Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Aprendendo Sobre os Dois Testamentos
- Pesquise alguns ídolos da televisão e do mundo gospel atual, faça cartazes deles e cole na sala de aula. Receba os alunos na sala já com os visuais disponível. Pergunte se eles conhecem aquelas fotos. Leve-os a tentar descobrir quem são e porque as pessoas os têm como ídolos da atualidade. Quando eles forem acertando, escreva os nomes junto da foto da pessoa. Em seguida inicie o estudo da lição.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize uma das dinâmica sugeridas: “Os ídolos teen” ou “Idolatria camuflada”.
Dinâmica: Os ídolos teen
Objetivo:
Mostrar que tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus na nossa vida pode se tornar um ídolo.
Material didático:
As perguntas sugeridas logo abaixo
Atividade didática:
Explique que os ídolos teen (artistas jovens e adolescentes, de sucesso) são realidade no Brasil. Hoje em dia são muitos os nomes na televisão e no mundo gospel. Esses ídolos fazem parte do cotidiano de milhares de adolescentes e jovens crentes, os quais acompanham carreiras, compram e usam produtos, além de lotarem shows.
Diante disso, propõe-se um debate sobre o assunto. Comunique que será realizado um debate orientado sobre os ídolos. A sequência na condução do debate será: O professor faz a pergunta um dos alunos dá a resposta e o outro faz a argumentação seguida da análise do professor. É necessário que o professor procure manter o equilíbrio do debate e não permitir sair do tema, desorganização ou confusão.
Vocês sabem o que são ídolos teen?
Como podemos reconhecê-los? Quais deles vocês conhecem?
Como entender o fenômeno dos ídolos teen?
Quais são as características de suas músicas?
Quais elementos esclarecem o sucesso musical desses artistas entre parcela da juventude evangélica brasileira?
Quais de vocês são seguidores desses artistas? Por quais razões o fazem?
E quais de vocês não admiram esses artistas? Por quê?
De que forma esses ídolos influenciam a vida de seus seguidores (as)?
Quais outras coisas podem ocupar o lugar de Deus na vida de um adolescente?
Conclua dizendo que em nosso coração há um trono que só pode ser ocupado por Deus. A idolatria, em seu sentido espiritual, significa que Deus deixou de ocupar o lugar central na vida do cristão para ficar em segundo plano. Idolatria é uma obra da carne (Gálatas 5.19), por isso é tão comum em tantas culturas, mas é abominável para Deus. Porque através da idolatria o homem rejeita o Deus Criador em troca da criatura. A Bíblia diz que os idólatras não entrarão no Reino de Deus, por isso, esse assunto é demasiado sério e, merece de sua parte, toda a atenção. Todo idólatra despreza o Senhor Todo Poderoso.
Objetivo:
Levar os alunos a uma autoavaliação a fim de descobrir se existe algo ou alguém tomando o lugar de Deus em nossas vidas
Material didático:
Vários tipos de transparências, slides ou cartazes, conforme sugestões logo abaixo.
Atividade didática:
Antes da Aula:
Prepare recursos visuais (transparências, slides ou cartazes) para ministrar cada ponto da dinâmica.
Durante a Aula:
Explique que idolatria não está restrita ao ato de se prostrar perante uma imagem. Ela possui um significado bem mais amplo. Ela aparece abertamente nas falsas religiões mundiais, mas também se esconde por trás das atitudes culturais e das intenções pessoais de muitos crentes. Sim, ela pode se manifestar nos pensamentos, nos desejos e nas atitudes. Cedo ou tarde, a camuflagem desaparece, e o que de fato "idolatramos" aparece, principalmente quando a cobiça, a soberba e o materialismo assumem o senhorio de nossa vida. A idolatria camuflada se manifesta de diversas maneiras.
1. A idolatria camuflada se manifesta na autoglorificação - ADORAÇÃO AO EGO. (Ilustre com a imagem de uma pessoa sendo aplaudida por uma multidão.)
2. A idolatria camuflada se manifesta toda vez que fazemos de um cantor, grupo musical, instituição ou até mesmo de um líder espiritual o nosso "ídolo gospel"- ADORAÇÃO A PERSONALIDADES. (Ilustre com imagens de diversos "ídolos gospel" que fazem sucesso na sua região.)
3. A idolatria camuflada se manifesta quando o adorador, instrumentista ou músico valoriza mais sua participação no culto do que os demais atos do culto - ADORAÇÃO A POPULARIDADE. (Ilustre com a imagem de uma pessoa tocando um instrumento musical.)
4. A idolatria camuflada se manifesta quando o templo, por sua beleza e sofisticação, recebe mais atenção e respeito do que o próximo que se assenta ao nosso lado - ADORAÇÃO AO LUXO. (Ilustre com a imagem de um templo bem bonito.)
5. A idolatria camuflada se manifesta toda vez que trocamos a fé genuína pela fé ingênua, que se apoia em objetos consagrados ou ungidos - ADORAÇÃO A OBJETOS SAGRADOS. (Ilustre com a imagem de objetos nos quais alguns crentes ainda colocam a fé por considerarem sagrados, abençoados ou ungidos.)
6. A idolatria camuflada se manifesta toda vez que a compulsão sexual é adorada no altar da satisfação pessoal- ADORAÇÃO À PORNOGRAFIA. (Ilustre com uma pessoa olhando obcecado para a tela de um computador ou TV.)
7. A idolatria camuflada se manifesta toda vez que a cobiça prende o nosso coração, fazendo do desejo consumista o altar de nossa vida - ADORAÇÃO AO CONSUMO. (Ilustre com a imagem de pessoas fazendo compras num shopping.)
8. A idolatria camuflada se manifesta toda vez que a avareza toma conta do nosso coração- ADORAÇÃO AO DINHEIRO. (Ilustre com a imagem de notas de dinheiro.)
9. A idolatria camuflada se manifesta toda vez que acreditamos ser possível desfrutar as bênçãos de Deus sem abrir mão dos prazeres ilícitos que o mundo oferece - ADORAÇÃO A QUALQUER PESSOA OU COISA, QUE NÃO A DEUS.
Ao apresentar esse último ponto, peça que os alunos sugiram outras coisas que as pessoas costumam adorar, como times de futebol, celebridades, o sucesso profissional, o hábito de assistir televisão (ou um programa de televisão), o computador (ou o hábito de navegar na internet), a vaidade, um familiar, os cuidados com a beleza, etc.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Escriba Digital
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/10/dinamica-da-licao-03-quem-eu-adoro-pre.html#ixzz3okusm9pR
0 comentários:
Postar um comentário