sexta-feira, 11 de abril de 2014

LIÇÃO 02 – É PRECISO AMAR



Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Entender a magnitude do amor, se conscientizado que devemos não apenas dizer que
 amamos, mas demonstrar em nossas ações.

Para refletir
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”(Jo 3.16 – ARC).

Deus demonstra Seu Amor para conosco, em que mesmo a humanidade alienada Dele pelo pecado, recebe gratuitamente o Dom Maximo de Seu Amor – Entregou Seu Único Filho para salvar-nos.


Texto Bíblico: 1 Co 13.1-7,13.

Introdução
Deus amou, esse é o ponto central e é a coisa mais difícil de se entender, a quantidade do amor de Deus. Quando se está longe de Deus, você perde a noção do significado da palavra amor, pois cresce a desconfiança nas pessoas e em si mesmo.

Quando você aceita a Jesus e vive esse amor. Esse amor que Deus coloca em você diminui consideravelmente, seus conceitos sobre a vida se tornam cheios de justificação individual, o prazer nas coisas simples vão se perdendo.

Mas Deus nos deu muito mais do que a salvação e será que temos refletido sobre isso? E o Seu amor? A Salvação do mundo não é conseqüência desse amor tão grande que nos constrange?


È preciso amar
A iniciativa de amar é de Deus: é Ele quem nos ama primeiro e nos convida ao amor. Somente experimentando o amor é que a humanidade poderá experimentar, ainda que limitadamente, quem é Deus.  Amar é tocar no mistério da divindade, aberto definitivamente à humanidade pelo amor doado por Deus à criação.

Em Jesus Cristo, Deus mostra a capacidade humana de amar.  O Filho, encarnado e feito homem para suportar a limitação humana, faz de Sua vida uma vida inteira de amor ao outro e ao Pai.  E nos ensina a viver no amor: “como o Pai me amor, assim também eu vos amei.” (Jo 15:9) e, mais adiante, “amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” (Jo 15:12).

O Filho Amado, Senhor da Vida, não escraviza a humanidade.  Ao contrário, a faz amiga, irmã.  Escolhe homens e mulheres para que cada um saiba que pode contribuir com a obra da criação.  E assim nos diz: “Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor.  Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.  Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça.” (Jo 15, 15-16)

Qual é o sentido profundo da palavra amor, para cada um de nós?  Hoje, é uma palavra tão banalizada, tão usada para designar relações egoístas e hedonistas, que poucas vezes lembramo-nos da sua origem divina: tudo foi criado por amor, para o amor e no amor. 

Foi o amor de Deus, que não coube em si só e que expandiu dando origem a vida, porque o amor é fonte de vida.  Por isso, as palavras de Jesus: “...para que produzais fruto...”(Jo 15:16a).  O fruto esperado é a vida que somos capazes de gerar através de nossos atos que devem refletir o verdadeiro amor de Deus pela humanidade.

Que a experiência do amor possa ser restauradora da nossa relação filial com o Senhor para que seja consciente em nossas vidas a importância de sermos filhos amados por Deus.


Amor é ação
“Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.”(Jo 15:9 - RA).

Tudo começa em Deus. Não conseguiremos entender o por que precisamos amar ao próximo se não tivermos uma visão clara de que Deus é amor e Fonte de todo o amor. Tudo começa n'Ele. O Pai amou a Cristo, que por sua vez, nos amou da mesma forma, e nos incumbiu de fazer o mesmo em relação às outras pessoas. A única forma de estarmos ligados à Fonte divina é expressando o mesmo amor que d'Ele recebemos primeiro.

Cristo Permaneceu no Amor do Pai
“ Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.”(Jo 15:10 - RA)

Cristo recebeu o amor do Pai e decidiu permanecer nele guardando Seus mandamentos. É como se dá numa casa onde há regras e disciplina. Um filho, para continuar desfrutando dos benefícios de viver em família, precisa se ajustar às regras, ou guardar os mandamentos da casa. Cristo guardou os mandamentos do Pai e, por isso, teve o privilégio de permanecer no Seu amor.

Nós Devemos Permanecer no Amor de Cristo 
Como Cristo permaneceu no amor do Pai, assim nós permaneceremos no amor de Cristo guardando seus mandamentos. Lembrando-nos do exemplo do Filho e dos mandamentos da casa, desfrutaremos dos benefícios do Reino de Deus se andarmos em linha com a constituição desse Reino. Cristo será o nosso Pastor, Provedor, Mestre, nossa Paz, e muito mais, além do que podemos imaginar, se O respeitarmos e honrarmos, guardando Seus mandamentos.

O Mandamento: Amar-nos Uns aos Outros
“ O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (Jo 15:12 - RA)

Quando falamos sobre mandamentos logo pensamos em “não matar”, “não adulterar”, “não roubar”, etc. No entanto, Jesus está falando de algo muito mais profundo do que simplesmente não fazer isso ou aquilo. Ele fala do que está na base do coração do ser humano: o ódio ou o amor.

Por que as pessoas matam, roubam, adulteram, desonram seus pais, buscam outros deuses para adorar, ou cobiçam o que é dos outros? Porque a semente de ódio ainda está em seus corações. Mas, quando uma nova semente é plantada no interior, a semente do Amor de Deus, então, seus atos serão diferentes porque o coração será diferente. O mandamento requerido, portanto, é “amai-vos uns aos outros”, porque quem ama não rouba, nem adultera, nem fala mal do próximo; e assim, cumpriremos a lei de Deus.
As Conseqüências termos o amor em ação
a) Alegria Completa
 “Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.”(Jo 15:11 - RA)

É impossível alguém desfrutar a verdadeira alegria tendo o coração endurecido em relação a alguém. A verdadeira alegria é fruto de um coração perdoador e amável.

b) De Servo a Amigo
“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.”(Jo 15:15 - RA)

Quem ama ao próximo permanece no amor de Cristo e torna-se íntimo Dele. A relação será de amigo para amigo e não mais de senhor para servo, onde não há confidências. Quem permanece na amargura de alma não conhecerá nem desfrutará das riquezas do coração do Pai.

c) Frutificação
“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça...”(Jo 15:16a - RA)

Se Deus é amor e Sua semente está em nós, qual o fruto que Ele espera colher de nós? Certamente uma vida em amor. Os lares serão transformados por esse amor; as empresas, o governo, as cidades, a sociedade, serão impactados por esse amor. Vamos pregar o evangelho e trabalhar para Deus motivados pelo amor. Todos os nossos empreendimentos devem ser feitos em amor porque esse é o único fruto que Deus espera colher.

d) Vitória na Oração
“ ... a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”(Jo 15:16b -RA)

Se os nossos atos e motivos são fundamentos no amor, nossas petições não serão egoístas, interesseiras, vingativas, ou coisas parecidas. Deus ouvirá e atenderá as orações que estiverem em linha com Sua Palavra, as quais foram feitas em amor.


Conclusão
Os discípulos foram os primeiros a experimentarem de perto o amor de Jesus Cristo. No encontro pessoal e íntimo com Ele, puderam descobrir e desenvolver sua vocação primeira de viver em comunhão com Deus e com as pessoas, a partir do amor que agora transborda naturalmente.
O encontro com Cristo é a condição ao seu seguimento e à observância de seu mandamento maior: “Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 13.34).

Mas quem é o outro, ou o próximo, conforme nos referimos mais normalmente? Essa pergunta é muito importante: o próximo não se refere a um parente ou amigo, mas ao ser humano. Amar a Deus é amar a pessoa necessitada, que precisa de minha ajuda e presença. Seja ela quem for, conhecida ou não. Esse é o verdadeiro compromisso com Deus e com o outro. É também esse compromisso que motiva e justifica as muitas obras assistenciais. Essa é a condição: que amemos, como Ele mesmo, os nossos inimigos, que nos tornemos próximos dos mais afastados, que amenos como Ele as crianças, os pobres, os excluídos... enfim a todos.

O apóstolo Paulo nos recomenda a bem viver o amor. Diz-nos ainda: “Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém, a maior delas é a caridade.” (1 Cor 13:13).
Em outras palavras, o novo mandamento “amai-vos uns aos outros como vos amo” (Jo 15:12) nos leva à ação concreta em relação aos mais necessitados: como Jesus dirá aqueles que vivem o amor:
“Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, era peregrino e me acolhestes.”(Mt 25:35).

Deus nos auxilie a viver esse amor, assim viveremos Nele – pois Deus é amor.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário