Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Bênção e Maldição na Família de Noé.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Cuidando do meu filho”.
Objetivo:
Levar os pais a terem um maior cuidado dos filhos levando-os a viver debaixo da bênção de Deus
Material:
Balões (bexigas) e canetinhas.
Atividade didática:
Solicite que cada pai/mãe enche um balão colorido e desenhe nele o seu filho. Pode desenhar só o rosto, O corpo inteiro, pode escrever o nome do filho(a)... algo que o identifique;
Todos devem ficar em círculo num espaço vazio e ao seu comando os pais põem os balões no ar e vai tocando neles sem deixar cair. Diga que toquem com carinho, pois representam seus filhos. Agora toque levemente para cima... ele está começando a sair de casa... está indo pra escola, ele vai pra EBD também!; Agora toque um pouquinho mais forte, ele vai sair com os amigos... Isso, agora um pouquinho mais forte, ele está indo dormir fora pela primeira vez... (os pais quase morrem aqui... rsrsr); Agora com mais força... eles estão indo pra primeira colônia de férias... (pensa a reação!). Mais forte, deixem ir bem longe, pois agora estão indo pra praia com a turma... (dava pra ver uma linha inexistente entre os pais e seus balões)... Vamos bater mais longe... ele já está viajando sem os pais. Tente não perdê-lo de vista, mais toque o mais forte que puder e não saia do seu lugar, pegue o balão que estiver mais perto de você... Ei, onde está seu filho? Você conhece a pessoa que o está segurando agora?
OBSERVAÇÕES: Os pais sofrem e riem durante a dinâmica ao perceber o medo que têm de soltar os "filhos-balões" e contestam o tempo todo, quase clamando para que a brincadeira pare... Quem não está com o balão-filho desenhado faz questão de recuperá-lo... E a gente os devolve a eles.
REFLEXÃO:
Você sabe quem é a pessoa que está com seu filho? O que ela pensa? O que ela fala? Será que gosta de criança? Será que vai entender o jeito de ser dele? Será que irá tratá-lo com carinho e atenção? Será que vai saber transmitir a mensagem que ele precisa? Qual o nome desta pessoa?
Refletir sobre a importância dos pais conhecerem a Igreja, o ambiente e a professora da EBD de seu filho, saber quem são os amigos de seu filho, conhecer os lugares onde ele frequenta, a escola onde ele estuda. Diga que se cuidarmos bem de nossos filhos ensinando-os os retos caminhos do Senhor, eles viverão debaixo da bênção do Senhor, em contrapartida se os abandonarmos eles passarão a ser presa fácil do pecado e sua maldição.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Ideia original: Ângela Rocha
Adaptada por Escriba Digital
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/11/dinamica-da-licao-09-bencao-e-maldicao.html#ixzz3sigfAohc
0 comentários:
Postar um comentário