Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Não caia na preguiça e na maldade.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Fugindo da preguiça e da maldade”.
Dinâmica: Fugindo da preguiça e da maldade
Alertar o quanto a preguiça e a maldade são prejudiciais para a vida cristã.
Material didático:
Papel e caneta
Atividade didática:
Divida a turma em dois grupos. Entregue a cada grupo papel e caneta. O primeiro grupo encontrará três qualidades do preguiçoso e o que fazer para melhorar, o segundo grupo três formas de maldades e o porquê disso. Dê a cada grupo entre cinco a sete minutos para elaborar suas tarefas, em seguida cada grupo terá cinco minutos para apresentar o seu trabalho.
Faça o fechamento da dinâmica dizendo que o livro de Provérbios é cheio de sabedoria e advertências contra a preguiça. Ele diz que o preguiçoso odeia trabalho, que ele adora dormir, que ele dá desculpas para viver como preguiçoso, e que ele em sua preguiça desperdiça tempo e energia. Provérbios também nos diz que há um fim certo para o preguiçoso: O preguiçoso se torna um servo (ou devedor, e que seu futuro será descoberto pois ele nada alcança. Portanto, não deve haver espaço para preguiça na vida de um Cristão. A preguiça viola o propósito de Deus nas nossas vidas, pois até mesmo no Céu, continuaremos a trabalhar e a servir a Deus, mesmo quando não estivermos mais afetados pela maldição.
Vença a preguiça lembrando dos benefícios que o trabalho produz. O melhor jeito de superar a preguiça é começar. Motive-se! A preguiça é falta de motivação. Por isso, encontre prazer nas tarefas do dia a dia. Só gostando do que a gente faz que a gente vai conseguir deixar a preguiça para trás de uma vez por todas!
Encerre dizendo que a maldade tomou conta da mente humana. Muitos não respeita seu próximo. Cada um só pensa em si mesmo e em ficar rico. Até o pobre despreza o outro. O ser humano se esquece que existe um Deus Vivo que o observa e julga suas intenções. Todos são pecadores. Mas aqueles que se esforçam para agradar a Deus e respeitam o próximo, sempre terão a proteção e a ajuda de Deus. E aqueles que fazem o mal, pagarão pelo mal que fizerem. Por isso deem atenção ao que dizem as Escrituras Sagradas, para não serem pegos de surpresa. “O Deus Eterno diz: ‘Eu vou castigar o mundo por causa das suas maldades; vou castigar as pessoas perversas por causa dos seus pecados. Acabarei com o orgulho dos vaidosos e humilharei as pessoas violentas. Quando Eu acabar de castigá-los, as pessoas que ficarem vivas serão mais raras do que o ouro, do que o ouro puro de Ofir. No dia em que Eu, o Eterno, o Todo-Poderoso, mostrar a Minha ira e o Meu furor, farei que os céus tremam e que a terra saia do seu lugar.’” (Isaias 13.11-13)
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Escriba Digital.
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/10/dinamica-da-licao-04-nao-caia-na.html#ixzz3pPq3GGxj
0 comentários:
Postar um comentário