Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco
Superintendência das
Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Aílton
José Alves
Av. Cruz
Cabugá, 29 – Santo Amaro – Recife-PE / CEP. 50040 – 000 Fone: 3084 1524
3º TRIMESTRE DE 2015
(Tt 2.1-8)
INTRODUÇÃO
Na lição desta semana,
estudaremos as “Exortações Gerais” do apóstolo Paulo a Tito.
Quando Paulo escreveu o capítulo de número cinco da primeira carta a Timóteo,
ele dissertou acerca do tratamento sentimental e harmonioso que deveria existir
entre a família de Deus, isto é, o relacionamento interpessoal entre as
diversas faixas etárias da igreja local. Já no capítulo de número dois da carta
de Tito, o apóstolo da ênfase nas recomendações, a estas mesmas faixa etárias,
nesta feita, sobre a conduta ética esperada por elas. Na visão paulina, exortar
estes grupos da igreja local, a se portarem em conformidade com o Evangelho de
Jesus Cristo, era um dos indicadores que deveriam ser observados para o êxito
da organização da igreja.
I –
DEFINIÇÃO DA PALAVRA EXORTAÇÃO
Segundo
o dicionário Aurélio, “exortação” é o ato de exortar, animar, estimular,
incitar, encorajar” (FERREIRA, 2004, p. 855 – acréscimo nosso).
Teologicamente, conforme Andrade, “exortação”, do latim, “exhortationem”, não
significa necessariamente repreensão ou reprimida. Antes de mais nada, é o
fortalecimento espiritual dos santos através da ministração da Palavra de Deus
(2006, p. 180).
1.1. A
exortação é um dom de Deus (Rm 12.8). “Esta dádiva é a capacidade
sobrenatural concedida pelo Espírito Santo, que capacita o líder cristão a
chamar efetivamente outros a obedecer à verdade de Deus e a segui-la. Pode ser
empregado de maneira negativa para admoestar e corrigir quando relativo ao
pecado (2Tm 4.2), ou de maneira positiva para encorajar, consolar e fortalecer
os cristãos que estão enfrentando lutas (At 14.22; 15.30-32; 2Co 1.3-5; Hb
10.24,25)” (MACARTHUR, 2010, p. 1514 – acréscimo nosso). Somos instruídos pela
Palavra a exercer este dom, uns aos outros (1Ts 5.11; Hb 3.13). O apóstolo
Paulo chega a dizer, por inspiração divina, que o dom de profecia tem como um
dos objetivos, a exortação (1Co 14.3). Vejamos na tabela abaixo, alguns homens
de Deus que exerceram este dom:
Nº
|
PERSONAGENS
|
DESCRIÇÕES
|
REFERÊNCIAS
|
1
|
Pedro
|
“Exortou a se salvarem desta geração perversa”
|
At 2.37-41
|
2
|
Barnabé
|
“Exortou a perseverar na graça”
|
At 13.43
|
3
|
Paulo
|
“Exortou os seus companheiros a persistirem no ensino”
|
1Tm 4.13; 6.2; Tt 2.6, 9, 15
|
4
|
Timóteo
|
“Exortou a igreja em Tessalônica”
|
1Ts 3.2
|
5
|
Tito
|
“Exortou a igreja em Corinto”
|
2Co 8.6
|
II – A PERSPECTIVA PAULINA QUANTO A CONDUTA CRISTÃ DOS
CRETENSES
Paulo admoestou o seu
representante em Creta, de que os membros desta igreja, deveriam ter uma
conduta cristã, respaldada no Evangelho de Jesus Cristo. Ao requerer de cada um dos grupos que observe um alto padrão de
conduta, o apóstolo está preocupado tanto com a boa reputação da igreja quanto
com o avanço do evangelho num ambiente de moralidade duvidosa. “A família cristã era algo novo no mundo pagão.
E era inevitável que certos maus costumes, maus hábitos e maus princípios
viessem a desenvolver-se, na vida do grupo comunitário” (NOYES apud CHAMPLIN,
2002, p. 426 – acréscimo nosso). Em Tito 2.1-8 “o apóstolo comentou
sobre vida prática que era essencial
para o crescimento da igreja local. Ele não tentava mudar o sistema; em
lugar de fazer isto, ele procurava transformar o comportamento das pessoas
dentro dos sistemas. Por meio de Tito, Paulo estava plantando sementes
de transformação significativa em cada aspecto da vida em Creta. Mas tudo
dependia da verdade da mensagem do Evangelho (RIBAS, 2010, p. 556).
2.1 “Quanto aos homens idosos...” (Tt 2.2 – ARA). Homens com mais de 60 anos de idade” (MACARTHUR, 2010, p. 1684 –
acréscimo nosso); que “por serem membros maduros da comunidade e exemplos para
os homens mais jovens, Paulo recomenda que estes devem ter os seguintes
requisitos: (1) Sobriedade: No grego temos 'nephalios',
isto é, 'moderado' em tudo... Sua forma verbal é 'nepho', 'ser sóbrio', 'ser
auto controlado', 'ser bem equilibrado' (1Tm 3.2,11); (2) Gravidade: No
grego é 'sermnos', isto é, 'respeitoso', 'nobre', 'digno'; (3) Prudência: No grego é 'sophron',
que quer dizer 'prudente', 'refletido', auto controlado. Em sua forma nominal temos a famosa
virtude grega da 'moderação', que deveria controlar todas as ações, impedindo
os vícios de excesso e de deficiência” (CHAMPLIN, 2002, p. 426 – acréscimo
nosso).
2.1.1 A tríplice saúde dos homens idosos. No grego a expressão “saúde” é 'ugiaino'
que significa 'saudável'; os homens mais experientes devem demonstrar saúde em
três campos: (a) Na fé - 'fé
objetiva'; aquilo em que se crê, 'credo', a saber, a 'teologia paulina
ortodoxa', mais exatamente. Os homens mais idosos devem ser ortodoxos naquilo
em que creem, porque isso e saudável, em contraste com a doutrina doentia dos
hereges gnósticos; 'fé subjetiva', isto é, o próprio ato de crer, de
confiar, de entregar a alma aos cuidados de Cristo (Hb 11.1); 'fé como uma
virtude', o que é apenas a fé subjetiva na ação diária (Rm 1.17; Gl 5.22); (b)
No amor - o amor é a mais elevada de todas as virtudes e qualidades
espirituais do cristianismo, sendo fruto do Espirito (Gl 5.22); (c) Na
paciência – Paciência aqui tem ideia de 'resistência', de 'constância',
especialmente para indicar essa atitude de alguém que sofre a pressão das
perseguições (Rm 5.3,4; 8.25; 15.4,5; 2Co 6.4; 12.12; Cl 1.11; 1Ts 1.3; 2Ts
1.4) (CHAMPLIN, 2002, p. 426).
2.2 “Quanto as
mulheres idosas...” (Tt 2.3 – ARA). Paulo admoesta que estas mulheres devem ter o seu estilo de vida apropriado, digno, merecedor de
honra, próprio das mulheres cristãs. Elas precisam ser: (1) Sérias no seu viver: No grego é 'katastema',
que aponta para 'conduta', 'comportamento' , 'maneiras'. Portanto, as mulheres
mais idosas deveriam ser 'reverentes em sua conduta', não se deixando levar ao
redor pelo mundanismo; (2) Não caluniadoras: O original grego usa o
vocábulo 'diabolos', um dos títulos dados ao próprio Satanás (1Tm
3.6); temos aqui o típico 'pecado feminino', em que tantas mulheres (mas também
tantos homens) se deleitam em provocar a queda de outrem, para se sentirem
superiores; (3) Não dadas ao vinho: O alcoolismo era um problema sério
na sociedade pagã, e a igreja cristã não estava isenta deste problema, por isso
a recomendação; (4) Mestras do bem: Em outras palavras, as mulheres
idosas devem ser mestras de 'coisas boas', da 'sã doutrina', da 'correta
conduta cristã', em tudo quanto nisso esta implícito. E isso tanto na igreja
(1Tm 2.11), como no lar, e também nos lares das mulheres mais jovens e de seus
filhos (CHAMPLIN, 2002, p. 427).
2.3 “… as mulheres novas...” (Tt 2.4). O apóstolo descreve o comportamento
específico para este grupo de irmãs, além das mesmas demonstrarem prudência
como os citados acima, de serem moderadas, submissas e leais aos seus maridos
elas devem ser: (1) Amante da família: “... ensinem as mulheres
novas... a amarem seus maridos, a amarem seus filhos” (Tt 2.4).
“O desejo e o propósito de Deus para a esposa e mãe, é que a sua atenção se
focalizem na família. O lar, o marido e os filhos precisam ser o centro dos
interesses da mãe cristã; essa é a maneira que Deus lhe determinou para honrar
a sua Palavra (Dt 6.7; Pv 31.27; 1Tm 5.14). As tarefas específicas que Deus deu
à mulher, no que diz respeito à família, incluem: (a) Cuidar do filhos
que Deus lhe confiou (1Tm 5.14); (b) ser auxiliar e fiel companheira do
seu marido (Gn 2.18); (c) ajudar o pai a formar nos filhos um caráter
santo, e adestrá-los nas coisas práticas da vida (Dt 6.7; Pv 1.8,9; Cl 3.20); (d)
ser hospitaleira (Is 58.5-8; Lc 14.12-14; 1Tm 5.10); (e) usar sua
capacidade prática para atender às necessidades do lar (Pv
31.13,15,16,18,19,22,24); e (f) cuidar dos pais idosos no seu lar (1Tm
5.8; Tg 1.27) (STAMPS, 1995, p. 1889).
2.4 “Quanto aos moços...” (Tt 2.6
– ARA). O apóstolo passa
recomendações aos rapazes acima
de 12 anos de idade (MACARTHUR, 2010, p. 1680); que estes “... em todas
as coisas, sejam criteriosos” (Tt 2.6 – ARA) a expressão “...em todas as coisas..”, alude 'no tocante a tudo'. “Em tudo eles deveriam ser “criteriosos”; no
original o termo 'sophroneo', significa 'ser sério', 'ser
sensato', 'ser auto controlado'. Crisóstomo aplica esse mandamento a
necessidade de vencermos as tendências para os prazeres estranhos. Diz ele:
'Nesse período de idade, nada é tão difícil como dominar os prazeres
indevidos'. Os jovens crentes devem controlar-se, devem refrear-se, para que
possam dar um testemunho forte e coerente em favor de Cristo, não permitindo que
qualquer excesso próprio da juventude leve-os a perder o controle sobre as
próprias ações” (apud, CHAMPLIN, 2002, p. 428 – acréscimo nosso).
2.5 “Exorta os servos...” (Tt 2.9). O comportamento esperado dos escravos que eram cristãos nos dias do
apóstolo, são os mesmos esperados, nos dias de hoje, pelos funcionários com
relação aos seus empregadores. Estes devem tratar
os seus patrões com respeito e em tudo agradarem. Dizer que estes não
deveriam contradizer significa que eles não deveriam ser teimosos, incontroláveis,
ou resistentes à autoridade. Que não deveriam defraudar refere-se a
qualquer tipo de roubo, mesmo aquele que possa ser classificado como um
“pequeno roubo”. Eles poderiam ser tentados a se apropriar de “pequenos” itens
necessários, mas como cristãos devem resistir a esta tentação, para mostrar
toda a boa lealdade (RIBAS, 2010, p. 559 acréscimo nosso).
CONCLUSÃO
Como vimos nesta preciosa lição, as
exortações que Paulo faz a Tito, para que este repasse à igreja local, é de
valor imensurável. Cada um de nos somos responsáveis em demonstrar, por meio do
nosso procedimento, a eficácia do Evangelho de Cristo. Aproveitemos esta lição
para fazermos uma análise introspectiva e, avançarmos no nosso crescimento
espiritual.
REFERÊNCIAS
·
ANDRADE, Corrêa de
Andrade. Dicionário Teológico. CPAD.
·
CHAMPLIN, R. N. O
Novo Testamento Interpretado – Filipenses a Hebreus. HAGNOS.
·
MACARTHUR, John. Lucas:
Jesus – o Salvador do Mundo. CULTURA CRISTÃ.
·
RIBAS, Degmar. Comentário do Novo
Testamento Aplicação Pessoal. CPAD.
·
STAMPS, Donald C. Bíblia de
Estudo Pentecostal. CPAD.
0 comentários:
Postar um comentário