sexta-feira, 18 de abril de 2014

LIÇÃO 03 – DONS DE REVELAÇÃO



(I Co 12.8,10; At 6.8-10; Dn 2.19-22)

INTRODUÇÃO
            Os Dons de Revelação são aqueles que manifestam a sabedoria de Deus: o dom da palavra da ciência, o dom da palavra da sabedoria e o dom de discernir os espíritos. Através desses dons o crente passa a conhecer coisas de forma sobrenatural; resolver problemas e também identificar a procedência das manifestações espirituais. Nesta lição veremos as definições, a importância e alguns exemplos da manifestação desses dons no seio da igreja.   
      
I – A MANIFESTAÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS
            No AT as revelações ocorridas diziam respeito a manifestações esporádicas, específicas e restritas a pessoas chamadas por Deus para cumprir determinadas missões, sendo sua natureza e manifestações diferentes do período neotestamentário (ISm 9.15,20; I Rs 3.16-28;14.1-6; II Rs 5.20-27; 6.9-12; I Co 12.1-11). Já no Novo Testamento, estas manifestações são universais, pois, na presente dispensação, a Igreja dispõe da presença permanente do Espírito Santo (I Co 6.19), bem como do batismo com o Espírito Santo (At 2.1-4; 10.42-46; 19.1-6) que é a plataforma para  a manifestação dos dons descritos em (I Co 12.1-11).

II - O DOM DA PALAVRA DE SABEDORIA

2.1 Definição.O dom da palavra da sabedoria (I Co 12.7,8) é a manifestação da sabedoria de Deus na vida do crente, capacitando-o a solucionar causas difíceis. “Trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação sobrenatural do Espírito Santo. Tal mensagem aplica a revelação da Palavra de Deus ou a sabedoria do Espírito Santo a uma situação ou problema específico (At 6.10; 15.13-22). Não se trata aqui da sabedoria comum de Deus, para o viver diário, que se obtém pelo diligente estudo e meditação nas coisas de Deus e na sua Palavra, e pela oração (Tg 1.5,6)” (STAMPS, 1995, p. 1756).

2.2 Importância. Todo servo de Deus necessita desse dom, principalmente aqueles que são chamados para liderança na Igreja, e, frequentemente estão aconselhando e resolvendo questões difíceis. É um dom altamente necessário no governo da igreja, administração, liderança e direção de qualquer um de seus departamentos e instituições. “Esse dom proporciona, pela operação do Espírito Santo, uma compreensão (cf. Ef 3.4) da profundidade da sabedoria de Deus, ensinando a aplicá-la, seja no trabalho seja nas decisões no serviço do Senhor, e a expô-la a outros, de modo a ser bem entendida” (BERGSTÉN apud RENOVATO, 2014, p. 23).

2.3 Exemplos de manifestações do dom da palavra da Sabedoria.

·         A sabedoria de Salomão ao solucionar a causa de duas mulheres que disputavam a mesma criança (I Rs 3.16-28);
·         A sabedoria de Jesus causava admiração a todos (Mt 13.54; Mc 6.2);
·         Jesus prometeu aos discípulos que o Espírito Santo lhes ensinaria o que falar diante dos líderes judeus (Lc 12.11,12); e, em outra ocasião, disse-lhes que ninguém poderia resisti-los e nem contradizê-los (Lc 21.14,15);
·         A sabedoria de Pedro e João diante do sinédrio chamou a atenção dos sacerdotes e saduceus (At 4.13);
·         No discurso de Estêvão, ninguém podia resistir “... à sabedoria, e ao espírito com que falava”(At 6.10);
·         No Concílio de Jerusalém, Tiago trouxe a solução de um problema que estava causando contenda entre judeus e gentios (At 15.1-29).

III – O DOM DA PALAVRA DA CIÊNCIA
           
3.1 Definição. O dom da palavra da ciência (I Co 12.8), também conhecido como dom da palavra do conhecimento, se manifesta na vida do crente trazendo o conhecimento de fatos e circunstâncias pelo Espírito Santo, que a pessoa não seria capaz de saber pelos métodos naturais. Este dom pode ser definido como sendo a revelação sobrenatural de algum fato que existe na mente de Deus, mas que o homem não pode conhecer, a não ser que o Espírito Santo lhe revele. “Trata-se de uma mensagem vocal, inspirada pelo Espírito Santo, revelando conhecimento a respeito de pessoas, de circunstâncias, ou de verdades bíblicas. Frequentemente, este dom tem estreito relacionamento com o de profecia (At 5.1-10; 1Co 14.24,25)”(STAMPS, 1995, p. 1756).
3.2 Importância. A Bíblia recomenda que busquemos este dom através da oração.“Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação (Ef 1.16,17).Deus não nos concede a faculdade da onisciência, que é um atributo exclusivamente divino, mas, por meio do Espírito Santo, nos concede o dom da palavra da ciência, para realizarmos a Sua obra (I Co 12.8).

3.3 Exemplos de manifestações do dom da palavra da Ciência.
·         Deus revelou a Samuel sobre Saul, e também sobre as jumentas de seu pai (ISm 9.15,20);
·         O Senhor revelou ao profeta Aías sobre a mulher de Jeroboão que ia até ele disfarçada (I Rs 14.1-6);
·         O profeta Eliseu soube da avareza e estratégia de Geazi para receber presentes de Naamã (II Rs 5.20-27);
·         O rei de Israel foi avisado pelo profeta Eliseu das emboscadas preparadas pelo rei da Síria (2 Rs 6.9-12);
·         Quando Jesus pregou para a mulher samaritana revelou segredos que o conhecimento humano não teria condições de saber (Jo 4.16-19);
·         Pedro identificou a hipocrisia e mentira de Ananias e Safira (At 5.3).

IV – O DOM  DE Discernir os ESPÍRITOS

4.1 Definição.O dom de discernir os espíritos (I Co 12.10) é uma ação sobrenatural do Espírito Santo na vida do crente, capacitando-o a discernir as manifestações sobrenaturais. “Trata-se de uma dotação especial dada pelo Espírito, para o portador do dom discernir e julgar corretamente as profecias e distinguir se uma mensagem provém do Espírito Santo ou não (1Co 14.29; 1Jo 4.1)” (STAMPS, 1995, p. 1756).“O dom de discernir os espíritos não é técnica, perícia ou psicologia humana, e sim, uma atuação direta do Espírito Santo na mente do homem, capacitando-o a distinguir as manifestações vindas de Deus das procedentes do próprio homem ou de espíritos demoníacos” (SILVA, 1996, p. 76).

4.2 Importância. Em um universo religioso como este em que vivemos onde existe muitas ações malignas, imitações e até supostas ações sobrenaturais faz-se necessário a manifestação deste dom para sabermos a origem delas. A Bíblia diz que: (1) Satanás usa as Escrituras e as interpreta para o mal (Mt 4.6; Lc 4.10,11); (2) Ele opera grandes sinais e prodígios (Mt 24.24; 2 Ts 2.9; Ap 16.14; 19.20); e (3) Ele tem poder de transformar-se em anjo de luz (2 Co 11.14). Pelo dom de discernimento, o crente pode saber, por exemplo, se uma determinada profecia vem deDeus, do homem ou dos demônios. Ou seja, esse dom capacita a “enxergar” todas as aparências exteriores e conhecer a verdadeira natureza de uma inspiração. “No fim dos tempos, onde os falsos mestres e a distorção do cristianismo bíblico crescem assustadoramente (Mt 24.5; 1Tm 4.1), esse dom espiritual é de extrema importância para a Igreja”. (STAMPS, 1995, p. 1756).

4.3 Exemplos de manifestações do dom de discernir os espíritos.
·         O Mestre identificou a malícia dos fariseus e herodianos, dizendo: “Por que me experimentais, hipócritas?" (Mt 22.16-18; Mc 12.13-17);
·         Jesus identificou a murmuração dos escribas e fariseus porque disse ao paralítico de Cafarnaum: “perdoados estão os teus pecados”  (Mc 2.7,8; Lc 5.21,22);
·         O Senhor Jesus revelou que muitos lhe procuravam, pelo pão que eles haviam comido e se saciado (Jo 6.26);
·         Jesus curou uma mulher que vivia encurvada há 18 anos e revelou que aquela enfermidade era de origem maligna (Lc 13.10-17);
·         Além dos exemplos acima citados, diversos milagres Jesus operou, identificando a origem das doenças, que era espiritual (Mt 12.22; Mc 9.25; Lc 8.29);
·         Através desse dom, o Espírito Santo revelou a Paulo que tipo de espírito operava na jovem de Filipos (At 16.18).

 CONCLUSÃO         
            Como pudemos ver, os dons de Revelação são extremamente necessários à Igreja do Senhor Jesus. Por intermédio deles, o crente é capaz de resolver causas difíceis, com a sabedoria de Deus; ter conhecimento de fatos e situações, que estão além da visão e conhecimento humano; e também discernir a origem das manifestações espirituais.   
COMENTÁRIOS - SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM RECIFE/PE 
REFERÊNCIAS
·          ANTÔNIO, Gilberto. Teologia Sistemática Pentecostal. CPAD.
·          RENOVATO, Elinaldo. Dons Espirituais & Ministeriais. CPAD.
·          SILVA, Severino Pedro da. A Existência e a Pessoa do Espírito Santo. CPAD.
·          SOUZA, Estevam Ângelo de. Nos Domínios do Espírito. CPAD.
·          STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal.  CPAD.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL – PROF. PAULO AVELINO
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário