sexta-feira, 11 de abril de 2014

LIÇÃO 02 – JESUS O AMIGO DOS PESCADORES



Ao Mestre
Prezado (a) os pequenos dessa faixa etária, é desordenado, irrequieto, autoritário e barulhento. Em razão disto, precisam encontram firmeza no trato. Amor não é sinônimo de fraqueza, impaciência e insegurança, mas sim de compreensão dedicação e afeto, mas com firmeza para tratar ensinado a disciplina no comportamento. Há proibições que são necessárias até mesmo para a segurança da própria criança.
Os pequenos precisam serem ensinados a obedecerem, do contrario se tornará vitima do próprio comportamento obstinado, incapaz de integrar-se a família, à igreja e a sociedade. É o quadro que infelizmente já vemos hoje em muitos adolescentes, jovens e ate mesmo adultos.

Ore ao Senhor, peça direção, sabedoria para lidar com os diferentes tipos de temperamentos e personalidades que você tem em sua classe, e com certeza Deus te auxiliará. Ele é o maior interessado em que as vidas destes pequenos sejam moldados pela Sua Palavra.


Texto Bíblico: Lc 5.1-11

Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a:
Compreender que o Senhor Jesus ama a todas as pessoas, e quer ter amizade com todos. Amizade é conversar, é estar junto. Jesus nos quer junto Dele, conversamos com Ele através da oração. Não é maravilhoso termos um amigo tão poderoso como Jesus?

Frase do dia...
JESUS QUER SER AMIGO DE TODOS


Memória em Ação
“Jesus lhes disse: Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.” (Mt 4.19 – NTLH)


Explorando a Bíblia
André, um pescador, encontra-se com Jesus e Lhe apresenta seu irmão Pedro (conhecido como Simão), também um pescador, todos se tornaram amigos de Jesus.
 Mais tarde, André e Pedro e seus amigos Tiago e João após uma noite de pescaria, sem nada ter apanhado,  vêem Jesus chegando à praia. Ele entra no barco que pertence a Pedro e André e lhes pede que afastem o barco um pouquinho da praia a fim de que o povo se reúna à volta a fim de poder ouvir.

Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão:
- Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar.
Simão respondeu:
- Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.

Eles obedecem e pescam tantos peixes que precisam chamar seus amigos Tiago e João para ajudá-los a puxarem as redes da água. Eles foram e encheram os dois barcos com tanto peixe, que os barcos quase afundaram.
 Quando Simão Pedro viu o que havia acontecido, ajoelhou-se diante de Jesus e disse:
 - Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador!
Simão e os outros que estavam com ele ficaram admirados com a quantidade de peixes que haviam apanhado.Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão, também ficaram muito admirados. Então Jesus disse a Simão:
- Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente.
Eles arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus.

Prezado (a) enfatize aos pequenos que esta lição fala sobre amizade. As pessoas que se preocupam umas com as outras procuram maneiras de ajudar umas às outras. Jesus ajudou André e Pedro a pescar grande quantidade de peixes. Tiago e João que os ajudaram trazendo as redes se tornaram também amigos especiais de Jesus. Nós podemos ser Seus amigos especiais também quando ajudamos outras pessoas a buscar maneiras de falar aos outros sobre Jesus.



Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Allan Hart Jahsmann e Martim P. Simon  - Horinhas com Deus - Editora Sinodal

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário