sexta-feira, 27 de maio de 2016

DINÂMICA - LIÇÃO 09 - O DOM DE VARIEDADES DE LÍNGUAS (PRÉ-ADOLESCENTES)

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O Dom de Variedade de Línguas.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem à dinâmica “As três formas de variedade de línguas”.




Dinâmica: As três formas de variedade de línguas

Objetivo:
Levar os alunos a uma melhor compreensão a respeito do assunto em questão.
Material didático:
Lição de Pré-Adolescentes
Atividade didática:
De acordo com o último tópico da lição, a manifestação das línguas pode acontecer de três formas:
Línguas que são faladas como forma de edificação pessoal;
Línguas que são faladas no idioma pátrio daqueles que ouvem, e assim, essas pessoas são alcançadas;
Línguas que são faladas e precisam de interpretação para que todos sejam edificados.
Esta é uma oportunidade ímpar para que você discuta, juntamente com seus alunos sobre os assuntos acima citados. Sente-se com seus alunos em círculo, isso colabora para um melhor diálogo. Os três assuntos deverão ser discutidos, um a um, seguindo a seguinte linha de raciocínio:
- O que é?
- Como acontece a manifestação?
- Como acontece a edificação?
- Como usá-lo na igreja?
- Por que ele é importante?
- Como fazer para receber
Após as argumentações convide os alunos que tiveram algum tipo de experiência dentro deste assunto a compartilhar isso com a turma. Após ouvi-los, encerre fazendo as considerações que julgar ser necessária.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José

0 comentários:

Postar um comentário