quinta-feira, 29 de março de 2012

LIÇÃO 1 – JOQUEBEDE, UMA MÃE HEROINA

Texto Bíblico: Ex 2.1-10

Ao Mestre
Prezado (a) estamos iniciando mais um trimestre. Mesmo que você já lecionou estes temas, (pois o currículo repete), procure iniciar com entusiasmo.

O tema que abordaremos é de suma importância, pois em meio a tantos “heróis” produzidos pela mídia, durante este trimestre você terá a oportunidade de conduzir a conhecer a realidade dos verdadeiros heróis, pessoas como eles, eu e você, cuja confiança foi depositada em Deus, por isso realizaram feitos que ajudaram sua família e sua nação.

Ore, apresente seus pequenos um a um a Deus, é Ele quem conhece o intimo de cada ser e te conduzirá nesta tão gloriosa missão – o ensino.
Deus abençoe seu ministério.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
  • Compreender que assim como Joquebeque, uma mãe escrava, se tornou heroína, ele (a) também pode ser um herói (na)


Exercitando a Memória
“Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti”. (Is 49.15 – ARC)


História
Neste domingo estudaremos acerca da vida de uma mulher que foi exemplo de fé, coragem e perseverança, uma verdadeira heroína – Joquebede. Observe o exemplo dessa personagem e aprenda colocar em prática tudo quanto vai aprender.

Nossa personagem em destaque é Joquebe, do Heb. Yokebed, significa “Yah é gloria” = “O Senhor é glória”), segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe. Este nome revela que Jeová era conhecido e respeitado antes de da experiência de Moisés, na ocasião da queima da sarça, quando Deus revelou o seu divino nome (Êx 3.1-15). Ela era descendente de Levi, nasceu na época em que os israelita estavam cativos no Egito.

Jacó e seus filhos, desceram ao Egito por ocasião em que José era governador. Após a morte de Jacó e de Jose, outro rei subiu ao trono e escravizou aos filhos de Israel (Jacó).
Os descendentes de Jacó, os israelitas, tiveram muitos filhos e aumentaram tanto, que se tornaram poderosos.
Ele disse ao seu povo:
“Vejam! O povo de Israel é forte e está aumentando mais depressa do que nós. Em caso de guerra, eles poderiam se unir com os nossos inimigos, lutariam contra nós e sairiam do país.”

Por isso os egípcios puseram feitores para maltratar os israelitas, obrigando-os a fazer trabalhos pesados na fabricação de tijolos, nas construções e nas plantações. Mas faraó continuava preocupado com o crescimento do povo de Israel e ordenou às parteiras:
“Matem os bebês que forem meninos, e só deixem vivas as meninas!”

Mas as parteiras serviam a Deus, e não obedeceram a Faraó. Então o rei mandou chamar as parteiras e perguntou:
“Por que vocês estão fazendo isso? Por que estão deixando que os meninos vivam?”
 Elas responderam:
“É que as mulheres israelitas não são como as egípcias. Elas dão à luz com facilidade, e as crianças nascem antes que a parteira chegue.”
Então Faraó ordenou:
“Joguem todos os bebês meninos no rio Nilo e deixem só as meninas viverem!”

Foi nessa época que dois descendentes de Levi, filho de Jacó, Anrão e Joquebede, tiveram um filho. Durante a vida de Joquebede, as condições para os israelitas eram duras e sem esperança. Eles eram escravos oprimidos sem misericórdia. Joquebede já tinha dois filhos pequenos quando foi passado um edito ordenando que todos os bebês masculinos fossem mortos logo que nascessem. As pessoas resistiram, e os bebês continuaram a sobreviver. O terceiro filho dela veio a tornar-se um lindo menino, a quem ela decidiu manter vivo.

Joquebede viu que era um bebê muito bonito, por isso o escondeu durante três meses para que os guardas não o matassem. Depois desse tempo, ela não conseguia mais escondê-lo por isso teve a idéia de fazer um cesto. Quando o cesto estava terminado, ela colocou o menino dentro, e colocou-o no rio. Miriã, irmã do bebê, ficou vigiando para ver o que iria acontecer. A filha do rei do Egito foi até o rio e estava tomando banho, quando de repente, ela viu o cesto no meio da moita de juncos e mandou que uma das suas escravas fosse buscá-lo.

A princesa abriu o cesto e viu um bebê chorando. Ela ficou com muita pena dele e disse:
“Este é um menino israelita.”
Então a irmã da criança perguntou à princesa:
“Quer que eu vá chamar uma mulher israelita para amamentar e criar esta criança para a senhora?”
“Vá”- respondeu a princesa.
Então a moça foi e trouxe a própria mãe do menino. Aí a princesa lhe disse:
 “Leve este menino e o crie para mim, e eu pagarei pelo seu trabalho.”
A mulher levou o menino e o criou. Quando ele já estava grande, ela o levou à filha do rei, que o adotou como filho. Ela pôs nele o nome de Moisés e disse:
“ Eu o tirei da água.”

O nome Moisés na etimologia judaica popular, têm o significado de "retirado [isto é, salvo]" da água.

A salvadora de Moisés veio a ser a princesa, que sem saber colocou a criança de volta nos braços de sua mãe para criá-la.
A fé, a coragem e o desembaraço de Anrão e Joquebede não só preservaram a vida de Moisés como sua mãe obteve da filha do Faraó a permissão de amamentá-lo e cuidar de seu próprio filho (Êx 2.1-10).

É sempre difícil para um pai ou mãe deixar seu filho ir. Mas Joquebede o fez por amor a Deus e o bem de sua nação.
Joquebede é mencionada em Êxodo 2; 6; Números 26 e Hebreus 11.23.


Fontes Consultadas:
  • Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
  • Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
  • Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
  • Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
  • Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003
  • 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD

Colaboração para Portal escola Dominical – Profª Jaciara da Silva

Fonte: PortalEBD

1 comentários:

Anônimo disse...

Aleluia gloria a Deus essa esplicação foi muito eficas em nossas vidas palavras sábia a sabedoria´e o disernimento é tremendo que Deus continua te dando essa sabedoria

Postar um comentário