quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

LIÇÃO 2 – OBEDEÇA AOS PAIS

Ao Mestre
Amado (a) a lição que iremos abordar é grande relevância em nossos dias, onde dia a dia presenciamos cenas de desrespeito geral na família e consequentemente na igreja e sociedade.
Ore ao Senhor, apresente seus alunos individualmente em sua oração, e peça a Ele, que lhe auxilie, para nesta aula você possa fazer com que cada adolescente entenda que Deus, por nós amar e querer o nosso bem-estar, deu mandamento para cada membro da família, que, portanto, se nós obedecermos com certeza em nosso lar haverá felicidade.
Que todos nós devemos aprender a obedecer com alegria os mandamentos do Senhor, pois neles encontramos vida e paz, e grandes bênçãos e recompensas resultarão para nós, se colocarmos em prática em nossas vidas os mandamentos do Senhor.

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Entender o valor e aos benefícios da obediência para sua vida, conscientizar-se que deve ser obediente aos pais.
Para refletir
“O filho sábio dá alegria ao seu pai, mas o filho sem juízo despreza a sua mãe.”(Pv. 15:20 – NTLH).
Através desse mandamento fica demonstrada a grande importância que Deus atribuiu ao respeito pelos pais, assim como relacionado a esse mandamento está o dever dos pais de amarem seus filhos ensinando-os o temor a Deus e o dever de guardar seus mandamentos.
Texto Bíblico em estudo: Pv. 1:8,9; 2:1-5.
Introdução
O fato de chamamos Deus de Pai – denota “Sua Paternidade Divina” – o Espírito Santo capacita os cristãos a chamá-Lo “Aba Pai” (literalmente Paizinho – Rm. 8:15).
Deus revelou-se no AT como Pai (Jr. 3:19), e este foi o termo que o Senhor Jesus quando falou com Deus (Jo. cap. 17).
A Paternidade de Deus é patente em Seu Cuidado para conosco. Como Pai,
Ele cuida dos mínimos detalhes para que sejamos felizes – mas para vivermos bem é necessário que guardemos, ou seja, que obedecemos aos seus preceitos.
Em 2 Co. 6:18, o Senhor Deus diz: “Serei vosso Pai, e vós sereis para mim
filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso”.
Por que Tenho de obedecer?
Um dos Dez Mandamentos, mais precisamente o 5º Mandamento, expressa exatamente como deve ser o relacionamento dos filhos para com seus pais:
“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolongue os teus dias na terra.”. (Ex. 20 :12).
Este é o primeiro mandamento que vem acompanhado de uma promessa.
Para viver em paz na terra, ou seja, sermos abençoados, termos bom emprego, sermos respeitados e prósperos em tudo que fizermos, devemos “honrar” nossos pais, como José do Egito, vocês se lembram como ele era abençoado em tudo quanto punha as mãos? – José era obediente ao seu pai Jacó.
Mas o que significa “honrar” os pais? – é falar bem deles, é tratá-los de forma atenciosa e mostrar-lhes cortesia e respeito. Os pais têm um lugar especial na visão de Deus – mesmo os filhos com dificuldades no relacionamento com os pais são exortados a honrá-los.
Os pais são cooperadores de Deus na maior de todas as missões, gerar os filhos de Deus, à sua imagem e semelhança. Nada pode se igualar à sublimidade desta obra. Se é importante e digno produzir os bens que utilizamos: casas, roupas, móveis, alimentos, etc, quanto mais digno e nobre é dar a vida a novos seres? Uma só vida humana vale mais do que todo o universo material, pois nada disso tem uma alma imortal, imagem e semelhança do próprio Deus, dotada de inteligência, liberdade, vontade, consciência e capacidade de amar, sonhar, sorrir, chorar, cantar e orar.
É impressionante notar como Deus exalta a figura dos pais, em face da sua missão importantíssima de gerar e educar os filhos. O destaque aos pais começa pelo fato de um dos Mandamentos, ser dedicado a eles: “Honrar pai e mãe”. O apostolo Paulo nota que este é o primeiro mandamento que vem acompanhado de uma promessa: “Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra” (Dt. 5:16; Ef. 6:2). É significativo notar que este é o primeiro mandamento que Deus deu a Israel, após os três que se referem ao relacionamento do homem com Deus: “Shemà, Izrael...”, “Escuta, ó Israel!”...
Depois de Deus são eles os teus primeiros benfeitores. Se Deus só é bom, antes, é o próprio Bem, os pais participam de modo singular desta bondade suprema. E por isso: honra os teus pais! Há aqui, certa analogia com o culto devido a Deus. Honrar também quer dizer reconhecer a dignidade do pai e da mãe, e desinteressadamente amá-los.
Os pais são colocados na vida dos filhos para conduzi-los à salvação mediante os conselhos, isto é, a orientação para a vida. O filho que desprezar esses conselhos corre o risco de se perder nos caminhos perigosos da vida. Muitos jovens se tornaram escravos dos vícios, da droga, do crime, da prostituição, e de tantos outros males, porque não ouviram os conselhos dos seus pais. Outros se perderam porque os seus pais não lhes deram esses conselhos, o que é mais grave; e outros se perderam porque não tiveram pais para aconselhá-los.
Os filhos bem educados são a honra e a alegria dos pais e, por outro lado, Deus cuidadosamente fortaleceu a autoridade deles sobre os filhos. Portanto, essa autoridade não é usurpada, nem falsa, é autêntica, vem de Deus. Jesus disse a Pilatos que “toda autoridade vem de Deus” (Jo. 19:11).
Aqui está a razão pela quais os filhos devem obediência aos pais; a autoridade exercida por eles vem de Deus e não dos homens. “Quem honra sua mãe é semelhante àquele que acumula um tesouro”
Quem honra seu pai achará alegria em seus filhos, será ouvido no dia da oração . Quem de nós não deseja encontrar alegria em seus filhos? Quem não deseja ser atendido por Deus em sua oração? Pois bem, essas são promessas que Deus faz aos filhos que honrarem os seus pais. Vemos aí, a que altura Deus elevou a figura do pai e da mãe. Honrar a mãe é como acumular um tesouro. E as promessas continuam: “Quem honra seu pai gozará de vida longa”... “vida longa”, que para os judeus era sinal da bênção de Deus, pode significar também uma vida abençoada por Deus. Isto equivale a dizer que honrar e servir os pais é o mesmo que honrar e servir a
Deus.
Honrar é uma expressão muito forte, também quer dizer “encher de honra”, de glória, de respeito... e tudo isto deve ser feito “por teus atos e tuas palavras”. Quantos filhos ofendem os seus pais por palavras: ofensas, zombarias, palavrões!... Quantos filhos os desonram com os seus atos: maus comportamentos, mentiras, desobediências, desgostos!...
Eis uma realidade: os pais também têm defeitos. Mas Deus quer recompensar ricamente o filho que, com paciência, suporta esses defeitos e, assim mesmo, honra os pais. Mesmo se teus pais são difíceis, intolerantes, cheios de manias, maior será o mérito do filho diante de Deus, por ter honrado um pai ou uma mãe tão difícil. Deus sabe que há pais terríveis: alguns bêbados, outros drogados, outros criminosos, adúlteros, etc... mas, é por isso mesmo que Ele oferece recompensas para aqueles filhos que, com amor e paciência - por amor a Deus - os suportarem, mesmo com os seus defeitos. Qual é o filho que não quer que a sua futura casa seja próspera na justiça; isto é, na retidão e na verdade? Quem é de nós que não quer que alguém se lembre de nós nos momentos de aflição, de angústia, de uma doença, de um desemprego, etc.? Quem é de nós que não quer ver os próprios pecados se dissolverem como se fossem gelo sob o sol forte? Pois bem, que ricas promessas Deus faz aos filhos que souberem “suportar”, com paciência, os defeitos dos próprios pais. Como Deus ama os nossos pais!
Professor (a) pergunte aos seus alunos: Na sua casa, você é um problema a mais, ou você é solução para os problemas da família? Será que você é daqueles filhos que fazem da sua casa uma pensão, um hotel, onde só entram para comer e dormir e não ajudam nem guardando uma louça? Será que você é daqueles que fazem a mãe de escrava e empregada, e do seu pai alguém que deve te dar tudo? Você não está entre aqueles que têm vergonha do pai, porque ele já não tem dentes, ou porque não sabe falar direito? Você sabe perdoar o seu pai e sua mãe? Você tem para eles uma palavra de conforto, carinho, boa vontade? Você sabe beijá-los? Você ora por eles? Você sabia que muitas vezes eles choram por causa de você, no silêncio do quarto!?... Ame-os, ame-os, pois mesmo que tenham defeitos eles te amam, pois te deram a vida!
Os ensinos do Mestre – ( Mt. 15:5,6 )
O Senhor Jesus condenou os fariseus por priorizarem suas tradições antes dos mandamentos de Deus e da bondade para com as pessoas. Pois, a preocupação dos principais fariseus era manter suas próprias leis – não a que o Senhor Deus ordenou, mas as que eles mesmos elaboravam, para seus próprios interesses – assim os judeus haviam suscitado maneiras de desobedecer a Deus.
Se alguém queria livrar-se da responsabilidade de cuidar de seus pais que eram de idade avançada, era só fazer a falsa declaração de que seus bens pertenciam ao templo, que era korban, ou corbã ( que significa oferta ao Senhor). Seus bens seriam registrados em nome do templo, até a morte dos pais, quando então se passaria a “combinar” algo com os escribas no intuito de reavê-los.
A pior parte desta tradição era que o homem que assim declarasse seus bens como "Corbã" poderia ficar com estes bens e usá-los para si! É fácil de ver que o ponto desta tradição era simplesmente evitar a responsabilidade de uma pessoa para com pai e mãe. A reprovação de Jesus ilustra claramente que a responsabilidade por honrar pai e mãe também incluía assistência financeira quando necessitada.
Essa era verdadeira face da prática da corbã, pois tornou-se uma forma religiosamente aceitável de se negligenciar o cuidado com os pais, por meio desse sistema ( vergonhosamente humano), os filhos fugiam das responsabilidades para com seus genitores, agora já cansados e muitos ainda doentes. Vocês acham que o Senhor Deus aceitaria esse tipo de oferta?
O que estava acontecendo nos dias de Cristo era apenas uma questão de pretexto. Pretexto daqueles que queriam ficar isentos da responsabilidade de cuidar do sustento dos pais e pretexto dos sacerdotes que queriam ver o templo recebendo mais dinheiro ou bens dos doadores. Geralmente, quando usamos um pretexto estamos querendo fugir de alguma responsabilidade ou obrigação. As pessoas que assim procediam, desconsideravam os mandamentos de
Deus, quanto á “Honrar pai e mãe”.
Jesus, nosso grande exemplo, foi submisso a seus pais. Ainda que Ele fosse a Divindade em carne, Ele seguia o plano de Deus para a família (Lc. 2:51). Deus estabeleceu seu plano para nossas famílias porque Ele deseja nossa felicidade e sabe que tipo de relações são mais satisfatórias e mais recompensadoras para nós. Quando a vontade de Deus é negligenciada, resultam a aflição e a miséria. É verdade geral que os filhos que obedecem e honram seus pais vivem mais, têm vidas mais felizes e, mais importante, estão agradando a Deus!
Conclusão
Professor (a) enfatize aos seus alunos, que o Senhor Deus sempre deseja que sejamos felizes e que nossa vida seja plena de realizações e alegrias, portanto se Ele nos deixou um mandamento dizendo que ao executarmos... “viveremos bem, e muitos anos”, verdadeiramente Ele assim nos fará.
Há uma diferença entre obedecer e honrar. Obedecer é agir de acordo com as instruções recebidas, partindo desse pressuposto, filhos adultos, casados já terá outras metas. Mas honrar vai mais além. Honrar pai e mãe é uma responsabilidade vitalícia, isto é, que dura a vida inteira.
Amado (a) ore com eles, pedindo a Deus que os ajude a cumprir o mandamento divino.
Que o Senhor vos abençoe.
Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profa. Jaciara da Silva.

Fonte:PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário