quarta-feira, 14 de março de 2012

LIÇÃO 12 – JESUS PROVA O SEU AMOR POR NÓS

Texto Bíblico: João 19.1-41
Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que Jesus por nos amar muito, muito, se deixou prender e morrer em nosso lugar, para podermos ser perdoados de nossos pecados (coisas erradas que praticamos) e ir morar no céu.
A palavra é..
AMOR
Desenhe um coração, e pergunte aos pequenos (as) que sentimento o desenho de um coração representa – Isso mesmo – o amor.
Amar é quando gostamos muito, mas muito mesmo de uma pessoa. Jesus ama muito todos nós, ama tanto que resolveu vir a terra para estar perto de nós, e morrer para nos dar o perdão do pecado.

Aprendendo a Bíblia
“Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado. (Rm 5.8 – NTLH)
Escreva o versículo em letras com cores bem vivas em uma cartolina. Em seguida, recorte em forma de um quebra-cabeça, para as crianças montar. Assim que terminarem a montagem peça que leiam no mínimo três vezes.
À seguir enfatize que Jesus deixou o céu, nasceu como um bebezinho, cresceu sem fazer nada errado, e mesmo assim foi preso, bateram nele, e depois morreu em uma cruz, isso para que através de seu sangue pudesse limpar nosso coração da mancha do pecado e podermos estar perto Dele e de Deus.
História Bíblica
Quem aqui já apanhou por ter feito alguma travessura, ou desobediência a mamãe e ao papai? É algo triste não é? Mas imagine alguém apanhar e sofrer sendo inocente, ou seja, sem ter feito nadinha de errado! – pois é, aconteceu isso com Jesus.
Desde que era pequenino como vocês, Jesus sabia que havia vindo à terra para salvar as pessoas de seus pecados. Vimos nas nossas aulas que Ele cresceu, curou pessoas, fez muita coisa boa. Mas estava chegando a hora em que Ele seria morto.
Assim Ele chamou seus alunos (os discípulos) e amigo para uma conversa especial. Ele pediu que preparassem a ceia especial de Páscoa. Era uma festa muito importante para o povo de Israel, pois nessa época lembravam de que Deus com seu amor os libertou da escravidão. Estavam escravos no Egito e Deus os libertou realizando grandes milagres e os levou para uma terra maravilhosa para viverem livres e felizes.
 Assim que terminaram o jantar, Jesus disse:
__ Eu sempre amei vocês, e sempre vou amar a cada um. Eu quero que vocês amem uns aos outros assim como eu vos amo. Vou contar algo a vocês, mas não tenham medo, e nem fiquem preocupados. Chegou a hora de cumprir a tarefa que meu Pai, Deus, me mandou para fazer. Morrer para que vocês possam ser libertos da força do pecado, e sendo livres possam estar comigo e com Deus. chegou o tempo de eu voltar para junto de meu Pai. Eu irei mas depois voltarei para buscar vocês para que também estejam comigo e com o Pai.
Os discípulos ficaram tristes. Jesus era tão bom, eles não queriam ficar sem seu amigo, professor e Salvador. Mas Jesus disse que não os deixaria sozinhos, estaria todos os dias com eles. Assim eles se animaram mais.
Enquanto eles conversavam, um dos discípulos, chamado Judas Iscariotes, havia saído, pois tinha recebido dinheiro para trazer os soldados romanos onde Jesus estava para prendê-LO
Ele sabia que ao sair do jantar Jesus iria com os discípulos para um jardim chamado Getsêmani.
Enquanto Jesus ia com seus amigos para o jardim, Judas levava por outro caminho os soldados. Quando Jesus estava orando eles chegaram e O prenderam e os levaram aos chefes dos judeus. Homens que tinham inveja de Jesus, pois ensinava melhor do que eles.
Os chefes dos judeus o levaram a Pilatos o governador romano, e pediram gritando:
__ Queremos que o senhor mande matar esse homem.
Pilatos logos descobriu que Jesus não tinha feito nada errado, mas para não desagradar os chefes dos judeus que ameaçaram fazer uma revolta se Jesus fosse solto, mandou crucificar Jesus.
Os soldados bateram muito em Jesus, machucaram muito seu rosto e suas costas com um chicote terrível, que arrancava os pedaços de suas costas, coloram uma coroa feita com espinheiro em sua cabeça, e assim o levaram para fora da cidade e o crucificaram no meio de dois bandidos.
Um dos bandidos se arrependeu e creu que Jesus era o Salvador, e assim foi salvo, o outro não quis acreditar Nele.
Jesus então não suportando mais a dor, tão bondoso orou assim a Deus:
__ Meu Pai, perdoa essas pessoas. Perdoa Pai. Agora tenho cumprido o que o SENHOR me mandou fazer. Está feito.
E tendo dito isso morreu.
Um discípulo chamado José, que morava em Arimatéia, pediu ao governador que autorizasse que ele tirasse o corpo de Jesus da cruz e o sepultasse. O governador autorizou, então ele levou Jesus, enrolou seu corpo em um lençol e colocou em um sepulcro.
Sabe crianças, o sepulcro antigamente era como uma caverna. Lá faziam uma mesa de pedra e colocam as pessoas que haviam morrido, depois colocavam uma pedra enorme na entrada para que animais não entrasse e mexesse lá. Assim foi Jesus sepultado, e muitos que o amavam choravam, mas lembravam-se que Ele havia dito, que iria viver de novo.
Fixando a aprendizagem
Móbiles de João 3.16:
Material: folhas de EVA (vermelho, azul, marrom e branco) retalhos de tecido, bolas de algodão, cola, fio de lã, fita adesiva, tesouras, canetas de retroprojetor.
Preparação:recorte um jogo completo dessas figuras em EVA, um para cada aluno:
·         Um coração vermelho
·         Um círculo azul
·         Um oval azul
·         Uma cruz marrom
·         Uma nuvem branca
·         Um fio de lã de 75 cm
Procedimento:
a.       Leia João 3.16 para as crianças e distribua os jogos de figuras e o fio de lã
b.      Nos corações vermelhos deverá escrever Deus (escreva com antecedência) – Deus
c.       Instrua-os a desenharem mapas verdes dentro do circulo azul – Amou o mundo
d.      Instrua para desenharem uma carinha feliz na figura oval azul– que deu-nos seu único Filho
e.       Na cruz, cada crianças deve escrever seu nome – para que todo o que Nele crer
f.       Instrua-os a colar algodão na nuvem branca – não pereça, mas tenha a vida eterna
g.       Dobre o fio de lã e cole as figuras  na ordem como mostra o desenho acima, cada figura  deve ter 5 cm de distancia uma da outra. Pendure o móbile pela laçada do fio de lã.
Fontes consultadas:
·         Bíblia NTLH – SBB
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
·         Enciclopédia Bíblica de trabalhos manuais. Editora Shedd, 1ª Edição, 2006, SP
Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva.

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário