quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Lição 05: Salmos falam de Desejos do Coração

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Façam uma pequena retrospectiva dos temas já estudados neste trimestre. Depois, falem do tema aula: Salmos falam de Desejos do Coração.
- Para trabalhar sobre os desejos do coração limpo e impuro, procedam da seguinte forma:
Antes da aula:
. Digitem as obras da carne e as partes do fruto do Espírito, contidas em Gálatas 5. 19, 20,21 e 22.
. Recortem cada palavra e misture-as.
. Recortem dois corações grandes: um branco e outro escuro(preto ou marrom).
No momento da aula:
. Chamem dois alunos para separar cada palavra e colocá-las no coração limpo e impuro; para isto, forneça cola ou fita adesiva.
. Para fazer o fechamento, leiam a passagem bíblica de Gálatas 5. 19, 20,21 e 22 e falem que o coração está inclinado ao pecado, mas através do sangue de Jesus, é purificado, passando o indivíduo a ter uma nova mentalidade em Cristo e portanto novos procedimentos.
- Dando prosseguimento ao estudo da lição, levem para classe cada versículo abaixo digitado, cada um colado em um coração: Sl 139.23, Sl.19.14, Sl 19.8, Sl 45.1, Sl 51.10, Sl 101.10, Sl 57.7, Pv 3.3, Pv 20.9, Pv 21.2, Pv 23.26, Ec 10.2, Mt 5.8, Lc 6.45, Fp 4.8, I Tm 1.15 etc.
. Arrumem os alunos em círculo, distribuam os corações para os alunos, falem para que eles leiam para o grupo e depois reflitam sobre o conteúdo de cada versículo (desejos do coração).
- Trabalhem os demais pontos levantados na lição.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Tesouro Escondido”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Tesouro Escondido

Objetivo: Incentivar a observância da Palavra de Deus.

Material: 01 Bíblia pequena, 01 caixa em forma de coração.


Observação: A Bíblia deve caber dentro da caixa.

Procedimento:

Antes da aula:

- Coloquem a Bíblia dentro da caixa. Realizem esta ação ainda em casa, para que os alunos não vejam o conteúdo.

Durante a aula:

- Falem que dentro da caixa há um objeto. Passem a caixa para cada aluno, para que descubram o que há dentro; orientem que podem balançar a caixa, mas não podem abri-la.

- Se alguém descobrir o conteúdo, abram a caixa, mostrem a Bíblia e leiam Salmo 119:11: “Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.

- Se não descobrirem o conteúdo da caixa, façam o mesmo procedimento do item anterior.
- Para concluir, falem sobre a importância da leitura bíblica e também da obediência a Palavra de Deus. 

Leiam: Hb 4.12 e Fp 4.8.

Autora da Dinâmica: Sulamita Macedo.

Fonte: BERAKAH

1 comentários:

Anônimo disse...

Como a lição fala de Salmoss.. compreende-se que salmos ñ tem VERSÍCULOS.... e sim VERSOS...pq são escritos em forma de poesia!.... mas o blog é uma referência de adição ao conteúdo ministrado em sala de aula....Foi de grande valia!

Postar um comentário