sexta-feira, 18 de abril de 2014

LIÇÃO 3 – A PORTA DA CASA DE DEUS

Ao Mestre
Prezado (a) como disse em lição anterior, deixo aqui uma breve explanação acerca do Tabernáculo.
Um tabernáculo é como uma igreja, um lugar para encontrar Deus. O tabernáculo era a estrutura que os israelitas construíam para a adoração. Depois do Êxodo, o povo israelita acabou vagando pelo deserto por quarenta anos. Juntamente com os Dez Mandamentos, Deus deu a Moisés instruções bem detalhadas em Êxodo (capítulos 25-40) de como o povo tinha que construir o tabernáculo e adorar a Deus. Apesar de ser muito luxuosa, essa estrutura era completamente portátil.
Toda vez que os israelitas mudavam o seu acampamento de lugar, o tabernáculo mudava com eles. Por ser portátil, o tabernáculo também servia como um símbolo de que Deus andava com o povo de Israel.
Moisés ia ao tabernáculo para determinar a vontade de Deus para o povo. Mais tarde, um templo (que não era portátil) foi construído pelo rei Salomão com o mesmo layout do tabernáculo.
O tabernáculo era diariamente usado como o meio em que o povo se relacionava com Deus. Incenso e outras coisas eram oferecidas a Deus juntamente com orações e louvores. Deus também estabeleceu dias específicos como o dia da expiação quando o povo e os sacerdotes fariam tarefas especiais ou sacrifícios especiais para Deus.
O tabernáculo se tornou o centro da comunidade israelita enquanto eles estavam no deserto. Quando eles acampavam, o lugar do acampamento de cada tribo era determinado pela localização do tabernáculo.
Os levitas ficavam em volta do tabernáculo e as famílias de Moisés e de Arão sempre acampavam ao leste, na frente da entrada. Mesmo na mudança, o tabernáculo permanecia central, com seis tribos na frente e seis tribos seguindo a trás.


Texto Bíblico: Ex 27.9-16;38.9-19.


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a:
Compreender que Jesus é a Porta que nos conduz a Deus, e por meio Dele podemos ser salvos.


A palavra é ...
PORTA


Aprendendo a Bíblia
“Eu sou a Porta. Quem entrar por mim será salvo...”(Jo 10.9 – ARC)

Jesus é a porta de entrada para a verdadeira igreja, e o caminho de acesso para o próprio Deus.


História Bíblica
Nas lições anteriores, falamos sobre o tabernáculo e os móveis.
Hoje falaremos da porta, que era a entrada para todas as coisas lindas que Deus ordenou que fizesse.

Era bela a cortina multicor que foi chamada de porta.
" Farás também para a porta da tenda, uma cortina de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido, de obra de bordador. E farás para esta cortina cinco colunas de madeira de acácia, e as cobrirás de ouro; seus colchetes serão de ouro, e far-lhe-ás de fundição cinco basesde cobre."(Ex 26:36-37)

Somente os sacerdotes(os filhos de Arão) poderiam entrar no santo lugar e poderiam ministrar dentro do tabernáculo. Logicamente, ele tinha que lavar as mãos e os pés na piade bronze antes de entrar. A bela cortina bordada, que foi chamada de porta revelava a santidade de Deus, vigiada pelosquerubins, bordados por toda a cortina.
 A cortina foi feita de azul, púrpura, escarlata, bordadas em linho fino, obra de bordador (hábil no trabalho com agulhas)


A porta do tabernáculo simbolizava Jesus
Jesus disse:"eu sou a porta”.
 Quando o sacerdote vinha ao altar e fazia a expiação por ele, ele poderia se achegar da porta do tabernáculo, mas só depois se lavaria na pia. Na novaaliança, o crente (que é um sacerdote) tem que se reconciliar primeiro (buscar o perdão dos seus pecados) no altar da cruz, antes adentrar à Presença de Deus. Nós temos uma porta que sempre está aberta, e nós podemos adorar e podemos ter comunhão a qualquer hora com o Senhor. Isso porque Jesus é a porta de aproximação, e nós podemos estar seguros que somos aceitáveis aos Seus olhos. A Palavra de Deus nos diz,
" Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”.

Veja abaixo outros versículos sobre Jesus ser a Porta:
Jo 10.7-9"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens."

2 Pedro 1.11" Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo."

João 14.6"Disse Jesus: eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."

O tabernáculo é o local onde a presença de Deus se mostrava ao povo, a porta que dá acesso é a única maneira por onde o pecador poderia chegar lá, pode apontar ou significar Cristo, pois o mesmo é a única "porta" de entrada que dá acesso à Deus.



Fontes consultadas:
·         Bíblia NTLH – SBB
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         A casa de Ouro – Editora Depósito de Literatura Cristã


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário