sábado, 18 de abril de 2015

LIÇÃO 03 – OS MUROS VÃO AO CHÃO

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seus alunos à conscientização importância da obediência.

Memorizando
“Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados”.(1 Jo 5.3 – NVI).
  
Quando lemos as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, não vemos Ele prometendo que nosso viver em obediência aos preceitos divinos para uma vida mais feliz e saudável, seria fácil de cumprir. Mas a autodisciplina para um viver de obediência e respeito a Deus, a nós mesmos e ao próximo não é um fardo para os que amam a Cristo e deseja servir – é uma alegria e grande liberdade. Se você ainda não consegue fazer com alegria, peça ajuda a Jesus, confie Nele, que Ele te ajudará.


Texto Bíblico: Js. cap. 6.


Josué, o líder general e profeta
Moisés havia sido o grande líder do povo hebreu, os conduziu no deserto por quase quarenta anos, já próximo a Canaã, a Bíblia nos relata em Deuteronômio 32 e 33, que Moisés cantou ao Senhor e Deus o chamou ao Monte, e mostrou a ele Canaã, a terra prometida ao povo hebreu e li no monte ele morreu e seus sucessor foi o jovem Josué, conforme relato de (Dt 34.9).

Josué e Calebe foram os únicos homens que foram espiar a terra e voltaram com confiança, e o livro de Josué n0 Capítulo 1 Deus fala a Josué promessas, entre elas - onde puser a planta do teu pé eu o darei. (Js 1.3).

Professor (a), incentive a criança a confiar em Deus e em suas promessas.

O povo seguiu com Josué passaram o Jordão, onde as águas secaram-se para que eles passassem após os sacerdotes entrarem nela com a Arca do Senhor, e acamparam-se em Gilgal, onde povo celebrou a Páscoa, foi assim naqueles dias que Deus apareceu a Josué (Js5.13) e lhe diz que dará Jerico em suas mãos, há porém um recomendação de como deveria ser feito. Todo o povo deveria cercar a cidade por seis dias, em silêncio, sete sacerdotes (homens responsáveis pela Casa de Deus) levar sete trombetas de chifres de carneiro adiante da Arca do Senhor, e no sétimo dia, todos devem rodear a cidade sete vezes, e então os sacerdotes tocarão as trombetas, e então todo o povo gritará com grande grita e o muro da cidade cairá (Js 6.2-5).

 Deus queria que Israel conquistasse a Jericó, era sua vontade. A conquista deveria ser na ordem que Deus havia dado, cabia a eles obedecer e confiar. A Bíblia nos relata que o povo de Israel seguiu exatamente o que Deus determinou e no sétimo dia ao rodearem a cidade por sete vezes e na sétima vez gritarem com grande grita e os sacerdotes tocarem as trombetas, as muralhas ruíram... e Jericó foi destruída, tendo sido preservada apenas a mulher Raabe e a sua família foram poupados porque ajudaram o povo de Deus e esconderam os espias de Israel.

Raabe protegeu os dois homens de Deus que foram espiar Jerico, e os escondeu em sua casa para que não fossem mortos. No capitulo 2 do Livro de Josué lemos que ela afirmou aos espias que sabia que Deus os protegia e que cria que Deus estava com eles, e pediu que a protegesse , a ela e a sua família. Os espias vendo a fé de Raabe pediram que ela pegasse uma fita da cor de escarlate e pendurasse na janela, pela qual eles desceram (pois sua casa ficava em cima do muro de Jericó), e que ficasse lá e assim ela e sua família seriam salvos, e assim foi feito. Ra abe obedeceu em tudo o que os espias israelitas disseram e ela sua família foram salvos.

A conquista de Jericó significa a plena conquista de Canaã pelo povo de Deus, agora eles tinham o domínio das terras e poderiam viver com alegria em suas terras, Deus mostrava mais uma vez a sua força, quando com gritos e trombetas os muros ruíram, a fé e confiança em Deus fizeram com que eles vencessem!


Aplicação da Lição
Enfatize aos pequenos que a obediência daquele povo a Deus fez com que fossem vitoriosos! A nossa obediência a Deus e à sua Palavra nos faz triunfar sobre o mal e sermos vitoriosos! A obediência e confiança fazem a diferença.

Podemos vencer o mal, mas para que você o vença deve seguir o que Deus ordena em sua Palavra, ter a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, e Ele nos limpa de todo mal e de todo o pecado, quem quiser ser vitorioso deve colocar Deus na frente e Ele nos conduz a caminhos melhores. Pela fé e confiança em Cristo venceremos o mal, é através de Cristo Jesus que temos vitória sobre o pecado e somente assim podemos ter uma vida de alegria! O fio de escarlate (vermelho) simboliza para nós o sangue de Jesus, assim como Raabe foi salva, somos salvos pelo sangue de Cristo derramado na Cruz.


Fontes Consultadas:
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. São Paulo, Edições Vida Nova, 1ª Edição, 1889.

BÍBLIA. Português. Nova Versão Internacional. São Paulo, Editora Geográfica, 9ª Edição, 2001.

HARRIS, R. Laird; JR, Gleason L. Archer; WALTKE, Bruce K.Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo, Edições Vida Nova, 1ª Edição 1989, Reimpressão 2008.

ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã. São Paulo, Reimpressão em 1 volume, 2009.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva. 
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário