quinta-feira, 22 de março de 2012

LIÇÃO 13 – JESUS VOLTA PARA O CÉU

Texto Bíblico: João 21.1-25; Atos 1.6-11
Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que Jesus morreu e ressuscitou para nos dar garantia de salvação.
A palavra é...
SOZINHO
Pinte os desenhos abaixo e cole em um cartaz cada discípulo (de forma a deixar um espaço no meio). Enfatize que eles estavam tristes porque pensavam que Jesus não estava mais com eles. Mas logo Jesus se fez presente (cole o desenho de Jesus no meio deles). Ele está conosco todos os dias. Ele nunca nos deixa só.
Jd_1trim2012_L13_fig 1.png
Imagem: www.blogtiale.blogspot.com
Aprendendo a Bíblia
“Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês.” (João 14.18 – NTLH)
Desenhe e recorte nuvens, de tamanho que possa escrever partes do versículo dentro de cada uma. Cole palitos de churrascos no verso. Chame alunos para que auxilie segurando as nuvens e instrua para que todos leiam em voz alta.
Enfatizando que onde quer que estejamos, Jesus sempre está conosco. Ele jamais nos deixa sozinho. Não devemos ter medo. Ele sempre nos protege e ajuda.
História Bíblica
Na lição passada, estudamos que Jesus por nos amar, foi crucificado e morreu na cruz, sendo sepultado em um local que parecia uma caverna e colocaram uma pedra na entrada.
Mas vocês se lembram que Jesus havia dito que iria ressuscitar (viver novamente)? Lembram?
Então, passou o sábado inteiro e a noite e nada aconteceu. Os discípulos ora acreditavam, ora achavam que não. Assim resolveram ir pescar.

No domingo bem cedinho, antes até dos passarinhos acordarem, algumas mulheres que serviam e amavam a Jesus resolveram ir ao sepulcro para colocar perfumes no corpo de Jesus. Mas, ao chegar lá, virão que a enorme pedra que haviam colocado na entrada, estava removida, ou seja, foi rolada para o lado.
Elas se olhavam espantadas, perguntando-se o que teria acontecido, nesse momento elas ouviram uma voz linda que lhes disse:
__ Jesus não está aqui na sepultura.
Quando elas olharam era um anjo que estava falando. Ele estava assentado bem em cima da pedra rolada. E o anjo continuou a dizer:
__ Não fiquem assustadas, Jesus não está mais aqui. Ele ressuscitou como havia dito a vocês. Corram, conte isso aos outros. Ele está vivo.
Elas se apressaram em fazer o que o anjo lhes disse. Quando estavam saindo, o próprio Jesus estava diante delas e disse.
__ Estou vivo. Vá conte aos meus amigos.
Cheias de alegria, as mulheres correram até onde os discípulos estavam, e começaram a falar:
__ Jesus está vivo. Ele ressuscitou. Nos o vimos.
Mas os discípulos quase não conseguiam acreditar nisso. Pedro e João saíram correndo e foram até o sepulcro, chegando lá viram os lençóis em que haviam enrolado Jesus, dobrados e colocados no canto. Mas estava vazio. Eles não viram Jesus. Então voltaram rapidamente onde estavam os outros e disseram:
__ É verdade. O corpo de Jesus não está na sepultura.
Nisso chegaram dois discípulos que vinham de uma aldeia chamada Emaús e disseram:
__ Nós vimos Jesus. Estamos a caminho de Emáus quando Ele se aproximou, caminhou conosco, conversando e nos explicando as profecias que falava de sua morte e ressurreição, orou pelo alimento e depois desapareceu diante de nossos olhos.
Foi um alvoroço só. Todos falavam ao mesmo tempo, era muita alegria. Enquanto todos falavam, ouviram a voz de Jesus que apareceu no meio deles e disse:
__ Paz seja com vocês meus amigos e amigas. Quero que de hoje em diante vocês contem a todas as pessoas da terra que Eu estou vivo. Digam a elas que sou o Salvador. Ensinem a elas o que ensinei a vocês, e diga que devem obedecer a Deus. Que eu vou ao céu, mas voltarei para buscar aos que me aceitarem como Salvador para morar no céu comigo.
Jesus ficou quarenta dias com os discípulos, ensinando-os. Depois desses quarenta dias, Jesus os levou a um monte, despediu-se deles e subiu para o céu.
Eles então começaram a dizer para todas as pessoas que Jesus é o Filho de Deus que veio ao mundo para morrer em nosso lugar, e ressuscitou e todas as pessoas que crer e aceitá-Lo como Salvador, terá seus pecados perdoados, seu coração ficará limpinho de todo o mal e poderá morar no céu.
Fixando a aprendizagem
Amplie o desenho e imprima para os pequenos (as) colorir
Jd_1trim2012_L13_fig 2.jpg
Imagem: www.criancaevang.blogspot.com
Fontes consultadas:
·         Bíblia NTLH – SBB
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
·         Enciclopédia Bíblica de trabalhos manuais. Editora Shedd, 1ª Edição, 2006, SP
Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva.

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário