quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

LIÇÃO 4 - JESUS ENSINA SOBRE A AMIZADE

Ao Mestre
A EBD tem objetivos definidos para atingir. Não se trata apenas de uma reunião domingueira comum, ou um culto a mais. Esses objetivos são::
1. Ganhar almas para Jesus
O primeiro dever do professor da Escola Dominical é agir e orar diante de Deus no sentido de que todos os seus alunos aceitem ao SENHOR JESUS COMO SALVADOR e  O SIGAM como seu SENHOR e MESTRE. Há professores de EBD que, ensinam durante anos sem nunca ver um aluno convertido, talvez porque nunca os levaram a aceitar a Cristo na própria sala de aula.
O meio certo de lavar almas a Cristo é usar a PALAVRA DE DEUS e confiar na operação do Espírito Santo (Jo 3.5; 16.8; 1 Pe 1.23). O professor não pode salvar os alunos, mas pode leva-los ao SENHOR, assim como fez André (Jo 1.42).
A Bíblia não diz “Ensina a criança no caminha ‘em que vai andar’  ou ‘quer andar’, mas no caminho em que deve andar” (Pv 22.6).
2. Desenvolver a espiritualidade e o caráter cristão
O ensino da Palavra de Deus é uma obra espiritual e por essa razão é muito significativa para à cultura da alma, ganhar o aluno para Cristo é apenas o inicio desta obra, é necessário cuidar em seguida da formação doa hábitos cristãos, os quais resultarão num caráter ideal.
São os hábitos que formam o caráter, afirma a filosofia:
“O pensamento conduz ao ato, o ato conduz ao hábito, o hábito conduz ao caráter, o caráter conduz ao destino da pessoa”, é claro que isso humanamente falando.
A palavra caráter procede do grego charassein ou  charasso significando “coisa gravada”, ou “eu gravo”. Caráter é o conjunto de qualidades fundamentais da personalidade.
Como podemos ver, o caráter pode ser gravado, é imprescindível que o professor (a) de EBD, tenha maturidade espiritual e consciência da importância desse trabalho.
Professor (a) você através do Espírito Santo, pode e deve, ensinar de forma a desenvolver a personalidade cristã, os talentos, os dons em seus alunos. Dê exemplo de uma vida cristã fiel e constante. Ensine com firmeza, aconselhando-os com sabedoria e santidade, sem esquecer-se de orar por cada um individualmente.

Texto Bíblico: Mateus 4.12-25
Objetivos
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir seu aluno a:
Compreender o valor da amizade, e que se devemos valorizar os amigos terrenos, devemos prezar muito mais Aquele que deu a vida pelos seus amigos.
Introdução
Um bom amigo, tem hábitos bons, bom comportamento, boa moral, pois um bom amigo é alguém leal, senão não é amigo.
O que é Amizade?
É sentimento de quem é amigo; é afeição recíproca que liga duas pessoas; é simpatia; é estima; é dedicação; é benevolência (benevolência possui quem é bondoso, bem intencionado, favorável).
Isso descreve o que é uma Amizade. Vê como deve ser um amigo? – dedicado, bondoso, bem intencionado, ou seja, alguém que quer o seu bem.
Assim é o Senhor Jesus, um amigo que quer e faz tudo para sermos felizes.
Jesus escolheu amigos
No texto de nossa lição de hoje, vemos que o Senhor Jesus, quando em sua vida terrena, sabia que precisaria de amigos para auxiliá-Lo, para estar com Ele.
O ser humano é um sociável. Fomos criados com a necessidade de relacionarmos com outros. Quando isso não ocorre, sentimo-nos sozinhos, vem a solidão e, muitas vezes sentimo-nos excluídos e separados dos outros. Por essa razão desejamos tanto ter um (a) amigo (a).
O Senhor Jesus procurou escolher, dentre a multidão que o acompanhava por toda parte aqueles seguidores fiéis, que seriam capazes de conduzir os outros homens, tal como o pastor que sabe guiar as suas ovelhas pelos lugares mais seguros, onde elas ficariam abrigadas e felizes.
Desse modo, Jesus começou a fazer convites.
Passando pelo Mar da Galiléia, chamou os dois irmãos: Simão (que Ele chamou de Pedro) e André, que eram pescadores. Prosseguindo, encontrou outros dois irmãos: Tiago e João, que também foram convidados. E assim, Jesus continuou até convidar doze homens, que Ele sabia que seriam capazes de levar sua mensagem por todo o mundo.
Esses homens, seus discípulos, chamados, mais tarde, apóstolos, foram os seguintes: Simão Pedro, Tiago, João, André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago (filho de Alfeu), Simão e Judas Iscariotes. Eram as pessoas certas; Jesus sabia que com eles a sua doutrina amorosa não seria perdida e ficaria sempre entre os homens.
Certo dia Jesus lhes disse:
“Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.”(Jo. 15.15).
Assim como Jesus sendo Filho de Deus escolheu amigos, nós também devemos valorizar as amizades que Deus tem nos dado. É através deles que aprendemos o respeito e nossos limites
Professor (a) enfatize aos pequenos que é agradável a Deus que tenhamos amizade verdadeira, sincera. Porém, devemos escolher bem, como Jesus fez, nem todos são bons amigos
Todos nós precisamos de amigos que estejam por perto para escuta-nos, preocupar-se, oferecer ajuda quando necessário. Alguém que está compartilhando de nossos bons e maus momentos, com certeza é melhor ter um amigo assim do que dúzias de conhecidos – o amigo que assim procede nos é mais chegado do que um irmão.
Um amigo de verdade, não te apóia quando você vai fazer algo que irá te prejudicar – ele (a) irá te dizer para não fazer. Já aquele que te incentiva para cometer um erro – não gosta de você, pois, não é bem intencionado, não quer o seu bem – logo não é seu amigo (a).
Mas vejamos o outro lado: será que nós (eu, você) temos sido bons amigos? – reflita nisso.
Em vez de somente desejarmos ter um bom amigo, tornemo-nos um bom amigo. Muitas pessoas precisam de uma amizade sincera, seja um verdadeiro amigo, assim sua amizade será a palavra que Deus usará para demonstrar o Seu Amor a muitos. Pois uma amizade profunda e verdadeira é expressão do Amor de Deus
Jesus é seu melhor amigo
Como é UM VERDADEIRO AMIGO?
1.      Jesus É UM AMIGO INFALÍVEL
2.      Ele nos consola quando estamos tristes.
3.      Nos cura quando estamos doentes.
4.      É o nosso companheiro quando estamos sozinhos.
Ele é, e quer o melhor para nós. Tudo que encontramos escrito em sua Palavra é para o nosso bem, pois ninguém tem amor amor por nós do que Quem entrega o próprio filho para morrer em nosso lugar. (Jo 3.16).
5.      Nós é que necessitamos de sua companhia. Em nós há um sopro divino, e somente nos sentimos felizes quando O temos em nossas vidas, quando não, há um vazio, o qual nada preenche, nem dinheiro, nem fama, nada... somente Deus pode fazer-nos felizes e realizados..
João era amigo íntimo de Jesus, encostava-se ao seu peito, ouvia seus conselhos, sabia de seus segredos. Já pensou que maravilha?
Você também pode ter esse privilégio... tenha o SENHOR como seu amigo. Você poderá ter grandes amigos, mas nenhum é semelhante a Jesus, que está conosco 24 horas do dia. Sabe do seu coração, conhece seus pensamentos e sempre diz: “Não temas, eu estou contigo”.
“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos” (Jo 15.13-15).
Aplicação da lição
Existe uma grande diferença entre conhecer alguém, e ter um verdadeiro amigo. A maior evidência da verdadeira amizade é a lealdade e a benevolência. O verdadeiro “amigo que é mais chegado que um irmão” é aquele que em todo o tempo é o mesmo com você, na alegria e na tristeza, quando você está ou quando está mal, mesmo quando a comunicação fica difícil ele (a) não te esquece.
Mas lembre-se o verdadeiro amigo quer o seu bem, jamais te aconselhará ou te induzirá a praticar coisas erradas e as escondidas. Tome cuidado!
Ouça sempre o conselho do melhor amigo – Jesus. E não se deixe levar por más companhias. Procure aqueles que são bons e em seu coração amam a Deus, como Jesus procurou os que assim eram.
Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva.

Fonte:  PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário