Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresente o tema da aula: Justificação.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize a dinâmica “Minha dívida foi paga”.
Dinâmica: Minha dívida foi paga
Objetivo:
Esclarecer que a nossa dívida com Deus foi paga por Jesus, por isso fomos declarados justos.
Material didático:
Atividade didática:
Improvise uma peça teatral com sua turma. Para isso serão necessárias três pessoas: Um vendedor que é proprietário de uma mercearia, um comprador, um comprador endividado sem condições de pagar a sua dívida ao dono da mercearia e um homem rico. O vendedor deve cobrar a sua dívida ao homem endividado de forma ameaçadora, ao ponto de dizer que se ele não pagar a sua dívida poderá até morrer. O devedor diz que não pagou a divida porque não pode, pois a dívida é muito alta. Organize a cena para que tudo pareça real.
Depois de várias ameaças entra em cena o homem rico e pergunta ao dono da mercearia quanto é que o homem endividado lhe deve. Após tomar conhecimento do valor da dívida o homem rico paga a dívida e ainda diz ao dono da mercearia que se o homem que teve a dívida paga precisar comprar qualquer coisa pode o vender, pois ele(o rico) garante pagar qualquer dívida. O homem que teve sua dívida paga sai dali muito feliz.
Agora explique a classe que foi o que aconteceu com todos nós, tínhamos uma dívida muito grande diante de Deus. Os nossos pecados eram tantos que para Deus nossa dívida era impagável. Então jesus veio e pagou a nossa dívida a Deus, Ele não apenas pagou a dívida como nos deu uma nova credibilidade diante do Senhor, pois para Deus é como se nunca tivéssemos cometidos nenhum tipo de pecado. Nós fomos declarados justos diante do Pai. Isso é justificação.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Escriba Digital
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/09/dinamica-da-licao-13-justificacao.html#ixzz3mmBhms9X