quarta-feira, 7 de março de 2012

LIÇÃO 11 - SALMOS FALAM DE MEDO

ENFOQUE BIBLICO:
“O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem.” (Sl 118.6)
OBJETIVOS:
Estabelecer a diferença entre medos e fobias.
Identificaras causas do medo.
Demonstrarsituações na Bíblia em que os servos de Deus tiveram medo.
INTRODUÇÃO:
De mal nenhum eu temerei/Em mim esta Jesus/Jamais perturbação terei/Pois vivo já na luz (HC 140). Nesta lição falaremos sobre o medo, não há um homem que possa dizer eu não tenho medo. Como citei a primeira estrofe do hino 140, Jesus nos da segurança, o Salmo 91, fala dessa segurança, o salmista ensina nos como estar seguro. Veremos no decorrer da lição o que é o medo, suas causas, principalmente as  atuais e mostraremos que os grandes homens de Deus, passaram por momentos de medo. 

ESTABELECENDO DIFERENÇA ENTRE MEDO E FOBIAS
A)    O MEDO
Medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa. Geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente.
O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico etc.
Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estimado físico ou mental. (interpretação, imaginação, crença), que gera uma resposta fisiológica ao organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do stress (adrenalina e cortisol) preparando o individuo para lutar ou fugir. Um amigo me contou que certa vez passando ao lado de um cemitério ouviu um barulho bem longe, mas percebeu que aumentava a cada minuto, logo percebeu que o barulho estava bem perto e o acompanhava. O cemitério naquela região é bem retirado da cidade, o medo tomou conta dele, segundo ele me disse que já estava decidido a sair correndo e gritando, quando percebeu que ele era quem fazia o barulho. Ele havia comprado uma calça jeans e dobrou as barras da calça, enquanto andava atritavam uma barra a outra era aquele o barulho.
O medo pode se transformar em uma doença a “fobia”, quando passa a comprometer as relações sociais e causar sofrimento psíquico. (Wikipédia)
B)     FOBIAS
 
Fobias (Phobos). Phobos era a divindade mitológica capaz de causar nos homens um medo incontrolável. Na Grécia antiga os soldados usavam escudos com imagem de Phobos estampadas, para amedrontar o inimigo.
Em linguagem comum, é o temor ou aversão exagerada ante situações, objetos, animais ou lugares.
Sob o ponto de vista clinico, no âmbito da psicologia, as fobias fazem parte do aspecto das doenças de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares.
Os três tipos de fobias:
1.      Agrofobia  - medo de estar em lugares públicos concorridos, onde o individuo não possa retirar-se de uma forma fácil ou despercebida.
2.      Fobia Social – medo perante situações em que a pessoa possa estar exposta a observação dos outros, serem vitrine de comentários ou passar perante uma situação de humilhação em publico.
3.       Fobia Simples – medo circunscrito diante de objetos ou situações concretas. (Wikipédia)
 
 
c)      A DIFERENÇA
O medo em alguns momentos é benéfico, por exemplo, adolescentes e jovens tem por costumes andar de forma perigosa, alguns dirigem carros e motos em alta velocidade mesmo sem a habilitação para isso, participando dos famosos “rachas”, moças que se aventuram namorar esse tipo de jovens. É muito comum em tempo de verão ver jovens saltando de pontes em rios sem nenhuma segurança. Tantas são as aventuras que corajosamente alguns participam e morrem os que têm medo nunca participará, esse tipo de medo é benéfico.
Também há medo que chega ser covardia (Lc 19.21), todavia deve ser observado, um (a) jovem que tem medo de escuro, de altura, de elevador, de metrô, de ônibus etc., dependendo do grau deve procurar a medicina, pode ser fobia. Estava eu em um ponto de ônibus uma senhora me perguntou como fazia para chegar a um determinado lugar, a estação do metrô estava a uns dez metros de nós e o lugar que ela desejava chegar gastaria uns dez minutos de metrô. Quando lhe disse da facilidade de chegar indo de metrô, percebi que a mulher ficou muito assustada, sem discussão eu lhe falei do ônibus e ela me disse: “moço eu tenho pavor de metrô”, o ônibus naquele horário gastaria mais de uma hora. Isso não é um medo comum e nem covardia, pode ser fobia, um assunto que pode ser tratado.
Vivemos em um mundo, aonde muita coisa nos causa insegurança, certo medo. No livro Um Salmo em seu Coração na pagina 370, George O. Wood discorre sobre o (Sl 91.3-6). Ele fala da insegurança que vivemos hoje como: motorista embriagado, um vírus contagioso, um ataque cardíaco, uma bala perdida, violência domestica, etc.,
Tudo isso não deixa de amedrontar, mas não podemos ficar em casa, assustados achando que seremos os próximos a ser vitimados, devemos confiar na graça divina (Sl 91.10).
Alguns momentos nós entramos em pânico, os discípulos no momento em que Jesus vinha andando sobre as águas se assustaram muito e entraram em pânico (Mt 14.26). Todavia aquela não foi a ultima vez que navegaram, voltaram outras vezes.
CAUSAS DO MEDO
“Não existe medo sem causa, assim, a causa do medo já é o medo” (Annie Marie Lucille – pesquisadora em psico-pedagogia).
Ouço sempre alguém dizer: “não tenho medo”, alguns vai mais alem, não tenho medo de nada – será? Agora mesmo vivemos em um momento de crise, o medo de ficar pobre, medo de perder o emprego, medo de perder a moradia, medo de ter que mudar da cidade, enfim são muitas as causas do medo destacaremos apenas algumas.
Ø  Insegurança – tema muito discutido na atualidade,  há tanta insegurança nos poderes constituídos que paira no ar uma falta de paz em todos os aspectos. Quem pode garantir o emprego? O casamento esta seguro? E a igreja, esta contente? Tem convicção de sua salvação? Poderíamos fazer tantas outras perguntas.
Ø  Doenças – nunca se ouviu falar tanto em doenças como em nossos dias. O século XX  terminou sem respostas para muitas epidemias, certamente o século XXI, na dará as respostas esperadas pela ciência. Enquanto isso as pessoas continuam amedrontadas, com medo de ir ao medico e ficar sabendo o diagnostico. Ao ouvir que esta com câncer, AIDS, hepatite e  outras graves doenças muitos são tomados de um medo muito grande, alguns se entregam a morte. Existe uma doença chamada hipocondria ou nosomania, que é o medo de ficar doente, que se confunde com os amedrontados ao ouvir falar que a dor que ele sente pode ser o câncer. O hipocôndrio ao ouvir fala de uma doença ele já faz exames imaginando ser também portador daquele mal, que ele ouviu falar.
Ø  Perda – quem gosta de perder? Nossa vontade é ganhar sempre, no afã de ganhar, alguns erros graves são cometidos, para muitos não importa como se chegara ao beneficio, contanto que chegue. O rico tem medo de perder e ficar pobre existe muitos mendigos ricos, são pessoas abastadas vivem em mansões, mas o medo de perder faz com que vivam como mendigos.
Ø  Futuro – há uma ansiedade muito grande em querer saber o futuro, gastam milhões com essa preocupação. O medo arrebata milhares de pessoas quando fala em futuro, tem jovem que ainda não tem idade para casar, mas está preocupado com o casamento. Conheci uma jovem que tinha muito medo de morrer solteira, ela dizia que sempre orava para casar, pois não queria que Jesus voltasse, sem que antes ela realizasse o sonho do casamento. Não estou falando de uma ansiedade natural de todos nós, ela me disse isso depois de casada, que realmente tinha um medo horrível e isso até preocupava. Afinal se o futuro não der certo? Assim vive a humanidade.
OS SERVOS DE DEUS NOS TEMPOS BIBLICOS TAMBEM TIVERAM MEDO
Em alguns momentos certos homens pareciam imbatíveis, enfrentaram impérios, dificuldades que somente gigantes poderiam enfrentar. Pareciam brindados, imunes a qualquer tipo de medo, nem mesmo os super-heróis imaginários se mostram tão corajoso quanto homens de Deus em certos momentos. No entanto descobrimos que houve momentos em suas vidas que nós os desconhecemos de tão fracos e amedrontados que estavam.
Abraão conhecido como pai na fé, forte rigoroso, vibrante, homem que demonstrava coragem inabalável, por duas vezes teve medo de morrer. Na primeira foi no Egito, Faraó vem a ele para tomar Sara, ele não teve a coragem de dizer que era sua esposa (Gn 12). O mesmo aconteceu anos depois diante de Abimeleque rei de Gerar (Gn 20), em ambas às vezes ele mentiu por medo de morrer.
Davi quando adolescente enfrentou o gigante Golias, apenas com uma funda e pedras é incrível esta historia, a gente nunca se cansa de contar. Mas Davi não só tem esse momento em sua vida boa parte de sua vida foi fugindo por medo de Saul. Houve vários momentos de medo na vida do herói que matou o urso, o leão e o gigante, fugiu de outro gigante, fingiu de louco com medo do rei de Gate. Isso não o diminuiu diante de Deus, era um homem, portanto tinha a glândula que produz o medo.
Elias o profeta, sua historia é também por demais conhecidas, como pode um homem desafiar todo o sistema político e religioso com tanta coragem terminar desanimado dentro de uma caverna com medo de Jezabel? (1Rs 18; 19). Poderíamos enumerar no Antigo Testamento, vários outros homens que foram marcados pelo medo.
No Novo Testamento que se da o inicio da Igreja não foi diferente os homens, os discípulos passaram momentos de terror, quem já não ouviu falar das tempestades que os assustaram. Em uma delas, Jesus dormia no barco, eles quase que perderam a fé, se desesperaram, eles tiveram medo por diversas vezes. Certa vez Jesus veio até eles andando por cima das águas, você já imaginou no mundo mitológico da época, recheado de historias da Grécia com seus imaginários deuses, eles nunca tinham visto nada igual, seus joelhos se desconjuntaram naquela noite, tamanho foi o medo.
A história mais conhecida é a de Pedro, por ocasião da prisão de Jesus, pronto arrancou a orelha de um soldado, momentos depois ele estava tremendo de medo diante da situação. Alguns dizem ser covardia de Pedro, você seria capaz sentar na cadeira dele? A pessoa com quem ele podia contar estava presa manietada, sendo surrado de modo brutal, todo ensangüentado. Ninguém sendo ele homem tomaria outra decisão, a meu ver ele fez muito entrando lá para acompanhar o julgamento. Os outros não levam o nome de covarde, nem dizem que negaram a Jesus, mas a Bíblia diz que fugiram (Mt 26. 56-75)
 CONCLUSÃO:
Diz uma antiga fabula que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um mágico que teve pena dele o transformou em gato. Então ele começou a ter medo do cão, o mágico o transformou em cão, ele passou a ter medo da pantera e o mágico o transformou em pantera. Foi quando ele se encheu de medo do caçador. A essas alturas, o mágico desistiu. Transformando-o em camundongo novamente e disse:
“----------Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem a coragem de um camundongo. É preciso coragem para romper  o projeto que nos é imposto, mas saiba que coragem não é a ausência do medo e sim, a capacidade de avançar mesmo com medo” (Autor desconhecido)
Há pessoas que são medrosas e vive achando que se ele fosse aquela outra pessoa não teria medo. Não existe ninguém que não tenha medo, seja rico ou pobre, seja europeu ou africano, japonês ou chinês, brasileiros e argentinos todos têm medo. O jovem crente não é um super herói, mas tem a proteção divina, o Salmo 91, inicia com a seguinte frase: “Aquele que habita”, habitar é morar, residir, viver. Então não há o que temer, embora sejamos fracos, habitando, vivendo ou morando no esconderijo de  Deus seremos fortes, “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, a tua direita, mas tu não serás atingido.  O rei Davi, todos nos conhecemos a historia encontrou o exercito de Israel amedrontado e acuado pelo gigante filisteu, aquele menino não  era diferente dos outros, ele procurava viver no Esconderijo do Altíssimo. (1Sm 17.24, 32 -37, 40-47)
OBRAS CONSULTADAS
WOOD, O. George – Um Salmo em Seu Coração
Wikipédia
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Pr Jair Rodrigues

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário