Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: As Bodas do Cordeiro.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Inicie a dinâmica lendo com seus alunos o texto: Entendendo as bodas do Cordeiro através do casamento judaico!
Para concluir, utilizem a dinâmica “O Grande Casamento” ou “As Bodas do Cordeiro”.
Texto: Entendendo as bodas do Cordeiro através do casamento judaico!
Quando um jovem judeu nos tempos de Jesus, encontrava a mulher que queria ( ou a mulher que seu pai dizia que ele queria), ele deveria se aproximar dela com um contrato de matrimônio. Ele deveria ir a casa dela com uma proposta – com um acordo legal e verdadeiro – dando os termos pelos quais ele estava propondo o casamento. O mais importante a ser considerado no contrato, era o preço que o noivo estaria disposto a pagar, para desposar aquela noiva em particular. Então o noivo deveria pagar esse valor. E devemos mencionar que esse valor não era “qualquer valor”, modesto e barato, mas ele deveria expressar o grande custo que aquele item “a noiva” lhe traria – essa era a ideia. O jovem não deveria se iludir que estaria adquirindo algo que não lhe fosse dispendioso – comprando barato. Ele deveria pagar caro, pela noiva que escolhesse. Quando esse assunto estava encerrado, o noivo deveria partir. Ele deveria fazer um breve discurso à sua noiva dizendo: “Eu vou preparar lugar para você”, e ele deveria retornar à casa de seu pai. De volta à casa do pai, ele deveria construir para ela uma câmara de núpcias, uma pequena suíte, na qual eles teriam sua futura lua de mel.
Por sua vez a noiva, estaria obrigada a esperar pacientemente. Ela deveria gastar tempo em preparar seu enxoval, e estar pronta quando o noivo chegasse. A tradição mandava que ela deveria ter consigo uma lâmpada de óleo, em caso do noivo chegar em altas horas da noite escura, pois ela deveria estar pronta para viajar de um momento para outro, assim que solicitada. Durante esse longo período de espera, ela deveria ser conhecida como “consagrada”, “separada” e “comprada por preço”. Ela era verdadeiramente uma “Senhora à espera”, mas não havia dúvida sobre o retorno do noivo. Algumas vezes o jovem poderia se ausentar por período realmente longo, mas obviamente, ele tinha pago um alto preço por sua noiva, e apesar de haverem outras mulheres disponíveis, ele certamente voltaria por sua escolhida, com a qual havia celebrado contrato.
A Noiva, nesse período de espera, deveria usar um véu, sempre que saísse de casa, a fim de que outros jovens soubessem que ela estava comprometida, e assim não se aproximariam dela com outra oferta de casamento.
Quando a Noiva ouvisse aquele grito, ela saberia que seu Noivo chegaria em mais alguns momentos. Ela só teria tempo para acender sua lâmpada, tomar seu enxoval, e sair com ele. Suas irmãs e suas amigas, que quisessem assistir às bodas, também deveriam ter suas lâmpadas prontas. Ninguém poderia andar pela noite escura, no terreno rochoso de Israel, sem carregar uma lâmpada!
Quando o grupo chegasse à casa do pai do noivo, a noiva e o noivo deveriam entram na câmara nupcial, e trancar a porta! Ninguém mais poderia entrar. O pai do noivo, enquanto isso, deveria receber os convidados para as bodas, seus amigos, e estarem prontos para celebrar o novo matrimônio. Já que as bodas de casamento duraria sete dias ( até que noiva e noivo saíssem da câmara de núpcias). Mas as celebrações não começavam imediatamente. Primeiro, o matrimônio deveria ser consumado. Quando o matrimônio fosse consumado, o noivo deveria anunciar ao padrinho à porta, e este deveria anunciar as boas novas aos convidados. Então as comemorações começavam, e deveriam durar toda a semana!
No final da semana, a Noiva e o Noivo deveriam fazer sua tão aguardada aparição, para a celebração e o brinde de todos presentes. Haveria então um delicioso jantar, a ceia das bodas, a qual conhecemos como a festa do casamento para honrar o novo casal. Nesse momento a noiva se apresenta sem o véu, pois agora ela já é uma mulher casada, e todos deveriam conhecer quem era a eleita do noivo. O novo casal e todos os convidados deveriam então encerrar a semana desfrutando de uma magnifica festa nupcial.
Fonte: arlesmarques.blogspot.com.br
Adaptado por Escriba Digital
Dinâmica: O Grande Casamento
Objetivo:
Explicar que para a igreja (a noiva) participar das Bodas do Cordeiro é preciso amar o noivo e ser fiel e pura.
Material didático:
Texto: Entendendo as bodas do Cordeiro através do casamento judaico
Atividade didática:
Antes da Aula:
Reproduza cópias do Texto: Entendendo as bodas do Cordeiro através do casamento judaico.
Durante a Aula:
Entregue cópias do texto sugeridos a todos os alunos, em seguida leia o texto com eles.
Discuta com os alunos as lições espirituais que podem ser extraída desse texto a respeito do noivo e a noiva antes do grande dia do casamento e da festa nupcial, tais como:
- O alto valor pago pelo noivo
- O compromisso que o noivo assumia de voltar para o casamento e a festa nupcial
- O compromisso da noiva como o noivo
- Sua fidelidade
- Sua espera paciente
- Sua preparação
- O casamento e as bodas nupciais
Por Escriba Digital
Dinâmica: As Bodas do Cordeiro
Na sétima lição do trimestre, vamos estudar a respeito de um dos acontecimentos mais espetaculares vistos nesta Terra: As Bodas do Cordeiro. Jesus, nosso Noivo, virá, como na Parábola das Dez Virgens, para buscar a sua Noiva. Que vivamos como as noivas prudentes da Parábola das dez virgens.
Objetivo:
Compreender o real significado das Bodas do Cordeiro.
Material didático:
Folhas de papel ofício e canetinhas.
Atividade didática:
Escreva (de forma inversa), de trás para frente, em folhas de papel ofício as seguintes palavras: AVION (Noiva), OVION (Noivo) e OAIRTIFNA (anfitrião). Dê um tempo para que os alunos descubram as palavras. Em seguida, pergunte o que essas palavras têm a ver com a lição de hoje. Explique que a lição de hoje fala a respeito de um casamento, porém um casamento nunca jamais visto. Explique que nesse casamento também haverá a Noiva, o Noivo e um Anfitrião. Depois escreva no quadro as perguntas abaixo. Peça que os alunos respondam.
BODAS DO CORDEIRO
1.Quem será o anfitrião e qual o seu compromisso nesse casamento?
R: Deus é descrito nas Escrituras como alguém que está preparando a cerimônia e enviando seus servos para chamar os convidados (Lc 14.16-23).
2.Quem é o Noivo e qual o seu compromisso nesse casamento?
R: O Noivo é Jesus Cristo, o Filho de Deus (Mt 3.17; 17.5)
3.Quem é a Noiva e qual o seu compromisso nesse casamento?
R: A Igreja do Senhor Jesus (2 Co 11.2).
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Autora: Telma Bueno
Adaptado por Escriba Digital
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/02/dinamica-da-licao-07-as-bodas-do.html#ixzz403WxVsg9
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