sexta-feira, 20 de novembro de 2015

DINÂMICA - LIÇÃO 08 - O INÍCIO DO GOVERNO HUMANO (JOVENS E ADULTOS)

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O Início do Governo Humano.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica O Governo Humano”.

Dinâmica: O Governo Humano

Objetivo:
Discutir sobre os pontos positivos e negativos do Governo Humano instituído após o dilúvio, comparando-o com os dias atuais.
Material didático:
Quadro de giz ou branco
Giz ou lápis para quadro branco
Atividade didática:
Fale que a Instituição do Governo Humano foi o um dos itens do pacto divino com o a humanidade. No Século antediluviano não havia nenhum governo humano. Todo homem tinha liberdade para seguir ou rejeitar qualquer caminho. Mesmo rejeitando o Caminho, não havia refreio contra o pecado. O primeiro homicida, Caim, foi protegido contra um vingador (Gn 4.15). Sucessivos homicidas, (Lameque, por exemplo), exigiram semelhante proteção (Gn 4.23,24). Os homens, durante séculos, haviam abusado do amor e da graça de Deus e gastaram seu tempo entregues a toda qualidade de pecado e vício. Após o Dilúvio, o Caminho, o único Caminho para a vida eterna, ainda permanecia aberto diante deles, e cabia-lhes o direito de aceitar ou rejeitá-lo. Mas se o rejeitassem, continuando desobedientes às leis divinas, eram passíveis de punição imediata por parte dos seus contemporâneos, pois Deus instituiu um governo terrestre que serviria para assegurar os direitos e deveres dos cidadãos e punir quem não cumpre os deveres garantindo a ordem e segurança daquele povo.
Escreva no quadro os seguintes temas:
O Governo Humano e a garantia dos direitos e deveres dos cidadãos;
O Governo Humano punindo os desobedientes as leis;
O Governo Humano garantindo a ordem e segurança de seu povo
Divida a turma em três grupos, dê a cada grupo um tema, dos sugeridos logo acima, para que os alunos possam pensar e discutir sobre o assunto. Solicite que eles analisem os aspectos positivos e negativos do assunto em análise, após sete minutos cada grupo irá apresentar a sua conclusão. Para isso cada grupo terá cinco minutos. É importante que você oriente os alunos a contextualizarem o assunto, não ficando apenas no período pós-diluviano, contudo trazer também para os dias atuais. Encerre com uma palavra final de reflexão.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/11/dinamica-da-licao-08-o-inicio-do.html#ixzz3s3kx99ym

0 comentários:

Postar um comentário