sexta-feira, 11 de abril de 2014

LIÇÃO 02 – OS MÓVEIS DA CASA DE DEUS



Ao Mestre
Prezado (a) o Tabernáculo nos mostra lições espirituais maravilhosas veja abaixo:

O PECADOR
Figura  "Cruz e Tabernáculo" na Galeria de Imagens

Observe que se colocarmos a impressão de uma cruz sobre a planta baixa do Tabernáculo, ela encaixará perfeitamente, mostrando assim que o Tabernáculo e o Plano da Salvação estão perfeitamente ligados. Além disso, podemos dividir em etapas o processo de aceitação de um pecador arrependido até chegar a Deus, são elas:

1. Perceba que o altar de sacrifícios está exatamente ao pé da cruz, esta é a primeira das partes que é vista quando o pecador se apresenta ao santuário, nesta fase o pecador arrependido se chega e aceita o sacrifício redentor de Jesus. Esta é a salvação que está a disposição 24h, aceite ele ou não. É a justificação pela fé, quando seus atos de injustiça são substituídos pelos atos de Cristo, tornando-o justo, justificado diante de Deus.

2. Nesta outra fase, o pecador que já está justificado, aceitar através do batismo unir-se ao corpo de Cristo, a igreja, recebe dons para utilizar na causa e comunga com os irmãos. Ele é considerado inocente, é aceito como membro da família de Deus.

3. Agora, depois de ter aceito a Cristo como salvador e ter recebido o batismo, perceba que o próximo passo que o homem passa é ao candelabro, indica que ele percebe que não existe santificação sem a luz de Cristo e sua palavra, na mesa dos pães, deve alimentar-se do verdadeiro alimento, entende que a presença de Cristo na vida do crente é a principal fonte de alimento e sustentação, Deus provê todas as necessidades.

4. Nesta altura o pecador já consegue compreender perfeitamente que é impossível ter uma vida de santificação sem oração, o altar de incenso é um recordativo que mostra a importância de ter um local especial no lar, reservado para busca através da oração.

5. Não há como contemplar a manifestação da presença de Jeová sem ter aceito a Cristo, ser batizado, levar uma vida de oração e leitura da Bíblia. A arca do concerto contendo os mandamentos eternos e imutáveis mostram que agora o cristão vive uma vida moralmente correta..
Está à disposição do pecador um Deus que é mediador, advogado e sumo-sacerdote. (1Tm 2.5; 1 Jo 2.1;/ Hb 10.21).


Texto Bíblico:Ex 30.1-10,34-38; 40.17-33.


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a:
Ø Desejar estar sempre na Igreja, e zelar pelos objetos da Casa de Deus.


A palavra é ...
PERFUME
Siga as instruções da revista Mestre.


Aprendendo a Bíblia
“Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo...”(2 Co 2.15 – ARC)

Oficiar neste altar era estar diante da presença de Deus. O sumo sacerdote apenas poderia entrar no santíssimo após ter oficiado no altar de incenso. O mesmo acontece com os cristãos que só podem ir até Deus através dos méritos de intercessão de Cristo, a forma mais íntima que podemos ir a Deus é através da oração.
O agradável aroma de incenso no lugar santo era um lindo quadro de Cristo em toda sua perfeição. Sua vida emitia uma fragrância de santidade que pairava por todos os lugares.
Nós devemos exalar esse bom cheiro, que é nosso comportamento. Devemos ter um comportamento como Deus deseja, os que deixaram de exalar o bom perfume de Cristo é porque desobedecem a Palavra de Deus


História Bíblica
Como estudamos na semana passada, Deus ordenou a Moisés que construísse a morada Dele no meio dos filhos de Israel. Mas como toda casa, a Casa de Deus também precisa de mobília, não é mesmo?
E assim deus ordenou a que Moises chamasse dois homens, Bazaleel e Aoliabe,  para construírem todos os móveis e utensílios de Sua Casa. Vejamos os móveis:

1. O Altar do sacrifício

Material:Madeira de Acácia revestida de bronze. Com 4 pontas que formam uma só peça. Uma grelha como se fosse uma rede presa por 4 argolas.

Era comum os altares antigos serem quadrados, isso é verdade quando lemos 2 Cr 4.1, pelas dimensões que mostram comprimento e largura iguais.
O altar era a maior mobília do santuário. Usada para a adoração, sempre estava aberto aos israelitas. Para cristãos, o altar está cheio de significado e ensino espiritual, pois há muita história sobre altares na Bíblia.
A acácia é uma madeira dura, incorruptível, indestrutível que cresce no Deserto de Sinai. Retrata a humanidade de Cristo de que veio formosamente e era sem pecado na sua natureza humana (Hb 4.15; 7.26).
O bronze que cobre a madeira tipificaram a retidão divina e julgamento de Cristo, o íntegro (1 Jo 3.5), que levou o julgamento divino de Deus e se tornou pecado por nós (2 Co 5.21). Como os Israelitas foram salvos da morte quando olharam para a serpente de metal, assim, todos que confiam em Jesus Cristo serão salvos (Jo 3.14-15).
O altar de bronze foi posto para sacrifício. Sem sacrifício, não poderia haver nenhuma compensação para o pecado (Lv 17.11; Hb 9.22). Sobriamente, os Israelitas trouxeram os oferecimentos prescritos sem defeito.


2. A bacia de bronze

Material:Feita dos espelhos das mulheres (Ex 38.8). Nesta época não haviam espelhos como os de hoje, usava-se o bronze polido para refletir a imagem das pessoas. As mulheres da época utilizavam este utensílio desta forma como espelho.

Usada para se lavar antes de entrar no santo dos santos. Perfeito símbolo da Lei e da Graça, da Lei: quando olhava-se para dentro da pia e a água refletia como um espelho, agindo como a Lei, servindo para mostrar ou refletir os pecados (Tg 1.23-25). A graça, quando os pecados que são revelados pela Lei são todos apagados mediante obediência e submissão a Cristo pelo pecador, simbolizados pela água que purifica ou limpa (ver Is 1:16 e Ef 2:8).
A pia era o local onde os sacerdotes lavavam as mãos antes de entrar no tabernáculo, Deus queria que eles estivessem limpos antes de entrar no lugar santo.
A pia era símbolo da purificação dos pecados e a presença do inocente.

3A Mesa dos Pães

Material:
Feita de madeira de Acácia revestida de ouro puro. Tinha 4 argolas para varais. Localizava-se em frente ao candelabro Ex 40.24.

No alimento Deus provê todas as nossas necessidades. É a presença de Jesus na vida do crente como principal fonte de alimento. A mesa dos pães era um quadro da vontade de Deus chamando ao companheirismo e comunhão (literalmente compartilhando algo). Isto seria igual a um convite para um almoço entre amigos. Comer junto é um ato de companheirismo, principalmente na época de Cristo. Deus está disposto a permitir que o homem entre em sua companhia. Representa Cristo como o verdadeiro alimento, o pão da vida. Percebe-se que os pães estão organizados lado a lado em número de 6 (6 e 6), formando um número 66, que são a quantidade de livros da Bíblia.

A cada sábado se colocava 12 pães sem fermento (fermento é símbolo de pecado) organizados em duas pilhas de 6, cada um feito com algo mais de 2,4 kg de flor de farinha.
Moisés havia instruído o artesão cheio do Espírito em como construir a mesa dos pães. Esta mobília tipificou a vida e ministério de Jesus, incorruptível, indestrutível, como vimos com o altar de bronze, tipificando a humanidade de Cristo que saiu como uma raiz de uma terra seca (Is 53.2). O ouro na mesa era um emblema de Jesus como divino. (Mt 28.20; Jo 2.24-25; Fl 3.21).


4. Castiçal

Material:Ouro puro batido.

Símbolo da santificação pela fé. Aquele que é a luz do mundo, Jesus Cristo é a luz do mundo (Jo 8.12; 9.5).   Não existe santificação sem a luz de Cristo e sua palavra. Símbolo também de revelação. Localizava-se em frente a mesa dos pães Ex 40. 4.
Em Ex 27.20 - Informa que o material utilizado para acender as lâmpadas é de azeite puro de oliveiras, batido, para arder as lâmpadas continuamente. A luminária deveria queimar durante toda a noite com um óleo que não faria fumaça.

Em certo sentido, o "castiçal" representava ao povo de Deus como a luz moral e espiritual do mundo, em forma individual (Mt 5.14-16; Fl 2.15) e como igreja (Ap 1.12, 20).
Representava também o poder do Espírito Santo para iluminar a igreja (Zc 4.2-6; Ap 4.5).

Todos os que têm Jesus no coração representa a luz, "...vós sois luz" Mt 5.14 - Mas realmente nós não somos "luz" no sentido real desta palavra, nós somos lâmpadas, que emitem luz. Não temos luz própria, pois se deixarmos a Cristo deixaremos de brilhar, assim nossa luz se apagará. Jesus é a fonte da luz, nós refletimos essa luz.

O castiçal é um ensino de grande importância aos cristãos. O ouro tipificava a deidade de Cristo, o Filho divino de Deus que andou pelas galáxias do universo e se tornou um homem.


 5. Um altar

Material:Madeira de Acácia revestida de ouro puro, uma borda como peça inteira de ouro, duas argolas para passar os dois varais. Localizava-se em frente a cortina, diante do véu Ex 40.26.

Símbolo do altar da família, onde se adora a Deus, um cantinho em nosso lar onde devemos separar para buscá-lo e elevar nossas preces. (Sl 141.2) Símbolo também das orações dos santos.
O altar de incenso nos mostra o ministério de Jesus como intercessor, com orações a nosso favor, nunca deixando de subir a Deus. Os quatro chifres são o ministério de Cristo estendendo-se aos quatro cantos da terra.

Quando colocava o incenso sobre as brasas, toda manhã ao preparar as lâmpadas e ao crepúsculo, subia uma fumaça e como o véu que dividia o templo em dois não chegava até o teto, o incenso não só enchia o primeiro compartimento, mas penetrava também no segundo. Assim, o altar de incenso, apesar de estar no lugar santo, servia também ao lugar santíssimo, na verdade, ele pertencia ao santíssimo.
Ensina-nos uma bela lição, mostrando que se não pudermos entrar no lugar santíssimo, nossas orações podem. A fé e a oração podem chegar aonde o corpo não pode entrar.
Mostra-nos também que não existe santificação sem oração. Outra lição importante é que na oração encontramos poder para vencer o mal.


6.A Arca da Aliança

Material:Madeira de Acácia revestida de ouro puro no interior e exteriormente.
Um propiciatório e os querubins de ouro puro.

A arca era um baú sem tampa que Deus mandou fazer de madeira. Ninguém poderia tocá-la, seria morte certa (Uzá morreu por ter tocado na arca – 2 Sm 6.6, 7). Ex 25.10-16.  Dentro da arca havia os objetos símbolos da intervenção direta de Deus no trato do seu povo.

A tampa da arca chama-se propiciatório, segundo 1 Jo 2:2 e 4.10 diz "...Ele é a propiciação pelos nossos pecados". Isto significa que a tampa da arca simboliza Cristo. A verdadeira arca do concerto encontra-se no céu (ver Ap 11.19)
A arca construída pelo povo de Deus e que foi colocada no santíssimo, logo após a destruição do templo de Salomão pelos babilônicos em 586 a.C, segundo a tradição judaica diz que ela foi escondida por homens santos antes de a cidade ser saqueada, por isso ela não estava no templo de Zorobabel nem o de Herodes.
Deus escreveu os mandamentos em duas tábuas de pedra que Ele mesmo tinha lavrado e o entregou a Moisés. Pela rebeldia do povo, Moisés as quebrou e então teve de lavrar outras pedras e levá-las a Deus que escreveu novamente os mandamentos. Essas tábuas foram colocadas dentro da arca, como símbolo da Justiça Divina. (Ex 24.12; 31.18; 32.19; 34.1; 34:4)

.
Propiciatório:O vocábulo assim traduzido se deriva de uma raiz que significa "cobrir", "perdoar" o pecado. Representava a misericórdia divina. Em forma significativa, o propiciatório era feito de ouro puro, o que implicava que a misericórdia é o mais precioso dos atributos divinos. Estava localizado por cima da lei, assim como a misericórdia sobrepuja à injustiça (Sl 85.10; 89.14). Eram necessários tanto a arca como sua justiça como o propiciatório com sua misericórdia para revelar plenamente a maneira como Deus procede com os homens.

A arca e o propiciatório eram o coração do santuário. Por cima do propiciatório repousava a Nuvem com a gloria de Deus, o símbolo da presença divina. As pranchas da lei dentro do arca atestavam que o reino de Deus está baseado sobre normas imutáveis (Sl 97.2).
Apoiando-se na lei, Deus e o homem não podem voltar a unir-se, pois agora o pecado os separa (Is 59:1,2), então, o propiciatório orvalhado de sangue, aproximam-nos um do outro, graças a mediação de Cristo em nosso favor (Hb 7:25).
O local chamado de santíssimo onde estava a arca e o propiciatório mostra-nos:
Cristo como MEDIADOR  -1 Timóteo 2.5
Cristo como ADVOGADO - 1 João 2.1
Cristo como SUMO-SACERDOTE Hebreus 10.21

Na próxima aula estaremos vendo as demais dependências e utensílios do Tabernáculo.



Fixando a aprendizagem
Reproduza o desenho "montar arca" na Galeria de imgens, para os pequenos colorir e montar



Fontes consultadas:
·         Bíblia NTLH – SBB
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         A casa de Ouro – Editora Depósito de Literatura Cristã


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário