quinta-feira, 22 de março de 2012

LIÇÃO 13 - SALMOS FALAM DE ADORAÇÃO

ENFOQUE BIBLICO:
“Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR, Louvai ao SENHOR!” (Sl 150.6)
OBJETIVOS
Definiro termo adoração a Deus.
Identificarna Bíblia a maneira como devemos adorar a Deus.
Explicaros motivos pelos quais Deus deve ser adorado
INTRODUÇÃO
“Todos juntos O louvemos! Grande Salvador e Redentor! Todos O louvemos! Régio Dominador!” (Coro do Hino 124 – HC)
SIGNIFICADO DO TERMO ADORAÇÃO
Esse termo não é tão fácil assim de explicar, podemos pelos dicionários entendermos o que é adorar. Mas o termo adoração é uma palavra assim como o amor, a graça etc., os dicionários definem a palavra como fazer reverencia ou curvar-se a alguém. Logo entendemos que adorar é “prostrar-se diante de.” O  dicionário VINE, na pg 31,  Adorar é “sãhãh” uma palavra hebraica significa adorar, prostrar-se, curvar-se, segundo este dicionário esta palavra é encontrada na Biblia mais de 170 vezes apenas mostrando algo da cultura hebraica. O ato de curvar-se diante de um superior ou soberano é muito comum no oriente, Rute se inclinou diante de Boaz, um homem socialmente superior a ela (Rt 2.10). Os irmãos de Jose se inclinaram a ele (Gn 37.5,7,8), pois o mesmo se tornou o governador mais poderoso do mundo egípcio, e, por onde passava era respeitado por todos, os moradores se encurvavam ou prostravam-se diante dele. A palavra sãhãh, também é usada como termo comum para se referir a ir diante de Deus em adoração (1Sm 15.25 e Jr  7.2), as vezes junto  a outro verbo hebraico designa curvar-se fisicamente, seguido por adoração (Ex 34.8).
Os verbos:
1 – proskunetes – palavra grega que significa: “fazer mensura”, “fazer reverencia a”.
Formação da palavra – pros = “para” ,e kuneo, = “beijar”, é o termo usado para definir o que é adorar. O termo é usado para homenagem ou reverencia:
a)       Deus  - Mt 4.10; Jo 4.21-24; 1Co 14.25
b)      Jesus – Mt 2.2,8,11; 8.2; 9.18; 14.33; 15.25; Hb 1.6
c)      Um homem – Mt 18.26;
A palavra também abrange a adoração a Besta, ao falso profeta, aos demônios e também a toda sorte de ídolos que são adorados.
2- sebomai -  significa “venerar” tem demonstração de sentimento e temor (Mt 15.19 ; At 19.27), o sentimento em quem a pessoa devota, pode ser a Deus ou a algum ídolo.
3 – sebazomai – honrar religiosamente (Rm 1.25)
4 – latreuõ – servir, fazer homenagem religiosa ou prestar culto religioso (At 7.42; Fp 3.3)
São algumas palavras expressadas em forma de verbo para definir adoração, o dicionário VINE, dá uma pequena nota dizendo que em nenhum lugar na Bíblia, a adoração a Deus  é definida. Não é limitada ao louvor, toda vez que o reconhecemos sua natureza, seu atributos, seus caminhos, suas reivindicações, quer em louvores ou por ações que mostre reconhecimento estamos adorando a Deus. (Dicionário VINE – CPAD)
Em contra partida podemos dizer que toda vez que damos mais elogios a outra pessoa a colocamos em lugar privilegiado. Isto é também adoração é muito comum nos dias de hoje, jogadores de futebol, cantores, atores e atrizes,  até no meio evangélico alguns pregadores e cantores tem sido o objeto da adoração.
 Os  cultos durante a semana tem freqüência menor, porque alguns estudam, trabalham, mas grande parte estão venerando seus ídolos, que estão nas novelas, nos filmes, outros votando na pessoa indesejada no Big- Brother, que pena! Como citei os ídolos “evangélicos”, hoje já temos freqüentadores de festas somente, os cultos denominados são mais freqüentados em razão do cantor ou o pregador ser a atração. E Deus?
Nos cultos de finais de semana, muitos, apenas apresentam a Deus um culto de “corpo presente”, são apenas números, não são adoradores, que estão em espírito, alma e corpo. Os escribas eram os que escreviam as leis, ouviam os textos e passavam para o papel. Eles tinham uma forma especial para escrever o nome de Deus (Jeová), quando ouviam o nome Jeová, trocavam de pena (caneta da época), ao escrever o nome Jeová, quebravam a pena, para nunca mais usá-la. Havia  outros rituais que eles faziam, para reverenciar ao criador, diferentemente hoje, já temos hinos e alguns cultos em que Deus não é chamado pelo seu nome expressões como: “o cara la de cima”, “o homem la de cima”, “o nota dez”. Em algumas musicas Deus é tratado como se fosse namorada (o) de alguém, e fica cantando “você”, “meu” , o cara etc.
A resposta é sempre a mesma, “os jovens”, precisam disso para permanecer na igreja, tratar mal ao nosso Deus em nome da juventude é um absurdo. Porque o juiz em pleno século XXI continua sendo tratado dignamente como manda a lei, o papa quando veio ao Brasil, sempre recebendo honras conforme a ética. Estava em um fórum na grande São Paulo, quando um jovem chegou de bermudas até os joelhos e de camiseta para ser atendido pelo juiz, só quem estava lá pode ouvir o que eu ouvi. Porque tratamos  Deus diferente? A outra pergunta que deixo para resposta individual porque aquele juiz não atendeu o jovem, ele não entende que estamos no século XXI, ou ele é maior que Deus?
No livro de Malaquias, Deus mostra descontentamento com os “adoradores” exatamente neste quesito. O filho dava honra ao pai, o servo honrava o seu Senhor, enquanto que o nome de Deus era desprezado (Ml 1.6). O governador recebia honra devida, que era os tributos e o respeito com os impostos eram perfeitos, enquanto Deus ficava com os dilacerados. É o que acontece hoje, damos a Deus aquilo que já está perdido, preste atenção nos votos que fazemos sempre um dinheiro perdido em uma firma falida, alguém não tem como pagar, então falamos com Deus se recebermos, alem dos dízimos, daremos uma oferta para a construção ou missões. Quando o dinheiro vem assim que acertamos, pensamos primeiro em nosso bem estar nem falamos com Deus que estamos satisfeitos, alguns até migram de igreja. (Ml 1.7,8). Não havendo adoradores sinceros Deus prefere que feche o templo, para que não haja culto fingido (Ml 1.10)
Deus, jamais aceita esse tipo de adoração misturada ou sem sentido, as musicas que são cantadas para adorar a Deus, são também cantadas em casamentos como se aquele “você” que no culto é Deus, no casamento pode ser o noivo ou a noiva. Chamar Deus de o cara lá de cima ou outra expressão do gênero é desrespeitá-lo  (Ml 1.10). Adoração a Deus é respeitá-lo e amar  de  todo o nosso coração, seja quando cantamos, quando contribuímos, quando oramos etc. Enfim quando vamos à igreja devemos esquecer das coisas da carne, desvencilhar-se de toda materialidade. Há alguns objetos como o celular, que as vezes é atendido até nos púlpitos, para tratar de assuntos não relacionados ao culto, esse deveria estar desligado, alguns cultos são tão frios que até mp3 estão sendo utilizado enquanto o pregador expõe a mensagem. Nossa adoração deve ser em espírito e em verdade.
 BIBLICAMENTE QUAL A MANEIRA CORRETA DE ADORAR A DEUS?
Bem como já vimos adorar é reverenciar, respeitar alguém como maior, digno de receber honra. A nossa adoração deve ser direcionado apenas ao Deus Eterno e Criador de todas as coisas, mas não de qualquer maneira. Jesus ao falar com a mulher Samaritana, disse: “os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade”, veja que espírito está em letra minúscula, referindo assim ao adorador. A adoração a Deus é algo do coração, do intimo da pessoa, quando Jesus se referiu à viúva que ao contribuir, deu tudo o que tinha, embora fosse uma pequena moeda fez mais que os outros. Os demais tinham grandes dinheiros para por no ofertório, o exibicionismo é uma forma de cultuar a si próprio. Quando agimos de forma a chamar a gloria para nós, Deus, não aceita esse tipo de adoração.
O mancebo de qualidade era agarrado em suas riquezas, ele queria seguir a Jesus, mas sem se desprender das coisas materiais, não é aceito esse tipo de adoração dividida. O Dr Nicodemos assustou ao ser informado da necessidade do novo nascimento, mas é de fato notório que servir a Deus é o que Jesus falou a Satanás: “Ao Senhor teu Deus, adorarás e só a ele servirás” (Mt 4.10). O fato de alguém encontrar-se com Jesus e levá-lo, para casa não significa conversão, Zaqueu só tem encontro verdadeiro quando ele consegue se livrar das riquezas deste mundo, sua fala era tão sincera que Jesus falou: “hoje veio salvação a esta casa”. O coração de Zaqueu estava puro, verdadeiro, pronto para ser habitado por Deus, daquele momento em diante Zaqueu passaria a gerar fruto do Espírito.
A santificação sem duvida é um dos elementos principais na adoração, santificar-se é: separar-se para uso exclusivo de Deus. Vivemos em dias ruins, em que as pessoas vivem numa carnalidade terrível, no antigo testamento o israelita tinha que separar um dia da semana ao Senhor, esse dia era chamado de sábado ou descanso. Não significava que era para dormir, viajar, ir ao estádio para ver o clube do coração jogar ou fazer algum tipo de festa. Era o dia escolhido para o Senhor, naquele dia eles adoravam a Deus com serviços prestados, por exemplo, iam ao templo, levavam suas ofertas, cantavam etc.
Adorar a Deus não é ir ao culto por uma obrigação, alguns vão até por imposição dos pais ou um dos cônjuges, que culto será oferecido se a pessoa não gosta do ser adorado? Essa pessoa não cantara com alegria, não ouvira a mensagem, terá muita pressa que termine logo o culto, pois ele embora seja filho de crente, casado com crente, mas não é crente embora seja batizado nas águas e tenha seu cartão de membro. Há muitos anos eu conheço uma historia, não conheço a autoria, por essa razão deixarei de citar a fonte, mas é a uma historia interessante.
           “Um homem rico tinha um gato e ele vivia dizendo que aquele gato era gente, o    homem havia ensinado o gatinho a comer com ele à mesa, dormir em sua cama, educadamente fazia suas necessidades no banheiro. Era mesmo um luxo tudo aquilo e o homem se gabava disso. Certo dia ele se gabava do gatinho em um lugar simples e la estava um caipira, que todo desconsertado e meio que sem jeito chegou ao homem rico e disse:meu senhor me desculpe perguntar, esse gato é gente mesmo? O dono do gato imediatamente disse: - sim! O Sr tem duvidas? O caipira pensou, pensou e disse: - tenho sim Sr. Bem! Disse o dono do gato domingo o Sr vem almoçar comigo e eu lhe provarei – tudo bem disse o caipira. E a historia diz que o caipira prendeu uns ratos e colocou em uma caixinha, no domingo como o combinado foi ao almoço. Surpreso com tudo o que via o gato era educado mesmo, babador, sentado junto à mesa, só não falava. O caipira observou por um momento admirado e ouvindo as palavras de elogios ao animalzinho tão comportado. O caipira então estava ali para provar o contrario soltou um dos ratinhos, quando o gato viu, aquele rato andando por cima da mesa quebrou todos os protocolos até então aprendido e derrubou tudo da mesa, provando que era gato mesmo.”
Sempre vamos conhecer alguém parecido com esse gatinho, ele parece muito com alguns crentes, já aprenderam a cantar os hinos, executa o instrumento muito bem, prega bem, mas não são crentes, ou seja, falta-lhe conversão. Ele (a) é namorador, gosta de briga, pode estar no culto, ao ouvir os fogos, alguns tem como saber pelo celular se o gol foi do time do coração, caso tenha sido ele se alegra, caso não alguns vão até embora do culto. Que culto estamos apresentando a Deus?
MOTIVOS PELOS QUAIS DEUS DEVE SER ADORADO
Bem tinha razão o salmista em dizer: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.” (Sl 103.1 ARC). No segundo versículo do mesmo salmo ele pede a alma para não se esquecer de nenhum  dos benefícios vindo de Deus. Nunca vamos conseguir adorar a Deus como ele merece, mas temos muitos motivos para adorá-lo, uma vez que não conseguiremos adorá-lo na perfeição que ele merece, adoramo-lo ao menos pelos motivos.
O salmista apresentou alguns motivos pelos quais Deus deve ser adorado:
1-      É ele que perdoa todas as tuas iniqüidades (v 3).
Iniqüidade são as maldades, as crueldades, os pecados com conhecimento de causa que cometemos no dia a dia, caso Deus nos tratasse pelo que fazemos, seriamos condenados ao inferno todos os dias. Mas adoramo-lo   pelo perdão, pela capacidade de conviver com um povo tão rebelde que peca constantemente e que devido a morte de Jesus na cruz, ele nos perdoa.
2-      É ele que sara todas as tuas enfermidades (v3)
As enfermidades são conseqüências do pecado, ele poderia deixá-las em nós como castigos como fazemos quando alguém erra perante a sociedade nós logo gritamos: “cadê a justiça?” . Pedimos prisão perpetua, pena de morte, bem desejamos que o individuo apodreça na cadeia. Interessante é que mesmo que as enfermidades sejam um tipo de pena devido ao pecado, ele cura todas as enfermidades. É bom que se diga que embora ele tenha poder de curar toda e qualquer enfermidade, não esta escrito na Bíblia que ele curará a todos. Alguns serão salvos e nunca receberão a cura de algumas enfermidades.
3-      Ele redime tua vida da perdição (v4)
Bem se for pedir a cada aluno para contar sobre um livramento, quanto ao pecado, teríamos muitos. Os livramentos que Deus tem nos dado, não deveríamos ficar inerte sem adorá-lo, vejo algumas pessoas tão sem motivos, não os vejo cantando os hinos, se perguntarmos dirão não tenho vós para cantar. Também não lêem a Bíblia, alguns me dizem enxergo pouco, mas assistem TV, olham para as mulheres com pouca roupa, ou vice-versa, não participa de nada, chegam depois da oração e dizem eu oro em casa. Será? Adoramos ao SENHOR pelos livramentos.
4-      Ele te coroa de benignidade e de misericórdia (v4)
Ser benigno é ir à frente tirando os embaraços para o próximo passar, e ser misericordioso é ter o pecador no coração. Alguém consegue fazer  isto sem Deus? Em principio não sabemos quem é o nosso próximo, se for alguém que nós gostamos pode até ser que façamos a ele alguma coisa de bom, mas se for alguém que nós não gostamos colocaremos empecilhos para que ele não ande. Você já imaginou colocar alguém no coração amá-lo incondicionalmente?  Não estou falando de alguém loiro (a), moreno (a), de belos olhos e estrutura física invejável, mas de pecadores, estupradores, assassinos, pessoas más, perversas, que precisam de Jesus e vem aos nossos templos. Alguém que os conhecem tem coragem de sentar perto deles para auxiliá-los nos hinos, na leitura da Bíblia? É preciso à graça de Deus, Jesus disse: “SEM MIM NADA PODEREIS FAZER”
5-      Ele enche a tua boca de bens (v5)
As palavras do cristão devem ser de bom proveito, aquelas palavras frívolas não deve mais fazer parte do vocabulário. Não pode uma mesma fonte dar água amarga e doce. Jesus transformou a nossa vida e a fonte deve jorrar águas doces e puras, no rio de Deus não tem poluição.
6-      É ele quem te renova no dia a dia (v5)
Renovar é recuperar, reestruturar, reconstruir, portanto, não há razão para estar desmotivado. Deus é quem renova, refaz, reconstrói, o vaso na mão do oleiro foi refeito do mesmo barro.
CONCLUSÃO:
Terminamos esse trimestre sobre os salmos falando sobre adoração,nada mais justo que citarmos aqui o final do hino 124 da HC: “Homens! Jovens! Velhos e meninos! Adorai ao vosso redentor! Reis e sábios, grandes, pequeninos. Daí-lhe veraz louvor!”
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Pr Jair Rodrigues

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário