Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Mestre e Discipulador.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir utilize a dinâmica “Os Ensinos do Mestre e Discipulador”.
Dinâmica: Os Ensinos do Mestre e Discipulador
Objetivo:
Mostre que Jesus nos deixou ensinos preciosos. Estes ensinamentos nos ajudam a viver de modo feliz.
Nesta dinâmica seus alunos decidirão se vão seguir os ensinos de Jesus.
Material didático:
Folha de papel pardo
Papel ofício
Caneta hidrocor
Lápis de cor
Aplicação: Permita que Jesus seja o seu Mestre. Leia os seus ensinos que estão nos Evangelhos.
Atividade didática:
Sente-se com os alunos em círculo no chão da classe. Em seguida faça a seguinte indagação: "Quem gostaria de ser um professor quando crescer?" Ouça os alunos com atenção e fale a respeito das atribuições de um professor. Diga que eles vão aprender a respeito do melhor Professor de todos os tempos. Isso mesmo, vamos aprender a respeito dos ensinos de Jesus. O Mestre ensinou a respeito do perdão, da felicidade, da humildade, do sofrimento, a respeito do amor ao próximo, do amor a Deus, sobre a misericórdia, a respeito da mentira e da verdade (fale a respeito dos ensinos de Jesus que estejam de acordo com a lição desta semana). Em seguida distribua as folhas de papel ofício e peça que os alunos desenhem o que eles gostariam de aprender com Jesus. Depois que os alunos forem terminando, fixe os desenhos em uma folha de papel pardo montando um cartaz. Coloque como título o tema da lição: "Aprendendo com o Mestre e Discipulador". Utilize o cartaz para mostrar que os ensinos de Jesus estão nos Evangelhos. Eles podem conhecer mais a respeito dos ensinos do Mestre, lendo os Evangelhos diariamente e guardando os seus ensinos. Incentive-os a permitir que Jesus seja o seu Mestre e Discipulador.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Adaptado por Escriba Digital
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/02/dinamica-da-licao-6-mestre-e.html#ixzz3zJldKKRn
0 comentários:
Postar um comentário