sábado, 15 de fevereiro de 2014

LIÇÃO 7 - VOCÊ TEM O SEU VALOR

Texto bíblico    Jz 6.11,12,14-18
Então, o Anjo do SENHOR veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.
Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, varão valoroso.
Então, o SENHOR olhou para ele e disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?
E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.
E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás os midianitas como se fossem um só homem.
E ele lhe disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és o que comigo falas.
Rogo-te que daqui te não apartes, até que eu venha a ti, e traga o {ou a minha oferta} meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes.
O texto mencionado acima  se trata do inicio da historia de Gideão, um juiz de Israel.
Após o período da conquista da terra prometida por Josué, o povo de Israel  passou a ser “governado” por Juizes, ou seja, eram homens levantados  por Deus; com o objetivo de julgar, guiar o povo.

E muitas vezes libertar, pois quando o povo pecava e abandonava a Deus, o Senhor permitia que  fosse entregue nas mãos de seus inimigos. A historia de Gideão  ocorre em um momento como este, pois o povo havia  feito o que era mal aos olhos de Deus,e por um período de sete anos foram entregues na mãos dos Midianitas.

Israel sofria ataques de seus inimigos, esta é a razão que Gideão estava malhando trigo em um lagar, lagar é um local de espremer uvas e não malhar trigo. Gideão estava trabalhando escondido, pois os seus inimigos vinham e tomavam dos israelitas os bens que eles produziam.

Os juizes se estabeleciam assim; eram levantados em período de crise como este. Assim também foi com Gideão, o Senhor lhe apareceu e o convocou para libertar o povo da mão dos midianitas.

É a partir da resposta de Gideão ao Senhor, que temos o tema da nossa lição; O Senhor exaltou o valor que Gideão possuía, porem ele julgava ser de nenhuma importância.

Esta passagem bíblica nos deixa varias lições entre elas o fato de muitas vezes não entendemos o porque nos sucede algo ruim.
Quando o Senhor lhe disse que era contigo, Gideão logo lhe responde : se o Senhor é conosco porque nos sobreveio este mal?
Ele ignorava que aquele mal lhes sobreveio justamente porque Israel havia pecado contra Deus


Introdução
O assunto abordado na lição de hoje é a respeito do valor que temos como seres humanos, dotados de capacitações dadas por Deus, e que muitas vezes deixamos de usar, principalmente em sua obra.

O texto para base é a passagem de Gideão, onde este  jovem estava trabalhando escondido de seus inimigos. É neste momento que Deus lhe aparece e lhe fala acerca do seu valor.
É claro que ao analisarmos o texto como fizemos no tópico anterior; veremos que existiam razões do povo chegar a este ponto, ou seja, ser dominado pelos inimigos, mas não é o assunto abordado na lição, embora podemos tirar lições desta passagem, o foco está justamente no complexo de inferioridade que muitas pessoas tem.

Com Gideão foi assim; quando Deus lhe chama de varão valoroso ele logo contradiz:
Então, o Senhor olhou para ele e disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?
E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.( Jz 6:14,15)

Podemos concluir que Gideão desconhecia a própria força que possuía. É evidente que Deus é quem dá a todos força, dons e capacidade para os homens executarem muitas obras, mas o Senhor escolhe, chama a partir de habilidade e aptidões naturais que temos, Assim também foi com Gideão, ao chamá-lo para ser o libertador de Israel, Deus sabia do valor que Gideão possuía como um servo de Deus.

O que aconteceu com Gideão é o mesmo que ocorre com muitas pessoas e adolescentes nos dias atuais, por se acharem inferiores acabam por vezes deixando de fazer ou viver de forma plena conforme deveria ser. Muitas pessoas se tornam complexadas.


I- Usando as diferenças
Mas o que é complexo de inferioridade?

Nos campos da psicologia e da psicanálise, é um sentimento de que se é inferior a outrem, de alguma forma. Tal sentimento pode emergir de uma inferioridade imaginada por parte da pessoa afligida. É freqüentemente inconsciente, e pensa-se que leva os indivíduos atingidos à supercompensação, o que resulta em realizações espetaculares, comportamento anti-social, ou ambos. Diferentemente de um sentimento normal de inferioridade, que pode atuar como um incentivo para o progresso pessoal, um complexo de inferioridade é um estágio avançado de desalento, freqüentemente resultando numa fuga das dificuldades.

Os trabalhos pioneiros neste campo foram realizados por Alfred Adler (1917),
A psicologia adleriana clássica faz uma distinção entre os sentimentos de inferioridade primário e secundário.
a) primario:
Diz-se que um sentimento de inferioridade primário está enraizado na experiência original de fraqueza, desamparo e dependência experimentadas por uma criança pequena. Ela pode ser intensificada por comparações com outros irmãos e adultos.

b)secundario:
Um sentimento de inferioridade secundário relaciona-se às experiências de um adulto em atingir um objetivo final inconsciente, fictício, de segurança e sucesso subjetivos para compensar-se por sentimentos de inferioridade.

Causas
A psicologia admite algumas razões que provocam sentimento de inferioridade:

1.      Por nascimento– todo ser humano nasce com sentimentos de inferioridade porque quando de seu nascimento, é dependente do que para ele são super-humanos ao seu redor;

2.      Atitudes dos pais– 1-comentários negativos e avaliações de comportamento que enfatizem erros e lapsos determinam a atitudes de crianças até os seis anos de idade; 2-comparação que os pais fazem dos seus filhos com outras pessoas, geralmente, enfatizando que seus filhos são errados, enquanto que os outros são certos em determinada coisa;

3.      Defeitos físicos– tais como ser manco, características faciais desproporcionais, defeitos da fala e visão defeituosa causam reações emocionais e se conectam a experiências desagradáveis anteriores;

4.      Limitações mentais – provoca sentimentos de inferioridade quando comparações desfavoráveis são feitas com as realizações superiores de outrem, e quando performance satisfatória é esperada, mesmo quando as instruções não possam ser compreendidas;

5.      Desvantagens sociais– família, raça, sexo ou status econômico.

Manifestação
Este sentimento pode se manifestar das seguintes formas:
1.      Recuo – desistência de contatos sociais; desalento total
2.      Agressão – busca excessiva de atenção, crítica alheia, obediência excessivamente obsequiosa e preocupação.
Decerto que tanto o complexo de inferioridade, como o inverso (superioridade) são disturbios psicologicos que o homem sofreu após a entrada do pecado no mundo. Sendo assim, necessario que busquemos a posição correta.

Gideão se considerava o menor, sem importancia, e ate´se questionou “ com que livrarei Israel?” mas para Deus, que o conhecia por dentro, sabia que ele era um homem  valoroso, e tinha condições de realizar tão grande obra.


II- Você tem Valor
É certo que; alem dos processos psicológicos  naturais  que sofremos, temos a oposição maligna, que batalha no sentido de tanto jovens como adultos se sentirem inferiorizados.
Gideão por se sentir assim, não tomava a iniciativa se fazer algo para mudar a situação de seu povo. O mesmo se dá hoje, se as pessoas se sentirem assim, jamais utilizaram as habilidades e talentos dadas por Deus, para que vivêssemos bem e realizarmos a sua obra.

A Bíblia alem da passagem de Gideão,  nos mostra que temos o nosso valor, o salmista declara:
Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem,
para que o visites? (Sl 8:4)

por toda a bíblia vemos a forma maravilhosa como Deus trabalha em favor do ser humano, isto porque o homem tem um valor extraordinário para Deus, por esta mesma razão é chamado da coroa da Criação de Deus.
Portanto não permitemos que nosso coração seja assolado por tal sentimento.

Podemos usar algumas dicas para evitar o complexo de Inferioridade
• Compreenda que você é amado por Deus.
• Aceite-se como é.
• Não se conforme com as situações e tome atitude para mudá-las.
• Busque entendimento na Bíblia e faça dela uma arma para os momentos de fraqueza.
• Crie vínculos e círculos de amizades. Estas serão aquelas com as quais você poderá conversar e desabafar nos momentos de crise.
• Peça ajuda, sempre.

Alguns versículos na Bíblia sobre o complexo de inferioridade:
“Ninguém despreze a sua mocidade, mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza” (1 Tm 4:12).

“Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno” (1 Jo 2:14).


Varão valoroso
Da mesma forma como Gideão foi chamado de varão valoroso, Deus também deseja que sejamos valorosos assim como Gideão, ainda mais se tratando dos adolescentes, pois Gideão ainda era jovem quando ocorreu a chamada de Deus.
 Nos fatos descritos em Juízes  encontramos os passos dados por Gideão e que nós precisamos também percorrer para tornar-nos um “varão valoroso”

            1º passo: Reconhecer Quem Somos Para Deus. 
No queixume de Gideão no v. 13, ele afirma que duvidava de que realmente fosse especial para Deus (... se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio?). 
Um varão valoroso de Deus é alguém que descobriu o amor de Deus.  Ele sabe que Deus é pelo Seu povo e que nada pode anular o amor dEle (Rm 8:31-39, Dn 3 e 9:20).

             2º passo: Descobrir que Deus faz maravilhas. 
Para Gideão, assim como para muitos “crentes derrotados”, as maravilhas do Senhor se restringiram aos tempos de Moisés (... e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais contaram? v. 13).  O varão valoroso é alguém que crê como Davi no Salmo 40:5  Muitas são, ó Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco.

            3º passo:  Entender que Deus é Justo e Misericordioso.
 O prazer de Deus é em abençoar seu povo.  Porém, nada Ele pode fazer quando este povo prefere percorrer o caminho da desobediência.  Gideão ainda não entendia que todo o mal que pairava sobre seu povo era reflexo da apostasia (o Senhor nos desamparou e nos entregou na mão de Midiã). 
O capítulo 1 de Juízes conta que as tribos de Israel foram desobedientes e o capítulo 2 contém a Palavra do Senhor prevendo as conseqüências sobre o povo.  Deus espera que Seu povo escolha serví-lo (Dt 30:19).

            4º passo:  Cortar todo e qualquer vínculo com o Diabo.
A primeira tarefa que o Senhor determinou a Gideão foi de derrubar o altar a Baal e o ídolo de Asera, aos quais a família dele estava ligada .  A ordem foi obedecida e no lugar onde o inimigo das nossas almas era servido, Gideão erigiu um altar ao Senhor.  Este episódio fez com que os asbiezritas apelidassem Gideão de “Jerubaal” (“Baal contenda”).  Para ser um varão valoroso de Deus é preciso quebrar toda e qualquer ligação com o inimigo.  É preciso restaurar o altar de Deus em sua vida.


III- Gideão e seus 300
Depois da morte de Josué, o povo de Israel passou por mais de três séculos nos quais "não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto" (Jz 17:6; 21:25). Durante esse período, se repetia várias vezes o mesmo ciclo:
1- O povo obedecia a Deus por algum tempo e, depois, afastou-se dele.
2- Como alerta ao povo rebelde, Deus permitia que um inimigo o oprimisse.
3- Quando o povo se arrependia e pedia libertação,
4- Deus mandava juízes para livrá-lo das mãos dos inimigos.
5- Povo resgatado servia ao Senhor durante o resto daquela geração, assim começando, de novo, o ciclo.
 Gideão foi o quinto dos juízes ou libertadores, apresentado em Juízes, capítulos 6, 7 e 8. Da vida dele, podemos aproveitar muitas lições valiosas.
Gideão também conhecido por Jerub-Baal, é um juiz que aparece no livro de Juízes. Ele também é mencionado nas Epístola aos Hebreus como um exemplo de homem de fé. Ele é filho de Joás, abiezrita da tribo de Manassés. O nome Gideão significa "destruidor", "guerreiro poderoso" ou "lenhador". Ele foi o quinto juiz de Israel, segundo a Bíblia.

Gideão foi o juiz que libertou os filhos de Israel dos midianitas. Os midianitas eram povos nômades árabes dos desertos da Síria e da Arábia.Esse povo oprimia israel roubando suas colheitas e também seus animais .Eles tinham invadido a parte central da Palestina. Em um de seus ataques eles mataram os irmãos de Gideão, em Tabor. Foi então que Gideão recebeu uma experiência com Deus, onde o Anjo do Senhor o chamou, para fazer dele o libertador de Israel.

Os midianitas oprimiram os israelitas por sete anos. Eles subiam cada ano e tomavam os produtos alimentícios dos campos e todos os animais dos hebreus. Para sobreviver, os israelitas escondiam alimentos do inimigo. Gideão estava preparando comida para escondê-la quando o Anjo do Senhor apareceu. Gideão de imediato não entendeu a razão de ser chamado varão valoroso, porem após pedir a confirmação de Deus, seguiu sua intruções.
E quando chegou o dia da grande batalha Gideão conduziu seu exército de 32.000 israelitas para o campo de conflito contra 135.000 midianitas. Sua desvantagem militar era de 4 contra 1! Deus não deixou Gideão entrar na batalha com este número de soldados. Em duas etapas, ele diminuiu a força militar de Israel.
Primeiro, 22.000 voltaram para casa, e os midianitas ficaram com uma vantagem de
13,5 contra 1. Na segunda etapa, Deus mandou embora mais 9.700 israelitas, deixando Gideão com apenas 300 soldados. Para vencer o inimigo, cada soldado israelita teria que vencer 450 do inimigo!
Deus, na sua perfeita sabedoria, tinha um propósito bem definido nesta redução das forças militares de Israel. Ele mandou seu exército à batalha com uma desvantagem tão grande que ninguém poderia dizer: "A minha própria mão me livrou"(Jz 7:2).
Usando uma estratégia que não fez nenhum sentido, em termos militares, a pequena banda de israelitas venceu o exército dos midianitas.


Conclusão
A força verdadeira do servo do Senhor não vem de si mesmo, e sim de Deus. Ninguém é forte o bastante para resolver seus próprios problemas sozinho, especialmente quando falamos sobre nosso problema principal: o pecado. Dependemos de Deus e de sua graça (Ef 2:8-9). Paulo disse: "tudo posso naquele que me fortalece" (Fp 4:13).
 Gideão será lembrado eternamente como exemplo de fé (veja Hebreus 11:32). A grandeza desse homem não se encontra na sua força física, nem na sua inteligência, nem na sua auto-confiança.
A Bíblia não comenta sobre sua aparência física nem sobre seu jeito de falar. Gideão se destacou na História, não por ser um grande homem, mas por ter um grande Deus. Deus é capaz de transformar os fracos, complexados, os tímidos e os abatidos em  grandes jovens e homens de Deus, varão valoroso.
 Que Deus vos abençoe.
Colaboração para Portal Escola Dominical - Profº Jair César Silva Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário