sábado, 25 de abril de 2015

DINÂMICA - LIÇÃO 04 - A LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS, UMA IDEIA MALIGNA (JUVENIS)

,

 
Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A Legalização das Drogas, uma ideia maligna.
- Falem sobre o que é droga, os tipos de drogas e os efeitos no corpo do usuário e as mudanças de comportamento.
- Levem para a classe alguém que já foi dependente ou está em tratamento, para falar:
Como entrou no mundo das drogas.
O que mudou na sua vida pessoal e familiar.
Tratamento da dependência.
Mensagem para a turma.
Vocês também podem levar alguém do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas. Acesse:www.proerdbrasil.com.br/
- Caso vocês, não consigam alguém para a atividade do item anterior, vocês e os alunos podem conversar sobre situações que já conhecem de pessoas da família, vizinhos, colegas ou de relatos de casos divulgados na mídia, com envolvimento em drogas. O objetivo dessa reflexão é o de conscientizar os alunos quanto aos malefícios do uso das drogas.
Vejam abaixo, indicação de leitura de 02 cartilhas sobre drogas, uma para pais de adolescentes e outra para educadores
- Depois, apresentem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, apliquem a dinâmica “Droga é uma droga”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Droga é uma droga

Objetivo: Concluir o estudo sobre drogas.
Material:
01 caneta
02 folhas de papel ofício
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Falem: Depois do que estudamos e discutimos sobre as drogas, vamos organizar um esquete sobre este tema.
O que é um esquete? Refere-se a uma pequena peça de teatro, com duração de 10 minutos aproximadamente.
- Os alunos devem elaborar o texto de forma conjunta, sob a supervisão e orientação dos professores. É interessante a escolha de um título, vejam esta sugestões: Drogas, tô fora! ou Droga é uma droga!
- Depois do texto elaborado, os alunos devem fazer a encenação, para isto é necessário definir quem serão os atores.
Observação: se possível, em outro domingo os alunos poderiam fazer a encenação para as demais classes da EBD. Para tanto, seria necessário acordar previamente com o superintendente.

                                       Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
 
Indicação de Leitura

Sugestão de Leitura sobre Drogas, como abordar o aluno, o filho, o tratamento, orientações, sugestões de filmes etc.

1 - Drogas: Cartilha para pais de adolescentes

Acessem o link abaixo e leiam.


2 - Drogas: Cartilha para educadores
 
 Acessem o link abaixo e leiam.




Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/04/dinamica-da-licao-04-legalizacao-das.html#ixzz3YNGtnmp1

0 comentários:

Postar um comentário