sexta-feira, 11 de abril de 2014

LIÇÃO 02 – UM ATO HERÓICO DE RAABE



Ao Mestre
Prezado (a) hoje estudaremos a história de Raabe.
Raabe não conhecia o Deus de Israel. Ela era pagã. E mentir fazia parte da cultura do seu povo.
Mas Deus conhecia seu coração. Havia nela a intuição de que existia algum Deus mais poderoso que o seu. O coração dela era sensível à atuação do Espírito Santo, mesmo não o sabendo.
Deus a transformaria e ela seria um instrumento em Suas mãos para um plano muito especial, pois a linhagem de Jesus passaria por ela.
Com certeza em sua igreja ou comunidade existem meninos e meninos como Raabe, desacreditados, desprezados. Devemos aproveitar todas as oportunidades para falar de Jesus a eles, e no futuro veremos que com certeza, Deus tem um plano, uma tarefa para cada um deles.

Sempre ore com seus pequenos pelas crianças e adultos que ainda não conhecem o Senhor Jesus, isso despertará neles amor pelas almas, e conscientização de evangelismo.


Texto Bíblico: Js 2.1-15

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:


Exercitando a Memória
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.” (Hb 11.6 – ARC)

História
Raabe era uma prostituta que foi declarada justa por obras de fé.
IMAGINE só! Uma prostituta declarada justa do ponto de vista de Deus. “Nunca!”, exclamariam muitos. Contudo, foi isso o que aconteceu à Raabe, de Jericó, antiga cidade cananéia.

O escritor bíblico Tiago registra: “O homem há de ser declarado justo por obras e não apenas pela fé. Da mesma maneira, não foi também Raabe, a meretriz, declarada justa pelas obras, depois de ter acolhido hospitaleiramente os mensageiros e os ter enviado embora por outro caminho? Deveras, assim como o corpo sem espírito está morto, assim também a fé sem obras está morta.” (Tg 2.24-26)

Por que foi Raabe declarada justa? O que fez ela para receber tal posição privilegiada perante Deus?
Voltemos aos dias em que Josué liderava o povo de Israel para a terra de Canaã.
Visualize o cenário. Jericó está fortemente guarnecida.
E dentro da cidade, em todas as partes há murmúrios das pessoas:
- Os israelitas estão vindo!
Dois muros de nove metros de altura, que corriam quase paralelos rodeavam o cume do monte. Estes muros foram construídos de ladrilhos secados ao sol, de uns dez centímetros de espessura, e de uma extensão de 60 a 90 centímetros. O muro interior tem uma espessura de 3,4 a 3,7 metros, e foi construído sobre alicerces de um muro anterior. O último muro anterior tem mais ou menos 1,82 metros de espessura, e está na borda do montículo. O espaço entre os dois muros varia entre quatro a oito metros, e os muros se encontram unidos em intervalos periódicos por paredes deladrilho.

No alto dos muros da cidade está a casa de Raabe.. Dessa posição vantajosa, ela provavelmente avista ao leste as águas transbordantes do rio Jordão. (Js 3.15) Na margem oriental, ela talvez observe o acampamento dos israelitas, com uma força militar de mais de 600.000 soldados. Acham-se a apenas alguns quilômetros de distância.

Raabe era evidentemente uma mulher inteligente e soube dos feitos militares de Israel. Também ouviu falar das manifestações do poder do SENHOR DEUS, especialmente ao abrir um corredor de fuga para os israelitas através do mar Vermelho. Certamente, as águas empoladas do Jordão não os impedirão.
Raabe além de ser inteligente, era uma mulher que possuía discernimento espiritual. Ela reconheceu que os deuses cananeus nada eram, que o Deus de Israel é  poderoso e fazia grandes feitos entre seu povo

E agora para ela e sua família era um tempo de crise! Como reagirá Raabe?

Raabe toma posição
Logo depois Raabe recebe dois visitantes inesperados - espiões do acampamento israelita, ele estavam à procura de um lugar para pousar, e ela os acolhe em casa.
Eles cumpriam uma missão muito perigosa na estratégia para a tomada de Jericó.

Mas chegam aos ouvidos do rei de Jericó informações sobre a presença deles.
O rei envia prontamente seus oficiais para prendê-los. (Js 2.1,2).
Mas foram descobertos e o rei enviou homens armados em busca daqueles dois estranhos.
Quando chegam os oficiais do rei, Raabe já tomou posição ao lado do SENHOR DEUS.
 “Traze para fora os homens que vieram a ti”,exigem os emissários reais.
Raabe escondeu os espiões entre as hastes de linho espalhadas para secar no terraço da casa. Ela diz: “Sim, os homens vieram a mim e eu não sabia donde eram. E sucedeu que os homens saíram quando se fechou o portão [da cidade] ao escurecer. Eu simplesmente não sei para onde os homens foram. Ide depressa no encalço deles, pois os alcançareis.” (Js 2.3-5)

Os homens do rei fazem exatamente isso — mas em vão.

Raabe despistou os inimigos. Ela imediatamente toma outras medidas que indicam sua fé em DEUS por meio de obras. Sobe ao terraço e diz aos espiões:
“Sei deveras que o SENHOR DEUS certamente vos dará este país.”
Raabe admite que todos os habitantes do país estão com medo, pois ouviram que Deus “secou as águas do Mar Vermelho” diante dos israelitas 40 anos antes.
O povo sabe também que os israelitas levou dois reis amorreus à destruição.

 “Quando chegamos a ouvir isso,”diz Raabe, “então os nossos corações começaram a derreter-se e em ninguém se levantou ainda espírito por vossa causa, porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus nos céus em cima e na terra embaixo.” (Js 2.8-11.

Raabe implora:
“Agora, por favor, jurai-me por DEUS que, por eu ter usado de benevolência para convosco, também vós certamente usareis de benevolência para com os da casa de meu pai, e tereis de dar-me um sinal fidedigno. E tereis de preservar vivos meu pai e minha mãe, e meus irmãos, e minhas irmãs, e todos os que lhes pertencem.”

Os homens concordam e dizem o que Raabe deve fazer. Ela tem de pendurar na janela o cordão escarlate usado para descer os espiões pelo lado de fora da muralha de Jericó. Precisa reunir a família em casa, onde terão de ficar para ser protegidos. Raabe fornece aos espiões que estão de partida informações úteis sobre a região e lhes diz como escapar de seus perseguidores. Os espiões fazem exatamente isso. Depois de pendurar o cordão escarlate e reunir os membros de sua família, Raabe aguarda os acontecimentos.

E assim os israelitas sob o comando de Josué, que por sua vez recebeu instruções do próprio Deus, conquistaram Jericó, os muros caíram, mas a parte do muro onde estava à casa de Raabe, ficou intacta, e ela e sua família foram salvas e passaram a servir ao Deus de Israel.


Aplicação da Lição
Raabe é um exemplo de como tomar decisões certas e manter-se firmes, mesmo quando isso significa ser de opinião diferente da maioria das pessoas que nos cercam. Por isso Deus honrou a sua Fé, pois ela provou que acreditava no Deus Todo-Poderoso, e que estava decidida a viver obedecendo a Sua Palavra.

Prezado (a) enfatize aos pequenos que a atitude de Raabe serve de exemplo para nós, que se quisermos servir a Deus Ele esta pronto a nos perdoar e permitir que sirvamos a Ele.

Fontes Consultadas:
  • Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
  • Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
  • Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
  • Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
  • Bíblia de estudo da mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
  • Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003
  • 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário