quinta-feira, 29 de março de 2012

LIÇÃO 1- UMA CASA PARA DEUS

Texto Bíblico
Êxodo 25.8,9; 31.1-11; 40.16,34-38
 
 
Objetivo
Ministre sua aula de forma que as crianças compreendam que a igreja é a casa de Deus e Ele mesmo que ordenou a construção dela.
 
Aprendendo a Bíblia:
”Ó Senhor Deus, eu amo a casa onde vives...”Sl 26.8
Palavra do dia...·.
MORAR
Jd_2trim2011_L1_ fig 1
 
 
Explorando a Bíblia
Este lugar era chamado o Tabernáculo.  Cada parte do Tabernáculo tinha que  ser construída numa maneira especial de acordo com o plano de Deus.
 
Depois, Deus escolheu um homem para fazer um serviço especial. Todos os que queriam ajudar na construção do Tabernáculo traziam donativos  de ouro, linho, madeira e peles de animais.  Os israelitas ofereceriam muito mais do  que era necessário.
Apesar de este belo Tabernáculo ter sido luxuosamente construído, ele podia ser  facilmente desmontado e transportado para outros locais.  As paredes eram de  madeiras finas, cobertas de ouro.  Um lindo tecido azul e vermelho foi usado para  cobrir o tabernáculo.  Peles de animais foram esticadas sobre o teto, para não deixar  entrar sol, chuva ou poeira.
 
Em volta do tabernáculo havia um pátio, todo cercado de cortinas de linha,  dentro deste, perto da entrada do tabernáculo, havia o altar, onde se queimavam  animais para os sacrifícios.  Este altar foi feito de madeira e inteiramente coberto de  bronze, para proteger a madeira de incêndios.
 
O tabernáculo em si tinha dois compartimentos, divididos por uma cortina de  linha.  O primeiro era o “Lugar Santo” onde se encontravam o candelabro, o altar  para incenso e uma mesa, para o pão sagrado do tabernáculo.  O segundo  compartimento era o “Santo dos Santos” (Santíssimo), uma área absolutamente  sagrada, onde apenas o sumo sacerdote podia entrar.  Neste lugar se encontrava a  “Arca da Aliança”.  Sua tampa era chamada de “propiciatório” e em cada uma da  suas extremidades havia um querubim (tipo de anjo, feito de ouro).  E dentro da arca  estavam guardadas as duas tábuas de pedra (Os Dez Mandamentos), além de outros  objetos sagrados.
 
O Senhor escolheu Arão, o irmão de Moisés, para ser o primeiro sumo  sacerdote de Israel, e seus filhos, Nabada, Abiu, Eleazer e Itamar se tornaram seus  ajudantes.  (Sacerdote significa intercessor entre Deus e os homens).  
 
Moisés mandou os homens capazes fazerem vestes para Arão e seus filhos para  consagra-los.
A primeira peça de roupa era uma bata (Túnica) comprida de linho branco.  Em  cima disso, Arão usava uma túnica azul que estendia aos joelhos.  Em redor da borda  ficavam romãs penduradas das cores azul, roxa e vermelha e sinos dourados.
 
A túnica azul era coberta por um martelinho prendido nos ombros e amarrado  na cintura com uma faixa.  Era feita de linho fino e bordada com fios roxos,  vermelhos e dourados.
Nas alças do martelinho estavam pedrinhas gravadas com os nomes das doze  tribos.  Deus disse,
−  Arão carregará os nomes deles nos seus ombros para que sempre Eu me  lembre de meu povo.
 
Arão também usava um peitoral bordado de azul, roxo, vermelho e ouro. 
Tinha doze pedrinhas preciosas, cada uma gravada com o nome de uma tribo de
Israel.
 
Arão usava um turbante de linho fino.  Prendido ao turbante estava uma placa
dourada gravada com estas palavras,
−  Dedicado ao Senhor.
 
Na presença de toda a nação, Moisés ungiu Arão e seus filhos, separando-os  para este serviço tão especial. Daquele dia em diante os sacerdotes ofereciam dois sacrifícios por dia:  de  manhã e de tarde, ofertas contínuas a favor do povo e dos seus pecados.
 
Oficina criativa
Amplie o desenho abaixo para os pequenos colorir
Jd_2trim2011_L1_ fig 1
 
 
Fontes Consultadas:
·         Bíblia na linguagem de hoje
·         Bíblia da galerinha
·         Bíblia de estudo pentecostal.
·         53 histórias de Jesus
 
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário