sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

LIÇÃO 03 – JESUS ENSINA SOBRE HUMILDADE

Ao Mestre
Prezado (a) poucos se lembram do verdadeiro valor da Escola Dominical
A Escola Bíblica Dominical (EBD) é a escola do Ensino Bíblico da Igreja.
A EBD evangeliza enquanto ensina, conjugando assim os dois lados da grande comissão de Jesus à Igreja:
“Portanto, ide, ensinai {ou fazei discípulos} todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!”(Mt 28.19,20).
A EBD não é uma parte da Igreja: é a própria Igreja ministrando ensino bíblico metódico.
As principais razões que justificam a necessidade da EBD são:
Ø  Para ministrar para pequenos e grandes o ensino da Palavra de Deus, e isto de maneira pedagógica e metódica, como é de se esperar que uma organização que leva o nome de escola.
Ø  Realizar o ensino das VERDADES e DOUTRINAS bíblicas profundas e espirituais.
Ø  Cooperar com o lar de forma eficaz, na formação dos hábitos, práticas e deveres cristãos, tanto na esfera social, como na espiritual.
Ø  Sendo a Bíblia, a revelação progressiva de Deus. É evidente que, para maior aproveitamento, tal estudo seja gradual, dosado em classes de acordo com as diversas idades, respeitando assim as divisões da vida humana.
Ø  Sendo a EBD um ministério pessoal, o verdadeiro professor está sempre mais próximo de seus alunos na Igreja do qualquer outro obreiro, inclusive o pastor, logo a EBD devidamente organizada, cuja  direção e professores são espirituais e idôneos, treinados para o ensino bíblico e equipados com literatura e meios de ensino apropriado, é um poderoso e eficiente ministério pessoal para alcançar a todos na família, na Igreja e na comunidade, tal como fazia a Igreja primitiva.
Deus continue a abençoar seu ministério. Boa aula!
Texto Bíblico:  Mt. 18.1-5
Objetivos
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir seu aluno a:
Aprenderque a humildade é o que nos faz aptos para verdadeiramente sermos alunos de Jesus Cristo, vivendo como Ele viveu.
Sendo Deus não quis ser maior, mas humilhou-se.
Introdução
Através dos tempos os seres humanos vêm tendo problemas de relacionamentos, mas a Palavra de Deus tem a orientação necessária para nós.
O caminho da humildade
Naquele tempo, houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando, pegou, então, uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.
Neste texto vemos que. Jesus quer que nós sejamos grandes, que tenhamos dignidade, que sejamos os maiores no Reino dos céus, mas não através do uso do poder ou do domínio sobre os outros. Nós seremos os maiores quando acolhermos os pobres, os marginalizados, os fracos; nós seremos os maiores quando praticarmos a justiça e nos livrarmos da corrupção; nós seremos os maiores no Reino dos céus quando formos capazes de praticar gestos de solidariedade, de fraternidade e de paz. Se não formos capazes de passar disso, ainda estaremos vivendo uma fé mentirosa, caprichosa, de acordo com o nosso interesse. Se praticarmos isso, nós estaremos preparados para passar para uma dimensão verdadeiros filhos de Deus.
Com o exemplo da criança ensina Jesus aos seus discípulos o sentido da humildade, bem necessário para eles poderem compreender a hora em que Jesus dará a vida por todos os homens, e não apenas por eles, até então ainda muito fechados sobre si próprios e pouco acolhedores para com os outros. A criança não era levada em conta, não era importante. Mas Jesus a acolhe, e deixa claro que só o acolhe e aceita como mestre e amigo quem acolhe os pequenos, os sem importância. Se o importante é acolher os pequenos, que importância têm as altas posições na Igreja e na sociedade?
Importante é quem de fato é humilde, e não quem se faz de pequeno, de pobre ou de humilde.
O amor é a única força capaz de transformar a vida e o mundo. Quem ama, torna-se parceiro da justiça, denuncia a maldade, reprova o erro e, por isso, é perseguido, e não que persegue a outros, maltrata, zomba, coloca apelidos, etc.
Não é assim que deve agir as pessoas que dizer ter Jesus morando em seus corações.
 Jesus propõe aos discípulos um novo jeito de pensar e agir.
 “Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos.”
É preciso fazer-se pequeno, como Jesus, para servir mais. Que a Palavra de Deus nos renove e nos conduza à prática da justiça e a gestos concretos de respeito e carinho para com nossos irmãos.
Aplicação da lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que, o aposto de humildade é soberba e  arrogância.
Pessoas arrogantes não conseguem conviver bem. Pessoas humildes são bem mais agradáveis.
Jesus ensina nos princípio da humildade como necessário ao bom relacionamento entre os irmãos, Ele sendo Deus veio para servir e dar a Sua vida por nós.
E deixou um ensino maravilhoso aos discípulos, que assim como nós gostamos sempre de sermos tratados com bondade, justiça, honestidade, respeito, consideração, lealdade, tolerância... desta mesma forma devemos tratar as pessoas.
 Esta é a lei áurea dos relacionamentos entre os filhos de Deus. Peçamos a ajuda de Deus para que possamos segui-Lo.
Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003

Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva.
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário