quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

LIÇÃO 4 – SALMOS FALAM DE RELACIONAMENTO

ENFOQUE BÍBLICO:
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (1Co 15.33).
OBJETIVOS:
Explicar quem e de que maneira as pessoas influenciam e são influenciadas.
Demonstrara influencia do meio sobre o ser humano.       
Exemplificarsituações em que personagens bíblicos foram positiva ou negativamente influenciados.
INTRODUÇÃO:
No relacionamento não vale ser manipulado, alguns agem pela maioria, não tem opinião própria, outros tentam mesmo que só conseguir seus objetivos e influenciar outros a pensar como ele. Pessoas são arrastadas pela multidão sem saberem para onde está indo, correm o risco de perderem suas vidas, por falta de personalidade, são os que vão porque falaram: “todos estão indos”.

O QUE É RELACIONAMENTO:
A palavra tem origem em relacionar, que é adquirir e estabelecer relações, travar conhecimento. Relação é conexão, convivência.
O ser humano foi criado para se relacionar, desde o inicio Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2.18 – RC), o Salmo 133, é o Salmo que valoriza o amor fraternal, é bom e suave, algo agradável diante de Deus. Viver em união não significa concordar com tudo, mas estudar cada caso do ponto de vista, bíblico e social, procurar compreender a cada liderança e conseqüentemente cada liderado. Há um dizer “Se você não é parte da solução é parte do problema”, alguns têm pensamento discordante, sempre procura viver desunido, distante dos demais, as divisões não surgem do nada. Ela surge sempre da discordância das idéias. Algumas pessoas, principalmente na adolescência, não conseguem ter boas amizades, seus relacionamentos são muito conturbados, procuram por pessoas boas e elas fogem, por quê? Existe um dizer de autoria desconhecida que diz: “O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.” A pessoa que não cuida de si mesmo, nunca terá bons amigos.
As relações humanas têm mandamentos, quem for estudar Marketing ou já esta estudando alguns cursos relacionados, já devem ter conhecimento que há mandamentos a serem observados.
Segue a lista:
  1. Fale com as pessoas
  2. Sorria para as pessoas – movimentamos 72 músculos para franzir a testa e 14 para sorrir
  3. Chame as pessoas pelo nome – a musica mais suave que uma pessoa pode ouvir, principalmente de um líder.
  4. Seja amigo prestativo
  5. Seja cordial
  6. Interesse-se sinceramente pelos outros
Expresso – vamos ao culto hoje?
Manifestados – a que horas? Ele não estava pensando em culto.
  1. Seja generoso ao elogiar, cauteloso ao criticar
Espírito de critica – pessoa que tem espírito de contradição, é o indicio de desorganização mental, de ceticismo, inquietação pessoal – não concorda com nada combinado pelos demais.
Espírito critico: atitude amadurecida, virtude da mente, capaz de ponderar razões, emite opiniões para ajudar.
  1. Saiba considerar os sentimentos dos outros – existem três lados em uma controvérsia: o seu, o da outra pessoa e o correto.
  2. Preocupe-se da opinião dos outros.
Ouça: você sabe ouvir?
Aprenda:
Saiba elogiar: cuidado com a hipocrisia
  1. Procure apresentar um excelente serviço – não esqueça a lei da semeadura (Gl 5.13; 6. 7)
INFLUENCIAMOS E SOMOS INFLUENCIADOS
a)      O que é influenciar?
É exercer influencia sobre alguém, o influente é aquele que influi, exerce influencia. Em todo o grupo existe um líder, ele surge naturalmente, principalmente se houver um colérico ele é o líder, liderança no colérico e no fleumático é uma qualidade.
b)      O que é ser influenciado?
É ser levado por uma idéia, uma proposta, o sanguíneo por ser bom companheiro e o melancólico pela sua lealdade, são facilmente entusiasmados por idéias ou projetos a eles apresentados.
INFLUENCIADORES NATOS
O adolescente geralmente é influenciado por atletas, atores e atrizes, cantores, pessoas bem sucedidas na vida. Lembro-me na ocasião que o Guga se despontou no tênis, muitos adolescentes foram vistos nas ruas tentando entender esse esporte pouco praticado no Brasil, mas o Guga influenciou uma geração. Assim como outros considerados “astros” tem influenciado suas gerações. É muito comum quando um jovem se destaca em qualquer modalidade vermos como que uma febre, milhares e milhares de jovens ao redor do mundo, praticando ou sendo influenciados por aquela modalidade. Bem até o momento discutimos a área secular, mas nós evangélicos como podemos influenciar alguém? Entendendo que a maioria não tem dotes naturais e na igreja temos a musica e pregação da palavra, ao que parece nessa idade poucos entendem das atividades ministeriais e não estão preocupados. Mas entendam bem, Jesus não nos chamou para a inércia e nem para a inépcia, todos podemos influenciar alguém com o evangelho.
Como:
a)      O adolescente como o sal da terra (Mt 5.13)
O sal tinha diferentes empregos na antiguidade, geralmente era adicionado ao fertilizante, nas religiões pagãs do passado o sal era oferecido aos deuses na intenção de afastar os demônios. Era também usado pelos sacerdotes pagãos para realização de mágicas. Jesus não esta usando o sal com símbolo, mas falando dele como condimento e usando de forma literal o seu valor nos alimentos, não é visto por ninguém, todavia é inegável seu sabor. Não é preciso se tornar um “astro” de uma modalidade para influenciar alguém a seguir a Cristo. Jesus disse: “vós sois o sal da terra”, não importa a sua idade essa é a responsabilidade diante de Deus. Assim como o sal age de forma discreta não deixando estragar o produto, assim também nós devemos exercer influencia não deixando o mundo apodrentar-se.
b)      Adolescente sendo luz do mundo (Mt 5.14)
“Vós sois a luz do mundo”, Jesus foi enfático ao falar da claridade que é vista de longe na escuridão, por menor que seja não passa despercebida. O cristão influencia com bons testemunhos, por pequeno que seja ele é visto, mesmo que ele não perceba. No ano de 1993, eu estava em uma grande cidade no Estado de São Paulo, junto com um amigo. Fomos a uma grande loja, enquanto meu amigo olhava os preços dos objetos desejados, eu andando pela loja ao passar perto do escritório ouvi uma discussão, percebi que de um lado estava o chefe e do outro uma jovenzinha bem franzina no caixa. Aquele chefe queria praticar algum tipo de corrupção, mas precisava da assinatura da menina, o que não conseguiu, ela dizia: “o Sr quer me mandar embora pode, mas eu não vou assinar, faça o que o Sr quiser, mas sem a minha assinatura”. Foi quando eu ouvi aquele chefe nervoso dizer: “é isso ai que dá por esses crentes para trabalhar”. Quem dera tivéssemos milhares desses jovens espalhados pelo Brasil e por todos os demais países, infelizmente não há tantos.
Ao mesmo tempo em que influenciamos somos também influenciados, na igreja, por exemplo, as pessoas gostam muito dos maus exemplos. É normal ouvirmos: “quer dizer que agora pode, a fulana esta fazendo e ninguém se importa?” Nossos erros são mais vistos que nossos acertos, quando acertamos temos a sensação que ninguém esta vendo. Como nos enganamos primeiro Deus esta vendo, segundo alguém no grupo esta procurando nos imitar, tenha certeza disso.
O SER HUMANO UM PRODUTO DO MEIO
O homem é o único ser que depende de outro para sobrevivência, a ele se ensina andar, falar, ler, etc., o seu desempenho esta relacionado ao local que ele cresce. Cada pessoa tem certo poder de influencia, numa casa, por exemplo, o pai, a mãe e os irmãos mais velhos passam parte de seus hábitos e costumes aos mais jovens. A influência também vem da escola, os professores têm grande participação, os amigos com os quais nos relacionamos, até mesmos os funcionários da escola exercem influência sobre o aluno. Já na igreja a influência é maior, precisamos tomar cuidado porque podemos apenas ser um produto do meio cristão, que cantamos, participamos dos cultos, sem estarmo-nos relacionando com Deus. Hoje contamos com muita gente apenas congregando nas igrejas, tem cartão de membro, de obreiros, mas não correspondem com Deus. Acostumaram ir à igreja, quando perguntamos a alguém quando foi seu encontro com Deus a resposta é: “nasci em berço evangélico”, “sou da igreja de meus pais”, alguns já se denominam “cantores dos crentes”, são pessoas que viveram no mundo até não terem mais chances, ou mercados, vem para a igreja, acabam-se acostumando e por serem artistas, gravam para os crentes como dizem. Nós os cristãos devemos ter a atitude de Daniel, jovem adolescente levado a Babilônia, tem uma oportunidade de se omitir quanto à religião de seus pais, até porque está indo ao cativeiro devido à desobediência de seus antepassados e que na verdade não aceita ser influenciado pelo meio. Daniel até o fim de sua vida se manteve fiel a Deus, antes ele influenciava os demais. Quantos não conseguem se conservar integro na escola, no local de trabalho, vive misturado com todo o tipo de pecado praticado pelos demais, tudo pelo social (2Re 5.17,18). É um tipo de Naamã, vou servir a Deus, mas, sou capitão... “Nisto perdoe o Senhor ao teu servo: Quando meu amo entrar na casa de Rimom para ali adorar, e eu também me tenha de encurvar na casa de Rimom: quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o Senhor ao teu servo” (BD – grifo meu)
PERSONAGENS BIBLICOS QUE FORAM INFLUENCIADOS
Na lição dois, quando falamos sobre conselhos, citei alguns exemplos de jovens que foram influenciados para o bem e para o mal, citaremos alguns outros:
a)      De maneira positiva
Como imaginar uma escravazinha que tinha tudo para estar triste, no entanto influencia de maneira positiva a família que a avassalava (2Rs 5), tinha tudo para ser o contrario, contudo a posição firme da menina influência toda nação esta mobilizada para ir a procura de Deus em Israel.
Outro exemplo é a mulher Samaritana, depois de receber de Jesus água viva, entra na cidade falando do homem no poço de Jacó. Os discípulos tinham ido a cidade comprar pães, será que falaram com quem andavam? A mulher conseguiu influenciar a cidade, eles vieram a Cristo (Jo 4)
b)      De modo negativo
O rei Acabe foi o pior em Israel, seu casamento com Jezabel foi uma lastima (1Rs 16.29-34), é notável a influencia maligna de Jezabel num reinado conturbado. Existem casamentos que são verdadeiro tormento, relacionamentos conturbados e influencias negativas, Jezabel era dominadora e assustadora.
Temos vários exemplos de influencia negativos, quero compartilhar apenas mais uma que é a de Judas Iscariotes, influenciado pelos sacerdotes vendeu o Mestre Amado (Mt 26. 14-16)
CONCLUSÃO:
O pastor da igreja o professor da escola dominical, são influenciadores, formadores de opinião. Na minha mocidade eu tive uma professora na escola dominical, seu nome era Vânia, ela exerceu forte influencia na minha vida espiritual, devido a isso a primeira participação como cooperador na igreja, foi ser professor da escola dominical. Ainda hoje quando estou pregando ou ministrando estudos na igreja, me lembro dela, devido alguns gestos, meu estilo é o mesmo dela, tive vários pastores, mas ninguém conseguiu me impressionar tanto quanto ela. Veja bem, não sei por onde anda a irmã Vânia, ela era solteira, uns dez anos mais velhos que eu, e já se passaram quase trinta anos. Vejam vocês professores alunos e obreiros de modo geral que legado está deixando para as próximas gerações? O que nossos alunos poderão falar de nós num período de dez, vinte ou trinta anos? Pense?
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Pr Jair Rodrigues

Fonte: PortaEBD

0 comentários:

Postar um comentário