quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

LIÇÃO 9 – UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO

(Êx 25.1-9)
INTRODUÇÃO
Durante os anos de peregrinação no deserto, o povo de Israel necessitava de um local para adoração e ofertas de sacrifício ao Senhor. Então, o próprio Deus ordenou que Moisés recolhesse as ofertas para a construção do Tabernáculo, e deu-lhe o modelo para que o templo móvel fosse construído (Êx 25.1-40.38). Nesta lição, veremos a definição de Tabernáculo, os propósitos para a construção do mesmo e os utensílios que haviam nele.

I – DEFINIÇÃO DA PALAVRA TABERNÁCULO
Os nomes dados à estrutura comumente denominada de Tabernáculo são muitos. Foi chamada de “tenda” (Êx 26.36), referindo-se geralmente à cobertura exterior; a “tenda da congregação”(Êx 27.21), onde Deus se encontrava com o Seu povo; a “tenda do testemunho” (Êx 25.16), porque nela estava a Arca da Aliança, onde continha as tábuas da Lei, a vara de Arão e uma botija com o maná (Hb 9.4); a “habitação” “habitação de Jeová” (Nm 16.9); ou “habitação do testemunho” (Êx 38.21); e “o santuário” ou “lugar santo” (Êx 25.8). Os nomes “casa” ou“templo” (I Sm 1.9; 3.3) também são usados, mas referem-se a uma condição mais simples do Tabernáculo. O termo “tabernáculo” vem do latim “tabernaculum”, que significa “tenda”. O Aurélio define como “templo em forma de tenda, transportável”. Já o Dicionário Teológico define como “Santuário portátil onde os hebreus, durante a peregrinação no deserto, rendiam culto a Deus” (ANDRADE, 2006, p. 337). No hebraico, os dois termos principais para tabernáculo são bayth que significa “uma casa” (Êx 23.19; 34.26; Js 6.24; 9.23; Jz 18.31; 20.18) e miqdashque quer dizer “um local sagrado” (Lv 12.4; Nm 3.38; 4.12). Como era uma tenda portátil, os israelitas carregaram-na nos 40 anos de peregrinação no deserto e durante seus anos na Terra Prometida até que Salomão construiu o primeiro Templo.
II – OS PROPÓSITOS DIVINOS PARA O TABERNÁCULO
Deus ordenou que Moisés recolhesse as ofertas entre o povo (Êx 25.1-7) a fim de que construíssem o Tabernáculo “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles” (Êx 25.8). O modelo desta casa, e os artefatos que deveria possuir, foi revelado a Moisés no monte (Êx 25.9). Para trabalhar na elaboração desse projeto, Deus habilitou pelo seu Espírito a Bezalel, da tribo de Judá, e a Aoliabe, da tribo de Dã (Êx 31.1,6). A construção do Tabernáculo tinha diversos propósitos, como veremos a seguir:

PROPÓSITOS DIVINOS

REFERÊNCIAS BÍBLICAS

Lugar onde Deus se encontra com o homem
E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a Arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel” (Êx 25.22).

Lugar onde Deus se revela ao homem
“E ali virei aos filhos de Israel, para que por minha glória sejamsantificados” (Êx 29.43).

Lugar onde Deus habita com o homem
“E me farão um santuário, e habitarei no meio deles” (Êx 25.8).

Lugar onde Deus fala com o homem
“E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a Arca do Testemunho),tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel” (Êx 25.22).

Lugar onde Deus recebe o homem
“Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor” (Lv 1.4).

Lugar onde Deus perdoa o homem
“E fará a este novilho, como fez ao novilho da expiação; assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará propiciação, e lhes será perdoado o pecado” (Lv 4.20).

Lugar onde Deus recebe a oferta do homem
“A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de Abibe; porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça vazio perante mim” (Êx 23.15).



III – OS UTENSÍLIOS DO TABERNÁCULO
O tabernáculo tinha três divisões principais: (1) O Átrio, o primeiro compartimento do Tabernáculo, onde estava o altar dos holocaustos e a pia de bronze; (2) O Lugar Santo, que era a primeira divisão da tenda, onde estavam três peças: o candelabro, a mesa com os pães e o altar de incenso; e (3) O Lugar Santo dos Santos, que era a segunda divisão da tenda, onde estava a Arca da Aliança. Ao todo eram seis peças muito valiosas e belas. Destacaremos cada um delas:



 Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário