Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: É Bom fazer Amigos.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir utilize uma dinâmicas sugeridas: "Ter amigos e ser amigo" ou "Construindo amigos".
Dinâmica: Ter amigos e ser amigo
Objetivo:
Material didático:
Pequeno aparelho de som
Um hino previamente selecionado
Bola
Atividade didática:
Refletir sobre a amizade verdadeira.
Dispor o grupo em círculo e colocar uma música de fundo, lançando uma bola entre os participantes, que devem passá-la uns para os outros até que a música seja interrompida.
Quando parar a música, quem estiver com a bola diz seu nome, quantos amigos tem e o que pensa ser importante numa amizade.
Segue a dinâmica por alguns minutos, pedindo que as pessoas prestem atenção às falas dos colegas.
Retoma-se com o grupo as ideias, destacando palavras-chaves que surgiram, reforçando o valor da amizade verdadeira em todos os tempos e idades.
Discuta também com eles sobre as novas formas de relacionamento (amigos virtuais), e neste contexto, como se podem fortalecer as amizades para não se tornar apenas “amizades virtuais”.
Fonte: http://www.mundojovem.com.br
Adaptada por Escriba Digital
Objetivo:
Aprofundar os laços de amizade entre os integrantes do grupo.
Mostrar que se queremos ter amigos precisamos aprender a descobrir as virtudes das pessoas ao invés de vermos os seus defeitos.
Material didático:
Cartolinas
Várias canetas
Atividade didática:
Antes da Aula:
Recorte as cartolinas em tamanho 15cm X 15cm de acordo com a quantidade de alunos que você calcular ter em sala de aula. Faça alguns sobrando.
Durante a Aula:
Entregue a cada aluno um pedaço de cartolina, e solicite que todos dobrem ao meio e guarde para algo importante no final da aula. No momento da dinâmica avise que todos utilizem o pedaço da cartolina que receberam no início da aula para preparar um cartão de amigo para ser entregue a alguém da sala que eles não sabem ainda quem é. Mande-os caprichar na mensagem. Dê a eles três minutos. Em seguida reúna a sala em círculo de forma que todos fiquem abraçados. Apenas o professor deve estar de fora do círculo. Solicite ao grupo que deixe um pequeno espaço onde você possa entrar no círculo. Ao entrar o professor escolherá o aluno do espaço onde ele passou que estava a sua direita para falar a respeito de suas virtudes conhecidas em seguida ler e entrega o cartão. A dinâmica prossegue com o aluno se retirando do círculo e o professor ocupando o lugar dele. O aluno continua o processo entrando no círculo pelo lado direito do professor e fala a respeito das virtudes do aluno que está do lado direito do círculo quando ele entro, ler e entrega o cartão para ele. O procedimento continua com o aluno do lado direito saindo do círculo e falando das virtudes do aluno que está do lado direito daquele que entrou no círculo lendo e entregando o cartão até que todos participem.
Encerre a dinâmica dizendo que todo ser humano tem seus defeitos. Se você acha que alguém não os tem, é porque não conviveu com ele ainda. Não é difícil encontrarmos os defeitos das pessoas, mas a boa notícia é que a maioria das pessoas têm virtudes que superam seus defeitos. Nós apenas precisamos aprender a focar nas virtudes em vez de obcecar com os defeitos. Se quisermos construir um relacionamento de amizade com alguém precisamos estar conscientes disso. Como cristãos precisamos aprender a enxergar nas outras pessoas as qualidades e as virtudes que elas possuem. Quando estamos em Cristo Jesus devemos fazer de tudo para motivar outras pessoas e fazê-las sentirem que tem valor para nós. Este é um grande passo para se construir um bom relacionamento de amizade.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Escriba Digital
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/11/dinamica-da-licao-6-e-bom-fazer-amigos.html#ixzz3qjsJAMFE
0 comentários:
Postar um comentário