sexta-feira, 11 de abril de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 02 - O TRIGO E O JOIO (PRÉ-ADOLESCENTES)



,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 02. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem sobre o título da lição “O Trigo e o Joio”.

- Façam uma encenação da parábola do Joio e do Trigo. Para tanto, leiam o texto com os alunos, para que eles entendam a história.

“Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro”. Mateus 13:24-30
- Agora, vejam quem serão os personagens e o que vão fazer de acordo com o relato da parábola:
O dono do campo
Os servos do dono do campo
O inimigo
- É interessante adquirir trigo desidratado e de plástico, o primeiro para simbolizar o trigo e o segundo o joio. Vocês encontram nas lojas de ornamentação e flores.
- Depois, trabalhem o conteúdo da parábola e sua aplicação pessoal.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Tapando a Brecha”.
- Para finalizar, sugiro que vocês entreguem para os alunos um lanche feito do trigo(farinha de trigo) que pode ser um pedaço de bolo, um pãozinho, biscoito etc. Aproveitem e enfatizem que o trigo(a semente boa) nos proporciona coisas boas como estas que estamos comendo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Tapando a Brecha
Objetivo: 
Refletir sobre a vigilância.
Material:
Recursos humanos – os alunos.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo, deixando apenas 01 aluno de fora.
- Orientem para que o círculo esteja bem fechado, isto é, os alunos devem ficar bem próximos, para que não haja espaço para o inimigo penetrar no círculo.
- Orientem o aluno que está fora do círculo que ele será o “inimigo” e seu objetivo será o de penetrar no círculo, mas não precisa derrubar nem machucar ninguém.

- Depois, falem para os demais alunos quem é o “inimigo” e que ele vai procurar entrar no círculo, mas que eles devem resistir a estas investidas, mas tenham cuidado para não machucar o colega.
- Então, peçam para que comecem a atividade.
- Observem as tentativas do “inimigo” e a resistência dos alunos do círculo.
- Vocês podem fazer outras tentativas, trocando o “inimigo” por outro aluno que está no círculo.
- Pode haver dois resultados:
O inimigo não conseguir entrar no círculo
O inimigo conseguir entrar no círculo
Mas, qualquer que seja o resultado, falem sobre o joio semeado pelo inimigo, na Parábola do Trigo e do Joio, no momento em que os servos dormiram. Isto nos traz como alerta a importância de estarmos vigilantes aos ataques do inimigo.
Autoria da Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/03/dinamica-da-licao-02-o-trigo-e-o-joio.html#ixzz2ybN2lNzm

1 comentários:

Irmã Fernanda Lima disse...

Muito bom...farei com os meus alunos na ebd. Obrigada

Postar um comentário