1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Obrigações em família.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize à dinâmica “Descobrindo nossos direitos e deveres na família”.
Dinâmica: Descobrindo nossos direitos e deveres na família
Objetivo:
Promover reflexão sobre os nossos direitos e deveres na família.
Material Didático:
Folhas de cartolina
cartões
caneta
pequena caixa surpresa
Quadro
Giz ou pincel
Atividade Didática:
Antes da aula:
Confeccione pequenos cartões feitos com folhas de cartolina. Escreva em cada cartão um dever ou um direito do aluno. Tais como: Direitos: saúde, convivência familiar, ser respeitado, ser amado,alimentação etc. Deveres: Respeitar os pais, ir à igreja, amar a todos, respeitar os colegas, perdoar etc. Coloque tudo dentro de uma caixa surpresa.
Durante a aula:
Divida o quadro ao meio. Em um lado colocar a palavra DIREITOS e no outro a palavra DEVERES. Solicite que os alunos, um por vez, vão tirando os cartões da caixa surpresa (que será um dever ou um direito). Ao ler o cartão cada um deve fazer uma mímica para que os outros descubram o que é. Se alguém descobrir, escreve o que dizia no cartão no quadro, do lado certo, visto que o quadro está dividido no meio e de um lado lê-se "Direitos" e de outro "Deveres". Se ninguém descobrir, quem fez a mímica escreve no lado correto do quadro.
Explique que tanto a leis brasileiras como a Bíblia garantem a todos nós direitos e deveres no seio familiar. Muitas vezes queremos exigir nossos direitos quando não estamos cumprindo nossos deveres. A vida em família não é fácil, para isso precisamos entender a importância do diálogo, da compreensão e da solidariedade entre os familiares para enfrentar as dificuldades, crises e conflitos do cotidiano. Só assim teremos nossos direitos e deveres cumpridos.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
0 comentários:
Postar um comentário