Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Israel no Plano da Redenção.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Três aspectos do plano de Deus para Israel”.
Dinâmica: Três aspectos do plano de Deus para Israel
Objetivo:
Mostrar o plano de Deus para Israel na redenção.
Material didático:
03 cartolinas (de cores diferentes)
03 pinceis atômicos
Revista de adulto
Bíblia
Atividade didática:
Inicie essa dinâmica dividindo a turma em três grupos. Entregue a cada grupo uma cartolina e um pincel atômico. Explique que a lição mostra que existe uma grandeza e profundidade solenes nos capítulos 9, 10 , 11 de Romanos. Eles nos revelam como o evangelho se associa à nação de Israel, num sentido das dispensações e da história; e há três aspectos diferentes da relação de Deus com Israel: o passado (eleição), o presente (tropeço) e o futuro(restauração). Solicite que cada grupo fale sobre um aspecto específico do plano de Deus com Israel:
Grupo A – A eleição de Israel dentro do plano da redenção.
Grupo B – O tropeço de Israel dentro do plano da redenção.
Grupo C – A restauração de Israel dentro do plano da redenção.
Cada grupo irá responder as seguintes questões dentro desse plano:
- O que significa?
- Por que aconteceu?
- Como aconteceu?
- Quais os resultados desse acontecimento?
Dê aos grupos 7 minutos para responder na cartolina essas questões e 5 minutos para cada apresentação. Para isso se faz necessário que cada grupo eleja o seu líder, que será a pessoa responsável para apresentar a conclusão feita pelo seu grupo. Faça as considerações que achar necessário.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
0 comentários:
Postar um comentário