esta sendo rebelde.
"Descer ao Egito" é mencionado diversas vezes, pois o Egito é uma figura do mundo. Sansão desceu a Timna, etc.

Os homens fogem de Deus por diversas razões: medo, fama, fortuna, fraqueza e, algumas vezes, por pura tolice - mas nunca fé! Jonas fugiu por causa do ódio pessoal contra aqueles a quem tinha sido enviado. Ele sabia que, se o povo de Nínive ouvisse a mensagem e se arrependesse, Deus os perdoaria e pouparia da destruição.

III- Não vai de navio? Vai de peixe!
Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava para quebrar-se.

Tendo decidido não obedecer a ordem de Deus, Jonas entra em um navio rumo a cidade de Tarsis, que ficava em direção contraria a Nínive, a qual despreocupado desce para o porão para dormir. Mas Jonas não contava de que Deus estava vendo tudo, assim providenciou um meio para que a sua vontade fosse cumprida.

Mas o Senhor lançou sobre o mar um forte vento, e fez no mar uma grande tempestade,
 os marinheiros cheios de medo clamavam cada um ao seu deus..." (v.5).
eram conhecedores e experimentados no mar, sabem que a situação é perigosa. A sensação de medo os domina. A morte está às portas e por isso eles "clamavam cada um ao seu deus". Estes homens são pagãos e apegados a várias divindades. Contudo, enquanto eles dirigem suas preces aos seus deuses, Jonas dormia profundamente.

Os marinheiros sabiam que havia algo naquela tempestade, além de um fenômeno natural. Havia algo maior ali e por isso eles resolveram "Lançar sortes, para saberem por causa de que lhes sobreveio aquele mal"
A sorte é lançada, "e a sorte caiu sobre Jonas".  Descobriram que o homem de Deus era a causa da desgraça. A desobediência de Jonas estava atraindo maldição sobre todo o grupo.
Precisamos aprender esta lição: As pessoas que desobedecem a Deus, não criam problemas apenas para si. Infelizmente acabam colocando os outros em suas enrascadas também. Homem de Deus em fuga leva problemas onde quer que vai.

Assim, Jonas assume o fato de que ele era o causa da tragédia e assim é lançado ao mar, mas Deus não desiste do profeta fujão e ordenou que "um grande peixe engolisse a Jonas"
A Bíblia não declara especificamente qual peixe, mas provavelmente era um grande baleia.

Existe o registro de uma baleia que destruiu um pequeno barco de onde os pescadores estavam tentando atingi-la com um arpão, mas que foi pega horas depois.
Pelo menos um dos homens estava desaparecido do barco que fora atingido, e era tido como morto afogado. Mas quando abriram a barriga da baleia, lá estava o marinheiro desaparecido!

Ele estava todo branco, devido aos ácidos no estômago da baleia e ficou insano por vários dias, mas estava vivo e posteriormente recuperou os sentidos!
Esse é um incidente interessante e mostra que um homem pode sobreviver por um certo tempo dentro do ventre de uma criatura marinha.

Jonas não quis ir de modo tranqüilo e sossegado pra Ninive, teve de ir de uma outra forma, no ventre da Baleia.

IV- O arrependimento
Jonas não queria pregar em Nínive, porque não desejava a salvação dos ninivitas, ao contrario disto, desejava que eles fossem destruídos.
Após o peixe lançar Jonas na praia Deus ordena novamente que ele leve a mensagem, ele vai porem sem nenhuma vontade.

Porque mesmo depois de pregar ele se assentar perto da cidade esperando que Deus a destruísse. Porém, os ninivitas se arrependeram, assim Deus poupa a cidade da destruição.

Porquanto assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o será também para esta geração.(Lc 11:30 – ARC)

Quando eu leio esse trecho do evangelho, um detalhe me chama muita atenção. Apesar de ser Jonas o profeta do povo de Deus e ser anunciado que é um sinal dele que Jesus dará, é o povo de Nínive quem se levantará para julgar aquela geração de judeus (Lc. 11. 32), porque se converteu diante da pregação do profeta.

Os ninivitas nos levam a entender o valor da graça e da fé em Deus, alcançadas através de um genuíno arrependimento.

Conclusão
Foram os preconceitos de Jonas que o levaram a fugir da missão que Deus lhe havia ordenado.
·         Preconceitos políticos: pois os ninivitas eram velhos inimigos de seu povo.
·         Preconceitos raciais:os ninivitas eram gentios e não pertenciam ao povo escolhido.
·         Preconceitos religiosos:um povo tão perverso, tão mau, tão grosseiro, não podia nem devia ser perdoado.

Quantos hoje não são como Jonas, quantas vezes os nossos preconceitos nos impedem de sermos úteis a Deus. Quantas vezes os nossos preconceitos sufocam o amor às pessoas; aniquila nossa compaixão; obscurece nossa visão.

Deus nos auxilie a vencer esses sentimentos que o desagradam , e a servi-Lo com amor e inteireza de coração.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof.  Jair Cesar S. Oliveira.
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário